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Comodidade 22 de maio de 2019

Startup de logística, Pegaki aumenta seu alcance com nova solução focada no consumidor final

Depois de inovar no segmento de logística no Brasil, conectando e-commerces ao varejo físico para entrega de mercadorias, a Pegaki Tecnologia de Entregas (Fone: 11 3090.6040) amplia sua atuação com uma solução que promete ajudar o consumidor a não perder uma entrega.

Se até então o serviço de pontos de retirada estava restrito às compras feitas em e-commerces parceiros da Pegaki, agora, ele está disponível em qualquer comércio eletrônico do País. Por meio da nova solução, os consumidores poderão se livrar da dependência dos Correios e escolher entre mais de 600 endereços de entrega, como farmácias, shoppings centers e supermercados, inicialmente em São Paulo.

A rede de pontos de retirada da Pegaki disponibiliza a solução para o problema das entregas não realizadas, sem investimento em infraestruturas caras, como lojas próprias ou lockers. O negócio funciona da seguinte forma: o consumidor compra online em e-commerces e retira seu produto no ponto Pegaki mais conveniente, que são estabelecimentos parceiros que funcionam como pontos de retirada. Dessa forma, a Pegaki traz benefícios para todos as partes envolvidas – os consumidores, os e-commerces, as transportadoras e os estabelecimentos que operam como pontos de retirada.

O CEO e fundador da Pegaki, João Cristofolini, explica que a primeira solução criada pela empresa continua funcionado normalmente: os e-commerces parceiros inserem em sua página a opção de entrega por meio dos pontos de retirada da Pegaki e o consumidor escolhe por lá mesmo essa forma de retirada. Mas, agora, a empresa vai além desse modelo e oferece o serviço direto para o consumidor. “A ideia é que ele tenha a liberdade de usar a proposta de logística da Pegaki em todas as suas compras e não esperar que aquele e-commerce seja um parceiro nosso para usufruir dos pontos de retirada”, explica.

Para utilizar o serviço da Pegaki, basta que o cliente entre no site da empresa e se cadastre, informando o CEP de sua residência ou de seu trabalho para que a plataforma sugira os pontos de retirada mais próximos daquele endereço. Após escolher o ponto mais vantajoso, o cliente informa em qual e-commerce vai fazer a compra. Ele receberá um e-mail com o endereço do ponto de retirada e um código, que deverão ser utilizados na página de compra do produto.

“Com isso em mãos basta que o consumidor preencha normalmente a página de compra do e-commerce e, no endereço de entrega, insira o endereço do ponto de retirada. Já o código deve ser inserido no campo de complemento. Esse código entra no sistema da Pegaki e, assim que o produto chegar ao ponto de retirada, o cliente recebe um SMS avisando”, completa Cristofolini. Para utilizar esse serviço, o cliente paga uma taxa de R$ 4,95 por compra.

O CEO está otimista com o lançamento do novo serviço, principalmente porque ele acredita que o modelo já foi bem recebido pelos consumidores no Brasil. “As pessoas não toleram mais atrasos nas entregas, não podem ficar em casa esperando o dia que a encomenda vai aparecer e também não conseguem ir a uma agência dos Correios porque estão trabalhando. Esse modelo de pick up points dá ao consumidor a possibilidade de ir buscar sua compra em um estabelecimento próximo da sua casa ou do seu trabalho em um horário que cabe na agenda dele”, reforça.

Cristofolini também comenta que decidiram trazer os pontos de retirada ao Brasil após ver que o modelo é uma realidade em diversos países, como EUA, França, Inglaterra, Portugal, Rússia e China. Nesses locais, mais de 40% das entregas são realizadas em pontos de retirada. “Sabemos que existem alternativas aos Correios além dos pontos de retirada, mas acreditamos que esse é o modelo mais seguro. Outro fator é que todos ganham: o e-commerce, que não perde a venda; o consumidor, que retira sua encomenda sem problemas; e o ponto de retirada, que atrai mais visitantes ao seu comércio, podendo converter mais vendas.”

 

Crescimento

Cristofolini aponta que a vantagem de não restringir o serviço da Pegaki apenas aos e-commerces parceiros deve ajudar a empresa a crescer no Brasil. “A operação tende a escalar de maneira exponencial ainda este ano. “Para 2019, esperamos atingir três mil pontos de retirada, o que equivale à metade das agências dos Correios – a estatal possui aproximadamente seis mil unidades no Brasil. Nossas prioridades são Rio de Janeiro e São Paulo, que representam 50% das entregas do e-commerce de todo o País.” Escolhemos as cidades de acordo com o fluxo de e-commerce das mesmas, observamos e oferecemos a solução se percebermos que são muitas encomendas atrasadas e não entregues nessas cidades. No entanto, vale reforçar que o plano de expansão é nacional. Hoje já contamos com mais de 600 pontos de retirada e realizamos mais de 40 mil entregas, número que deve aumentar como esse novo formato”, aposta.

Segundo o CEO, a rede de pontos de retirada da Pegaki comporta os mais diversos tipos de estabelecimentos, mas a empresa tem focado especialmente em farmácias, lojas de conveniências em postos de gasolina e shoppings centers. Ele lembra que, nesse modelo, os pontos de entrega se beneficiam com a atração de novos consumidores. “Em média, 30% das pessoas que vão retirar sua encomenda acabam levando algum produto daquele ponto”, frisa.

