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Investimento 23 de maio de 2019

Scania planeja próximo ciclo de investimentos no Brasil

Em 2016, a Scania iniciou um investimento de R$ 2,6 bilhões na sua operação industrial em São Bernardo do Campo (SP) para ser concluído até 2020. O recurso teve como principal objetivo adaptar as fábricas para a maior mudança de linha de montagem já realizada em toda sua história e, com isso, a introdução de uma Nova Geração de Caminhões para a América Latina. Agora, ainda não completado esse ciclo, a fabricante sueca, olha para frente e anuncia que pretende investir R$ 1,4 bilhão para o período de 2021 a 2024. “Estamos há 62 anos no Brasil sempre acreditando na visão de longo prazo e potencial do País e esse aporte reforça nossa jornada em direção ao transporte sustentável.”, diz Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America.

O valor de R$ 1,4 bilhão será direcionado para modernização da fábrica. “Nosso ritmo de investimento tem sido de R$ 100 milhões/ano, mas agora, para atender as necessidades das novas tendências ligadas ao mundo do transporte, precisamos elevar esse patamar.”, conta Podgorski. “Nossa planta faz parte de um sistema de produção global, acabamos de lançar um produto embarcado com uma plataforma ligada à futuras tecnologias, e esses recursos são base para o que está por vir”, afirma.

Para o ‘aqui e agora’, o executivo diz que o foco são os combustíveis alternativos, especificamente veículos movidos a gás. “A produção de caminhões a gás em nossa planta, planejada para 2020, exemplifica o que reconhecemos como um investimento sustentável, ou seja, bom para os negócios e sociedade, e ao mesmo tempo de menor impacto para o meio ambiente”, completa.

Os primeiros milhões – Com os objetivos de ampliar e concentrar as instalações destinadas às equipes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e melhorar sua logística fabril, a Scania prevê investir R$ 75 milhões em alterações no Plano Diretor da unidade de produção. “As duas iniciativas deixam claro o quão estratégica é nossa operação no Brasil”, destaca Podgorski.

Hoje a fábrica em São Bernardo do Campo abriga um departamento de P&D com 250 engenheiros atuando em paralelo com a matriz na Suécia. “Essa sinergia é fundamental para a qualidade que levamos aos nossos clientes. Atualmente, por exemplo, somos os responsáveis globais pelos testes de validação de veículos em condições severas. Um claro reconhecimento da importância de estar presente na América Latina com esta área”, explica Podgorski. “Teremos um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e entre outras atividades. nosso time de P&D está 100% focado na jornada de implementação de combustíveis alternativos na região, especificamente gás natural e biogás”, completa.

Segundo o executivo, a atualização das instalações prediais, bem como dos equipamentos são fundamentais para que a empresa se mantenha competitiva. “Os investimentos que fazemos na operação industrial brasileira são de extrema importância para a modernização do nosso parque industrial, único a montar um caminhão de ‘para-choque a para-choque’ fora da Europa, o que nos garante assegurar aos clientes que um Scania é um Scania em qualquer lugar do mundo”, comenta Christopher.

O projeto de mudanças nas instalações será executado em etapas, sendo a primeira delas a melhoria dos fluxos de transporte internos. “Estamos em um processo acelerado de automação nos processos de logística e isso exige que desafiemos as condições atuais, buscando melhorias que tragam resultados tangíveis. Melhor aproveitamento do tempo e espaço, apenas para citar alguns”, diz.

Transporte Sustentável – Recentemente a Scania e a Citrosuco divulgaram uma parceria para a os primeiros testes com um caminhão que pode ser abastecido com gás natural veicular (GNV) ou biogás. O modelo, um pesado de 410 cavalos de potência, é da Nova Geração de Caminhões da marca. O teste começou na primeira quinzena de dezembro, e o período de análises levará um ano. A rota escolhida é Matão-Santos, em São Paulo, para levar suco de laranja para a exportação destinada a mais de 100 países.

A iniciativa faz parte do compromisso assumido pela Scania em apoiar seus clientes com soluções que contribuam para um setor de transporte mais sustentável em termos econômicos, ambientais e sociais.

A tecnologia do motor Scania, inédita na América Latina, também permite rodar com a mistura de ambos os combustíveis. “O caminhão movido a GNV/Biogás é mais uma exclusividade apresentada pela Scania no Brasil. Trata-se de uma alternativa ao diesel viável, que pode ser implementada em curto prazo e possibilita uma significante redução de custos com combustível”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

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