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Tecnologia 14 de dezembro de 2018

Tecnologia otimiza logística de promotores de vendas

Por meio da tecnologia do Agile Promoter, software para a gestão de trade marketing desenvolvido pela Involves, é possível garantir a execução dos produtos nas lojas e a otimização das rotas dos promotores de venda.

As marcas têm um grande desafio que é ajustar a logística dos promotores de venda para garantir que as rotas estão sendo cumpridas e que a visita está sendo produtiva. Do contrário, o custo com a logística se eleva e a lucratividade das rotas não condiz com o esperado.

Na FINI, por exemplo, marca famosa por seus doces, um gargalo era o cumprimento dos roteiros e a efetividade dos mesmos. Após a adoção do Agile Promoter, a empresa pode analisar quais PDVs geravam mais rentabilidade e necessitavam de mais visitas, e assim foi possível ajustar as rotas para que estas se tornassem mais lucrativas. Com o software, o promotor precisa fazer check in e check out no ponto de venda, mostrando quanto tempo foi dedicado a cada estabelecimento. Além disso, durante a visita, o promotor responde a um questionário que avalia os pontos que determinam a excelência da exposição do produto. Dessa forma, a rota é feita com base no tempo em loja e na qualidade da execução em cada uma delas.

Alguns dados de otimização da logística após a adoção do software:

— Análise da qualidade das visitas dos promotores, podendo enxergar o aproveitamento da rota e fazer mudanças antes que a rota se torne mais onerosa do que produtiva;

— Cumprimento de roteiro bateu a marca de 97%, uma evolução de praticamente 60 pontos percentuais em comparação com o cenário anterior.

Na Condor, marca que comercializa produtos para casa e para higiene, o uso do software também impulsionou os resultados dos PDV’s e melhorou os índices da logística dos promotores. A empresa conta com 166 promotores de venda que atendem, mensalmente, 6 mil pontos de venda. A execução das visitas e efetividade das rotas era um desafio de mensurar, uma vez que o volume e dinâmica das rotas dificultava o acompanhamento caso a caso. Com o Agile, o sistema de check in e check out permitiu que os gestores tivessem este controle e a logística fosse otimizada. Hoje, o índice de atendimento é de 93% — a média do mercado para se ter uma ideia é de 74% a 80%.

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