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Especial 16 de outubro de 2017

Soluções integrais da nova Era 4.0 envolvem TI, mundo físico das empresas e internet

Mikel Altuna Alkorta
Engenheiro Informático pela Universidade de Mondragón (Arrasate/Espanha) e responsável pela área de Inovação da ULMA Handling Systems.

Estamos assistindo a uma transformação do B2B e do B2C para o C2B (Customer to Business), onde o cliente é o motor da atividade. É a logística do futuro. Essa é a Era da Logística 4.0.
Neste novo contexto, o objetivo é lançar um grande número de armazéns inteligentes capazes de uma maior adaptabilidade às necessidades das empresas e, consequentemente, dos processos logísticos. O mundo virtual da tecnologia da informação, o mundo físico das empresas e a internet se converteram em uma coisa só.
As mudanças no perfil da demanda, juntamente com as oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias, estão provocando uma importante revolução que está permitindo dar ao mercado soluções baseadas em tecnologias como o BigData, Cloud Computing, Internet das Coisas (IoT) ou robótica colaborativa.
É grande a evolução dos sistemas de armazenagem e de preparação automática de pedidos, exigindo maior eficiência e rentabilidade de seus processos logísticos. A automatização acarreta maior flexibilidade e rapidez na preparação de pedidos e ajuda a eliminar os erros em praticamente 100%, aportando confiabilidade e rastreabilidade. O aproveitamento do espaço é ótimo e a rentabilidade aumenta no processo intralogístico das empresas.
Observamos que além de buscar a automatização dos sistemas logísticos, existe um maior interesse para que os sistemas sejam ergonômicos e produtivos, pois quanto maior a ergonomia no posto de trabalho, maior será a produtividade que o operador dá ao processo.
Engenharia logística
A inovação e a personalização da solução logística são as bases do saber fazer engenharia de uma empresa. Uma análise detalhada das necessidades reais dos clientes permite encontrar a solução mais adequada à situação do cliente.
Da mesma forma, o conceito de reengenharia é outro aspecto que define a engenharia logística como sendo “integral”. Este tipo de serviço permite uma proposta mais envolvente ao redor das necessidades dos clientes onde são estudadas as novas necessidades organizacionais e operacionais (derivados, em alguns casos, de mudanças no mercado) para ajustes à realidade do momento e suas novas expectativas.
Soluções integrais projetadas e desenvolvidas de forma customizada podem ser compostas por diferentes soluções de preparação de pedidos, considerando as características do negócio do cliente e os objetivos que se deseja alcançar, soluções de armazenagem automatizada, soluções de transporte automatizado, entre outras.
São muitas as vantagens da automatização intralogística. Rentabilidade, qualidade, serviço e crescimento são fatores relacionados diretamente com a automatização de um armazém. As empresas que optam pela automatização de seus processos logísticos são capazes de mensurar vantagens competitivas obtidas em processos produtivos e de distribuição, economia com custos operacionais, melhoria na rapidez e qualidade da preparação de pedidos, aproveitamento ótimo do espaço, aumento de produtividade, ergonomia, segurança e a satisfação de todos os envolvidos nessa cadeia.
O objetivo é ter uma maior eficiência e competitividade através de um maior conhecimento logístico e de tecnologia adquiridos que faça com que as empresas tenham um diferencial em relação aos seus concorrentes.

O picking do futuro
Sistemas de picking cada vez mais inteligentes e ergonômicos permitem uma preparação de pedidos de acordo com as necessidades de cada operação, seja assistida ou automatizada. Seu projeto permite eliminar tarefas que exigem manipular produtos de grande peso e contam com mecanismos que se ajustam em altura, por exemplo, garantindo condições de trabalho melhores para os operadores.
No último ano, temos evoluído intensamente no conceito de logística orientada à Indústria 4.0. Demos um salto qualitativo enorme na conectividade com nossos sistemas e temos chegamos à fase de que os dispositivos nos avisam sobre ocorrências antecipadamente, antes mesmo que algo ocorra.
Observa-se que os sistemas inteligentes conectados são o futuro, e por isso estamos equipando nossos sistemas com pequenos “cérebros” para que mantenham uma comunicação com o centro de comando.
A evolução dos sistemas de picking está em pleno crescimento, especialmente nos setores onde se requer maior eficiência e rentabilidade dos processos de separação, como no e-commerce. A digitalização entrou na vida de todos nós e mudou a forma de nos comunicar, a forma como convivemos. Nasceu o e-commerce e, com ele, mudou nossa forma de consumir – disso a percepção de que o comércio eletrônico precise de uma intralogística automatizada para poder atender à demanda dos clientes.
Os sistemas de picking da ULMA Handling Systems são totalmente automáticos e estamos trabalhando em sistemas cujo foco principal é a ergonomia e a produtividade, pois acreditamos que quanto maior a ergonomia no posto de trabalho, maior a produtividade que o colaborador aporta ao processo. Isso, somado a uma solução corretamente ajustada à necessidade do cliente, garante o sucesso do projeto.

O futuro
O objetivo principal da nova revolução é, a todo o momento, seguir garantindo a qualidade dos serviços. A transformação digital está disponível e assim continuará para melhorar a qualidade dos processos.
Dispor de maior volume de dados que permita tomar melhores decisões, passar a trabalhar em um ambiente em que o manto “ciberfísico” e os negócios estejam interconectados são parte de toda essa nova realidade que permite garantir a otimização dos processos.

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