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Conteúdo 1 de fevereiro de 2018

Treze soluções são selecionadas para os testes do prêmio IFOY 2018. Logweb é jurada

O IFOY Award anunciou as selecionadas para concorrer à melhor solução de intralogística de 2018 em cinco categorias. Do total de inscritos, o júri escolheu 13 inovações das empresas BYD, Jungheinrich, Liebherr, J. D. Neuhaus, Still, Gebr. Schulte, Wegard e Witron.
Em fevereiro, os finalistas vão para o segundo round: o IFOY Test Days, realizado em parceria com a CeMAT, em Hanover, Alemanha. O teste científico de inovação foi elaborado pelo Instituto Fraunhofer de Logística de Materiais (IML), em Dortmund, pelo presidente de Técnicas Logísticas da Universidade de Dresden e pelo presidente de Máquinas e Técnicas Logísticas da Universidade Helmut Schmidt, de Hamburgo.
“Jurados de todo o mundo viajarão a Hanover para testar os dispositivos selecionados. Entre outros itens, o prêmio IFOY avalia qualidade, inovação, tecnologia, design, ergonomia, manuseio, segurança, rentabilidade e sustentabilidade”, ressalta Anita Würmser, presidente do júri.
Os vencedores serão selecionados por 26 jornalistas de renome dos principais veículos de logística de 18 países. A Logweb foi a primeira das Américas a fazer parte e é a única da América Latina. Os troféus serão entregues na noite de abertura da maior feira internacional de intralogística do mundo, a CeMAT de Hanover, no dia 23 de abril de 2018.

Selecionadas
Na categoria Empilhadeira Contrabalançada, uma das escolhidas é a ECB50C, da BYD, lançada em dezembro último, com capacidade para cinco toneladas. Essa poderosa empilhadeira elétrica fornece seis horas de operação contínua e pode ser totalmente carregada em apenas três horas.
Disputa com ela a Still RX 20 elétrica, com capacidade para 1,6 toneladas. Ágil e própria para uso interno e externo, pode ser operada com as baterias do circuito A ou B. O conceito combina alta capacidade de manuseio com precisão, bom desempenho na subida de rampas e ergonomia.
Na categoria Empilhadeira para Armazém, quatro soluções estão concorrendo. Duas da Jungheinrich, sendo uma a ECE 225 com easyPILOT Follow, selecionadora de pedidos para 2,5 toneladas que, através de um controle remoto, segue automaticamente o operador para a próxima estação de picking. Já o reboque de alta potência EZS 7280 foi desenvolvido para uso em aeroportos, indústria e logística, com capacidade para 28 toneladas.
Outra opção é a selecionadora de pedidos da Still OPX-L 16. Confortável, foi projetada para ter o máximo de desempenho em ambientes de trabalho apertados e em longas distâncias. A quarta solução é o tugger train da Wegard. O Wegard Trail é o primeiro do mundo a utilizar direção eletrônica autônoma e a permitir manobras, como estacionamento lateral, posicionamento preciso e direção reversa.
Na categoria Guindastes e Dispositivos de Elevação, a J. D. Neuhaus conquistou a vaga com a talha pneumática Mini 500. A linha completa, com capacidade de 125 a 980 quilos, é adequada para todas as aplicações. Pela primeira vez na indústria, possui um sensor NFC (Near Field Communication, ou Comunicação de Campo Próximo, em tradução livre), integrado a um app.
O outro nomeado é o guindaste de construção elétrico MK 140, da Liebherr. O modelo de 5 eixos com VarioJib e detecção de status de configuração tem 15,97 metros de comprimento e é o primeiro guindaste a combinar o modo trolley para manipulação e o modo guindaste para operações especiais. Esta simbiose atinge alturas de elevação de até 94 metros e alcance de até 65 metros, que, até então, só eram atingidos com máquinas maiores.
Em Soluções Integradas para Armazém há duas selecionadas com cases muito interessantes. A Jungheinrich finalizou a expansão do armazém central da Keller & Kalmbach no final de 2016. O armazém, com pé-direito alto, foi ampliado de cinco para dez corredores, com 37.450 espaços para armazenagem de paletes, que opera direto, sem interrupções. O armazém automático de peças pequenas (ASPW), originalmente de dois andares, foi expandido para seis corredores, com capacidade para 155.000 caixas. Também foi construído um novo depósito para 15.000 bandejas customizadas. Hoje, cerca de 10.000 itens, pesando 150 toneladas, chegam aos clientes da Keller & Kalmbach. Isso significa que não só o espaço de armazenamento e logística aumentou de 10.000 m² para 18.500 m², como também dobrou o desempenho geral da planta. Outros destaques são o robô de paletização e uma nova área para reembalagem, triagem e montagem, bem como uma instalação de lavagem e um sistema de prateleiras para recipientes vazios.
A segunda escolhida é a Witron Logistik + Informatik GmbH, com sua solução para o Migros Distribution Center Suhr AG, na Suíça. Hoje, o centro de logística omnichannel fornece mais de 300.000 produtos para mais de 600 agências Migros e mais de 118.000 unidades de picking para lojas de conveniência Migrolino em postos de gasolina e estações de trem, em um dia de pico. O desempenho do picking aumentou a operação em três vezes, comparando com o modo manual. Atualmente, o armazém possui dois níveis e 14.000 m² com operação contínua, totalmente integrados. O destaque da solução é a interação entre TI e mecânica. Todos os componentes e sortimentos da planta são conectados em rede e controlados pelo Witron WMS 4.0. Vários módulos de logística são utilizados, incluindo a Order Picking Machinery (OPM), para a escolha de pedidos automática, o Dynamic Picking System (DPS), para itens de pequeno volume, e o Automated Tote System (ATS), para caixas, recipientes e emissão de produtos de forma automática.
Por fim, em Especial do Ano, uma das finalistas é a Jungheinrich, com o sistema de carregamento de baterias de tecnologia cruzada SLH 300. É voltado para frotas mistas ou empresas que planejam trocar suas máquinas com baterias de ácido chumbo convencional para as de íons de lítio, que são mais eficientes. A solução permite o carregamento de ambas as tecnologias com apenas um dispositivo.
As prateleiras MULTIplus, da Gebr. Schulte, também foram indicadas. Apesar de as bordas terem alturas de apenas 25 e 40 milímetros, podem suportar cargas de 85 a 330 quilos. O modelo 150, que foi especialmente desenvolvido para armazéns de comércio eletrônico, é a primeira prateleira que suporta 150 quilos com largura de 1.500 mm e altura de borda de apenas 25 mm.
A Still concorre nesta categoria com o volante EASY Drive, desenvolvido para a selecionadora de pedidos horizontal OPX. Em vez do sistema de direção clássico, é utilizado um volante de carro, permitindo que todas as funções hidráulicas sejam operadas simultaneamente, sem ter de trocar de marcha.

Grafico-Finalistas

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal