Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Modal Marítimo 16 de janeiro de 2020

Transporte de contêineres por navegação interior registra recorde nos terminais da Wilson Sons no Rio Grande do Sul

A movimentação de cargas por navegação interior entre Tecon Rio Grande e Contesc (Terminal de Santa Clara), no Rio Grande do Sul, alcançou a marca 2.466 TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) cheios em dezembro, o maior número registrado desde o início da operação, em outubro de 2016. As principais cargas transportadas foram resinas, madeira e borrachas.

“O transporte fluvial vem atraindo muitas empresas da região, por conta das inúmeras vantagens que oferece, como maior eficiência de custos logísticos, redução dos riscos de acidentes e avarias nas cargas, além de menor emissão de gases do efeito estufa”, avalia o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.

A maior parte da carga transportada em dezembro foi destinada à exportação e teve como origem as cidades de Triunfo, Taquari e Garibaldi. O Tecon Rio Grande e o Contesc operam integrados e, hoje, duas embarcações realizam quatro viagens semanais entre os dois terminais. A média mensal de movimentação de TEU cheios pelo modal fluvial foi de aproximadamente 2.000 unidades no ano passado.

Em 2019, o Contesc completou três anos da reativação do transporte de cargas pelo Rio Jacuí. Desde o início das operações, já movimentou mais de 100 mil TEU. Entre os serviços disponibilizados pelo terminal está a possibilidade de estufar e desovar produtos no armazém, além da estocagem de carga, que pode ser distribuída fracionada ou completa nos seus destinos.

Com mais de 20 anos, o Tecon Rio Grande é um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Opera as principais linhas de navegação que escalam o país e atende a cerca de três mil importadores e exportadores, tendo se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico do estado do Rio Grande do Sul.

Enersys
Volvo
Savoy
Globalbat
Retrak
postal