Facebook Twitter Linkedin
Tecnologia 10 de novembro de 2017

Sistemas de gestão agrícola aprimoram logística e reduzem custos com corte, transbordo e transporte na Usina Pitangueiras

Com a implantação de sistemas de gestão agrícola da GAtec, a Usina Pitangueiras conseguiu reduzir sua frota em 39 caminhões para transporte de cana nos últimos dois anos, em 25% o tempo de abastecimento desses veículos e em 15% o custo da mão de obra com motoristas. Na mesma área de 29 mil hectares, ampliou em 10% a produção de cana, chegando a 2,4 milhões de toneladas.

Localizada no município de Pitangueiras, interior de São Paulo, a usina produz 61.500 metros cúbicos de etanol, mais de 4,5 milhões de sacas de açúcar (50 kg) e gera um total de 92.000 MWh/ano em energia. Mesmo com esse porte, havia problemas na logística da usina. “Todo despacho dos caminhões canavieiros era realizado com base em solicitações via rádio, vindas das frentes de colheita, que não levavam em consideração os tempos corretos dos ciclos. Era comum haver fila de caminhões nas frentes e na entrada da usina. Esse cenário demandava um elevado número de caminhões e baixo número de viagens ao longo dos três turnos”, explica o gestor de projetos da Pitangueiras, Jefferson dos Santos.

Após conhecer os resultados das Usinas Nardini e Ferrari, que utilizam sistemas de gerenciamento agrícola, automotivo, industrial, de planejamento e custos da GAtec, a equipe da Pitangueiras decidiu seguir o mesmo caminho. “Também levamos em consideração o atendimento que tínhamos na implantação das soluções GAtec na indústria, ou seja, para programarmos outros módulos, observamos os bons resultados obtidos nos anteriores”, diz o gestor de projetos.

A usina utilizava sistemas de manutenção industrial, gestão de processos industriais e, de maneira superficial, a logística de transporte. “Mas havia dificuldades para controlar a gestão automotiva e a gestão agrícola, além de todo o planejamento e custos da usina”, explica o sócio e diretor de projetos da GAtec, Alexandre Maniero.

Para implantar as novas soluções, foi estruturada uma equipe com 38 usuários, 24 lideranças, 1 gestor de projetos, 2 diretores e diversos especialistas internos. Três pilares sustentaram os trabalhos: processos, pessoas e sistemas. “Mapeamos os processos, conduzimos a gestão da mudança e implantamos os módulos de acordo com as prioridades estabelecidas pela equipe, acompanhada de perto pela GAtec”, complementa Jefferson dos Santos.

E os resultados apareceram. Entre 2015 e 2016, o número de caminhões canavieiros da usina caiu 30% e, de 2016 para 2017, mais 23%. Com a gestão dos abastecimentos de combustível, o tempo de abastecimento caiu 25%, tirando do motorista a decisão de interromper o trabalho para abastecer. Agora, isso ocorre somente após liberação do sistema. “Um caminhão carregado com mais de 100 toneladas de cana e tanque de 600 litros de combustível demora entre 30 e 40 minutos para abastecer. A partir das mudanças, a usina registrou mais agilidade no processo, além de redução nas filas para carregar a cana e entrar na indústria”, esclarece o diretor da GAtec.

A principal mudança foi o nível de confiança nos relatórios emitidos pelo sistema. “Migramos da não utilização, no passado, para uma realidade onde todas as informações são inseridas e geridas através das soluções GAtec. Nossas reuniões semanais das áreas agrícola, de indústria e manutenção automotiva são feitas com base nas informações do sistema. Cada liderança assume a navegação nos módulos e demonstra relatórios, pesquisas e consultas das diversas informações para análise e tomada de decisões, inclusive para elaboração dos planos de ação para atividades com baixo rendimento. A diretoria acompanha diariamente, através da tela de logística, os tempos dos caminhões e equipamentos canavieiros, o que propicia o acompanhamento em tempo real dos processos”, conclui o gestor de projetos da Pitangueiras.

Top do Transporte Gera Sinergia MBA Paletrans Vipal Resolve Retrak PortoSeguro

Portal Logweb – A logística se atualiza aqui

Faça como milhares de profissionais e se cadastre em nossa newsletter


Fabrica_CAOA_Anapolis___BaixaRes Mais lida da Logweb
CAOA Chery é a primeira montadora 100% nacional e lança marca que vai revolucionar a indústria automotiva do país
leia também