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Caminhões 6 de setembro de 2019

Scania e ZEG apresentam primeiro caminhão movido a biometano em operação no Brasil

A Scania e a ZEG, empresa do Grupo Capitale Energia, dedicada exclusivamente à geração de energia renovável, estão juntos no projeto que coloca o primeiro caminhão 100% movido a biometano em operação no país.

O projeto – que, além de promover a redução do impacto ao meio ambiente, proporciona ganhos em eficiência e diminuição de custos, segundo Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America – é inédito e nasce em operação em uma das usinas da São Martinho, um dos maiores grupos sucroalcooleiros do Brasil. O modelo é um G 410 XT 6×4, o primeiro caminhão fora de estrada a ser movido a biometano na história do Brasil. “A nossa expectativa é contribuir com empresas de logística ou que possuem frotas próprias, para que viabilizem sua transição energética”, afirma Daniel Rossi, CEO da ZEG e sócio-fundador da Capitale Energia.

O GasBio, nome dado ao combustível da ZEG, está sendo produzido no distrito de Sapopemba, em São Mateus, São Paulo, SP, a partir do biogás do Centro de Tratamento de Resíduos Leste. Mas a tecnologia da ZEG permite a produção de combustível a partir de resíduos de cultura de cana-de-açúcar e de outros tipos de resíduos agrícolas e industriais, por isso o próximo passo é disponibilizar o GasBio aos consumidores da “Roda do Agronegócio”, que contempla as rodovias que ligam o Centro-Oeste ao Porto de Santos.

A aposta da Scania para a América Latina está nos veículos movidos a gás natural e/ou biometano e, para tanto, investiu no último ano, R$ 21 milhões para a industrialização dos novos veículos que passam a ser produzidos a partir do primeiro trimestre de 2020 na fábrica de São Bernardo do Campo, SP.

“Globalmente, em 2018, vendemos 4.540 veículos comerciais com combustíveis alternativos e híbridos. Sabemos que a Europa está na frente, mas temos o mesmo propósito e vamos buscar parceiros que tenham como visão soluções que permitam transformar o combustível ‘alternativo’ no novo ‘normal’’, finaliza o presidente da Scania Latina America.

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