Facebook Twitter Linkedin Instagram
E-commerce 2 de março de 2016

Systax lança ferramenta para apoiar empresas de e-commerce

A emenda Constitucional nº 87/2015 estabelece a repartição do ICMS entre os Estados nas vendas de mercadorias a consumidores finais não contribuintes do ICMS, localizados em outros Estados. Antes, todo o ICMS da operação ficava no Estado de origem da mercadoria, agora, 60% serão recolhidos para o Estado de origem e 40% recolhidos ao Estado do destinatário da mercadoria. Nos anos seguintes essa partilha será alterada até que, em 2019, 100% do percentual da diferença (entre a alíquota interestadual e a alíquota interna no destino) fique com o Estado de destino das mercadorias.

Esse contexto afeta de maneira drástica a sistemática das tributações de empresas de e-commerce. A Systax, companhia de inteligência fiscal e única detentora de um acervo com mais de 2 milhões e 400 mil regras tributárias, não apenas adequou suas soluções de tributação, mas se envolveu profundamente com o tema e organizou 4 debates nos últimos meses, envolvendo mais de 160 técnicos e gestores de grandes organizações do e-commerce brasileiro.

Com o objetivo de oferecer uma alternativa de menor custo para atender pequenas e médias empresas que operam no e-commerce de forma independente ou via marketplaces, a Systax desenhou uma ferramenta específica para ajudar os empresários a enfrentarem esse novo e grande desafio imposto pela legislação.

“A Systax é a única empresa no Brasil que desenvolveu e mantém atualizada diariamente uma base de regras de tributação de mercadorias, hoje com mais de 2,4 milhões de regras, e que atende todos os segmentos, nos 27 Estados, portanto, somos capacitados para apoiar as pequenas e médias empresas de comércio virtual com preço acessível. Entre vários pontos de atenção, vale destacar a importância de entender e analisar as alíquotas estaduais e internas do local de destino para que não ocorra, por exemplo, nenhum erro no recolhimento de impostos”, enaltece Fábio Rodrigues, diretor da Systax.

A companhia organizou um conjunto de soluções e serviços para apoiar as empresas de e-commerce a operarem nesse novo contexto, resolvendo questões como:

– Execução de procedimentos administrativos junto aos 27 Estados, para simplificar a operação dos clientes.

– Fornecimento de informação tributária para atender as diferenças de tributação das mercadorias considerando os 27 Estados de destino.

– Processamento de documentos eletrônicos para geração de guias e arquivos (GNRE e GIA/ST), facilitando a operação do comércio.

– Operacionalização das recuperações de ICMS/ST, que a partir de agora irão impactar em praticamente todos os e-commerces.

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Savoy
Brasil Log
Brasil Log
Brasil Log
Retrak
Veloe
Forexsa Toyota Profishop 2019 Alphaquip