Facebook Twitter Linkedin Instagram
Tecnologia 14 de dezembro de 2018

Tecnologia otimiza logística de promotores de vendas

Por meio da tecnologia do Agile Promoter, software para a gestão de trade marketing desenvolvido pela Involves, é possível garantir a execução dos produtos nas lojas e a otimização das rotas dos promotores de venda.

As marcas têm um grande desafio que é ajustar a logística dos promotores de venda para garantir que as rotas estão sendo cumpridas e que a visita está sendo produtiva. Do contrário, o custo com a logística se eleva e a lucratividade das rotas não condiz com o esperado.

Na FINI, por exemplo, marca famosa por seus doces, um gargalo era o cumprimento dos roteiros e a efetividade dos mesmos. Após a adoção do Agile Promoter, a empresa pode analisar quais PDVs geravam mais rentabilidade e necessitavam de mais visitas, e assim foi possível ajustar as rotas para que estas se tornassem mais lucrativas. Com o software, o promotor precisa fazer check in e check out no ponto de venda, mostrando quanto tempo foi dedicado a cada estabelecimento. Além disso, durante a visita, o promotor responde a um questionário que avalia os pontos que determinam a excelência da exposição do produto. Dessa forma, a rota é feita com base no tempo em loja e na qualidade da execução em cada uma delas.

Alguns dados de otimização da logística após a adoção do software:

— Análise da qualidade das visitas dos promotores, podendo enxergar o aproveitamento da rota e fazer mudanças antes que a rota se torne mais onerosa do que produtiva;

— Cumprimento de roteiro bateu a marca de 97%, uma evolução de praticamente 60 pontos percentuais em comparação com o cenário anterior.

Na Condor, marca que comercializa produtos para casa e para higiene, o uso do software também impulsionou os resultados dos PDV’s e melhorou os índices da logística dos promotores. A empresa conta com 166 promotores de venda que atendem, mensalmente, 6 mil pontos de venda. A execução das visitas e efetividade das rotas era um desafio de mensurar, uma vez que o volume e dinâmica das rotas dificultava o acompanhamento caso a caso. Com o Agile, o sistema de check in e check out permitiu que os gestores tivessem este controle e a logística fosse otimizada. Hoje, o índice de atendimento é de 93% — a média do mercado para se ter uma ideia é de 74% a 80%.

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Savoy
Brasil Log
Brasil Log
Brasil Log
Retrak
Veloe
Forexsa Toyota Profishop 2019 Alphaquip