A Pegaki seleciona esses estabelecimentos por funcionarem em um horário de atendimento amplo e, também, por fazerem parte da rotina da maioria das pessoas, sem a necessidade de mudar o trajeto apenas para a retirada. “Mas possuímos pontos em todo o Brasil que são comércios dos mais variados tipos”, completa o CEO.

Sobre como são escolhidas as empresas parceiras onde são retiradas as mercadorias, Cristofolini explica que a Pegaki faz a seleção através do perfil do estabelecimento. São considerados aspectos como espaço mínimo disponível de 2 m² para receber os produtos, acesso a internet, mais de um atendente na loja e localização. Os pontos podem receber mercadorias de pequeno porte. “Temos limite de 15 kg e 130 cm na soma da largura mais comprimento mais profundidade da embalagem do pedido. Temos um seguro de até R$ 300,00 de cada pedido que está no ponto de retirada.”

Por outro lado, o gerenciamento dos parceiros é feito por meio de integração com as plataformas dos e-commerces, transportadoras e via o API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações) da Pegaki.

Os pontos de retirada parceiros possuem um sistema online para que possam controlar o recebimento e a entrega das mercadorias do local. Todos os processos necessários podem ser feitos por meio de computador ou até mesmo do celular – o sistema possui também suporte para mobiles. “Além disso, realizamos treinamentos EAD com diversos vídeos explicativos que possuem todas as instruções necessárias para que o parceiro possa consultar a qualquer momento em caso de dúvidas. Se ainda restarem dúvidas após os treinamentos EAD, possuímos uma equipe para ajudar o comerciante do ponto de retirada a tirar dúvidas para que ele tenha todos os benefícios de ser um ponto de retirada parceiro”, explica o CEO.

 

Benefícios

Cristofolini explica mais detalhadamente os benefícios que este sistema proporciona ao comprador do e-commerce, destacando que o cliente ganha em comodidade, já que pode escolher o melhor ponto de retirada, dia e horário para que ele mesmo retire sua mercadoria. Ele não precisa estar em casa durante o horário comercial, correndo o risco de mesmo assim não receber o seu produto. Além disso, não é cobrado nada a mais do cliente para retirar sua mercadoria em um dos pontos de retirada parceiro. Assim que a mercadoria chega ao ponto, o cliente recebe um e-mail e SMS comunicando que ele já pode retirar a encomenda. Quem utiliza os pontos de retirada também economiza tempo, sendo que não precisa ir até os Correios, enfrentar longas filas e perder dia de trabalho pelo horário que as agências funcionam – das 9h às 17h.

No caso dos benefícios para as empresas de e-commerce, o CEO coloca que estas ganham com a eliminação dos problemas de insucesso de entregas e com o fim das reclamações. O e-commerce também se torna um omnichannel, oferecendo uma experiência melhor aos clientes. O comerciante também diminui os abandonos de carrinho, já que os pontos de retirada podem estar em locais onde os Correios ou as transportadoras não fazem cobertura. Já no caso de ser um e-commerce que também é loja física, o comerciante pode atrair mais clientes tornando seu próprio comércio em um ponto de retirada Pegaki.

Com relação aos benefícios deste sistema em relação aos Correios, o CEO comenta que, além do maior horário de atendimento, são mais dias para a retirada, sendo que muitos pontos funcionam aos finais de semana. Outro benefício é a conveniência que o cliente tem de utilizar um comércio perto de sua casa, trabalho ou local de estudo, e que já faz parte do seu caminho do dia a dia, para retirar sua encomenda. O cliente também tem a garantia de receber seu produto: assim que ele recebe o e-mail e SMS, ele sabe que o produto estará no ponto.

 

Fortalecimento da parceria

Se, por um lado, a Pegaki trabalha para aumentar sua operação com solução focada no consumidor, por outro, a empresa permanece fortalecendo seu produto de base por meio das parcerias com os e-commerces. Em 2019, a Pegaki pretende lançar três novos formatos de serviços para esses comércios eletrônicos parceiros. As novidades são: pontos de retirada exclusivos; inserção de pontos de coleta de mercadoria para as transportadoras; e expansão do serviço de reversa, que é para a devolução ou a troca do produto.

Segundo o CEO, os pontos exclusivos serão para aqueles comércios eletrônicos que desejarem ter um ponto de retirada que os atenderão com exclusividade. O benefício, nesse caso, é que o e-commerce passa a ter um ponto de referência de sua marca e pode apostar, inclusive, em publicidade e personalização do ponto.

Já o serviço de reversa por meio de um ponto físico tem o objetivo de facilitar a vida do consumidor e, assim, estimular novas vendas. “Fora da Pegaki, o cliente que precisa trocar ou devolver um produto tem que utilizar o serviço dos Correios. Com nossa rede de pontos de retirada esse serviço é facilitado: o cliente pode deixar sua compra no ponto de retirada e o e-commerce retira”, detalha.

A novidade de inserção de pontos de coleta dentro dos pontos de retirada segue a missão da Pegaki de facilitar a logística dos e-commerces. Segundo Cristofolini, esses pontos de coleta serão para concentrar a retirada de maior volume de mercadoria pelas transportadoras. “Na prática, o vendedor do pequeno e-commerce leva os produtos até o ponto mais próximo de seu local e uma transportadora coleta para entregar ao cliente final, reduzindo, assim, custos de frete”, explica.

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