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Tecnologia 24 de julho de 2017

TIM utiliza software de gerenciamento online para melhorar a gestão de estoque em 101 centros logísticos

Afim de melhorar a gestão de estoque em 101 centros logísticos e atender mais de 48 mil instalações ao redor do Brasil, a operadora TIM anuncia a contratação – por meio da empresa parceira Amerinode – do Atlante Telecom, software de gerenciamento online especializado em atender empresas de TV a cabo e telefonia. Com o sistema – fornecido pela Atlante Sistemas de Informática (Fone: 0800 020.1742) – a companhia pretende atuar de forma mais estruturada nos processos de inventário.
“Transformar a gestão dos recursos em um processo mais inteligente e ajustado tornou-se essencial para a otimização do trabalho”, afirma Roberto Shimota, Manager de Logística da TIM. A decisão pela integração do software à gestão da operadora visa simplificar a consulta dos produtos em estoque e agilizar a localização de peças e componentes, além de evitar perdas e facilitar o redirecionamento dos recursos para a realização de reparos, ao invés de ter como regra o processo de compras.
“Um dos pontos principais na busca por uma solução de gerenciamento era unificar as informações dos centros logísticos. Com o Atlante Telecom a redistribuição de peças entre as unidades logísticas se tornará mais prática, além de melhorar a capacidade de gerir o estoque e os processos, incluindo tempo de atendimento e reparo mais rápidos, oferecendo menor custo operacional”, diz Shimota.
Para isso, de acordo com Leonardo Nunes, diretor técnico da Atlante, foram definidos quais equipamentos têm maior fluxo de utilização na TIM e como seria possível simplificar a movimentação dessas peças para atender, com mais agilidade, todas as instalações realizadas no país. “O sistema Atlante Telecom é capaz de mostrar quais itens devem ser levados para os centros de distribuição regionais, a fim de melhorar a eficiência de cobertura da empresa”, resume.
Ele também informa como era antes a gestão de estoque nos centros logísticos. “A gestão anteriormente era realizada por meio de arquivos eletrônicos (planilhas) que periodicamente eram importadas para uma ferramenta de gestão. Com isso, não se tinha visibilidade em tempo real do que ocorria em cada ponto de estoque. Havia imprecisão do tempo em que ocorria a movimentação nos pontos de estoque e o que de fato encontrava-se disponível, passível de reparo ou mesmo que deveria ser descartado”, explica.
E sobre como se chegou ao Atlante Telecom, Nunes revela que o projeto é uma joint venture entre a Amerinode Brasil e a Atlante Sistemas. “A partir de uma solução já existente da Atlante, a TIM avaliou que, com determinadas adequações, poderíamos atender sua necessidade. A operação envolve a alocação de pessoas por parte da Amerinode e o fornecimento da ferramenta de gestão por parte da Atlante.”
A interface da ferramenta é muito amigável e de fácil utilização. A plataforma levou certo tempo para ser desenvolvida, porém, uma vez prontas, as customizações necessárias para atender o projeto foram realizadas de forma rápida e confiável. Além disso, o fato de não haver custos decorrentes de infraestrutura necessária para implantação da solução fez da mesma uma escolha natural. “O tempo foi um fator que gerou muitos problemas, pois, uma vez levantado todo o inventário, em um esforço que levou dois meses, caso a ferramenta não entrasse em operação, todo o trabalho seria perdido. O treinamento dos colaboradores também foi de suma importância, pois, as empresas são constituídas de pessoas, executando determinados processos, no entanto, é necessário que as pessoas entendam os mesmos obedecendo dessa forma os fluxos traçados.”
Implementação
O diretor técnico da Atlante também revela o que foi levado em conta para a mudança: a necessidade de uma ruptura no processo de gestão de materiais e produtividade de forma rápida e objetiva, levando informação para os gestores das diversas áreas da empresa em tempo real, online, já que a mobilidade é grande neste segmento e a necessidade de urgência também. “O número de assinantes caiu nos últimos anos e já temos uma base de linhas telefônicas próxima do limite, então, fazem-se necessários ganhos de produtividade e melhor gestão para manter a rede existente.”
Por sua vez – continua Nunes – o processo de implantação começou com todo o levantamento de inventário realizado por uma empresa parceira da TIM, em 102 pontos de estoque em diversos Estados do Brasil. Foram importadas para a ferramenta diversas informações, como sites e técnicos. “A princípio, tivemos que realizar essas cargas de dados, porém, como a operação não para, tivemos um trabalho de importação dos backlogs (registros de operações realizadas durante a carga) que não puderam ser registradas na ferramenta. Durante os primeiros três meses tivemos que fazer diversas adequações em relatórios por demandas de negócio, pois, uma vez com os dados disponíveis, pudemos de fato transformar em informações para os gestores. Acreditamos que o maior desafio foi gerar uma cultura organizacional sobre a importância de utilizar a ferramenta, pois, trata-se de centenas de usuários que não estavam acostumados com esse tipo de controle, para isso trabalhamos com o desenvolvimento de manuais e viagens constantes para treinamento e supervisão.”

Tecnologia customizada
Entre as principais funcionalidades da aplicação estão: a possibilidade de customização e o rápido acesso online, que permite a consulta e gestão de qualquer lugar. Além disso, por ser um software em nuvem, o Atlante Telecom promove a troca de informações entre os centros logísticos sem demandar qualquer tipo investimento ou adequação na infraestrutura existente.
Outro ponto importante está no Controle de Inventário em Pontos de Estoque, com visibilidade nacional, facilitando o trabalho dos colaboradores, assim como a possibilidade de um melhor gerenciamento no processo de compras. Além disso, a aplicação permite amplo controle no processo de reparo.
Para atender todas as necessidades da operadora, alguns dos módulos do Atlante Telecom foram customizados. Um dos diferenciais da plataforma é que ela será aberta tanto aos colaboradores da TIM quanto aos prestadores de serviço e equipes terceirizadas. Dessa forma, as prestadoras passam a ser abastecidas com mais qualidade e eficiência, sem grande demanda por treinamento ou direcionamento para gestão.

Benefício
O controle dos pontos de estoque passa a ser em tempo real, os gestores sabem os materiais que estão em posse dos técnicos, em posse dos fornecedores (para serem reparados) e o que foi de fato aplicado na manutenção da rede. Isso proporciona maior controle e evita a compra indevida de materiais, bem como garante que sempre há materiais a serem aplicados para manutenção, garantindo alta disponibilidade da mesma. Este pode ser considerado o maior benefício da adoção do novo sistema
“Estamos trabalhando em algoritmos para gerar um planejamento de compras mais assertivo e integrações com outros sistemas. Assim, a informação será a mesma e os gestores terão uma visualização por diferentes prismas. Acreditamos que estamos trabalhando em um projeto de melhoria contínua, pois, as demandas de negócio mudam com o decorrer do tempo e temos a visão de trabalhar para garantir uma atualização constante que possa atendê-las”, completa Nunes, referindo-se aos próximo passos no sistema de logística da TIM.

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