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Ferroviário 9 de outubro de 2015

Transnordestina mais cara e longe da conclusão

A ferrovia Transnordestina vai custar R$ 11,2 bilhões. Trata-se da quarta mudança de preço de implantação do projeto e consequente adaptação no prazo de conclusão. Em 2004, na concepção, eram R$ 4,5 bilhões necessários para a obra. De lá para cá, o custo foi reajustado para R$ 5,4 bilhões em 2008, depois para R$ 7,5 bilhões em 2011 quando o projeto passou por intervenções mais fortes que incluíram construção de trechos e não mais a recuperação de trilhos existentes.

O prazo de entrega também seguiu o caminho e a previsão de ser entregue em 2010 passou para 2012, 2013, 2015, dezembro de 2017 e agora, com status de 52% de engenharia física, é prevista para julho de 2018. As obras em Pernambuco estão paradas, enquanto Ceará e Piauí seguem mobilizando canteiros.

De acordo com o diretor de planejamento da Transnordestina Logística (TLSA), Edson Pinto, Pernambuco teve uma celeridade muito expressiva em anos anteriores e avançou na construção, mas um embargo na cidade de Custódia, no Sertão, não permitiu que continuasse o percurso de implantação dos trilhos.

“São 550 quilômetros de trilhos prontos em todo o projeto e 400 quilômetros são em Pernambuco, para se ter ideia. Vamos tentar mobilizar o estado em breve e, a partir da ordem de serviço, concluir o trecho de Custódia a Suape em 30 meses”, explicou. “São cinco lotes em atividade atualmente no Piauí e quatro lotes no Ceará (outros sete serão mobilizados para que a obra chegue ao litoral cearense)”, complementou.

O diretor participou de audiência da comissão especial de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mediada pelo deputado estadual Miguel Coelho, ontem, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O embargo no percurso pernambucano diz respeito à da Igreja São Luiz Gonzaga, em Custódia, no Sítio Fazendinha, que foi validada como patrimônio histórico tombado e, portanto, tinha restrições para demolição. Uma nova rota foi planejada, passando 14 metros ao lado da unidade, mas resta apenas a liberação do Ibama para que a obra saia do papel.

A Ferrovia Transnordestina possui 1.753 quilômetros, parte de Eliseu Martins, no Piauí e segue até Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, de onde partem as duas conexões para os portos de Pecém, no Ceará, e de Suape, em Pernambuco.

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