Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Empresas 18 de novembro de 2015

Trinseo do Brasil terceiriza armazenagem com a TQUIM

A Trinseo do Brasil, empresa global de materiais, incluindo para a indústria automotiva, evoluiu a gestão da sua cadeia de suprimentos por meio da terceirização da armazenagem dos seus compostos termoplásticos com a TQUIM, que também já realiza o transporte destes materiais.

A parceria, iniciada em 2007, foi ampliada com intuito de trazer mais velocidade no processo de entrega dos produtos aos clientes. Um parceiro full outsourcing, fazendo toda a gestão dos produtos, incluindo controle interno, armazenagem, transporte e distribuição, significa uma cadeia mais alinhada e estruturada, pois não há dependência de terceiros.

“O produto, estando em nosso armazém, tem uma integração direta com nosso transporte, reduzindo o tempo gasto nos deslocamentos, carga e descarga, o que amplia a capacidade de entrega dos nossos clientes”, explica Walter Almeida, diretor superintendente da TQUIM.

A localização privilegiada do Centro de Distribuição da TQUIM, onde estão armazenados os produtos da Trinseo, em São Bernardo do Campo, próximo do Rodoanel e dos portos da baixada santista, também é um ponto alto para o ganho de eficiência da indústria. Esse aspecto evita o trânsito e a restrição de acesso às marginais por placas. Com isso, a Trinseo otimiza o “transit time” em até três horas na entrega dos produtos às montadoras e seus “tiers”.

“O tempo faz uma diferença enorme no mundo dos negócios, ele é um atributo relevante para conquistar a satisfação do cliente. O nosso processo se tornou muito mais eficiente, uma vez que o produto chega mais cedo para o nosso cliente, evitando o horário de pico de entrega dos demais fornecedores das montadoras”, explica José Cândido Amatto, especialista em logística interna da Trinseo.

Além do transit time conquistado com mais rapidez nas operações e integração do processo, de acordo com a TQUIM, a Trinseo também obteve o benefício de ter a sua operação logística projetada sob medida. “A Trinseo foi um cliente âncora do nosso armazém recém-inaugurado e, por isso, pudemos customizar seu processo de acordo com a necessidade da indústria”, pontua Almeida, acrescentando que a previsão é que sejam transportados e armazenados aproximadamente 37 mil toneladas de produtos da Trinseo ainda este ano.  A personalização das operações de armazenagem, observa o diretor, é uma demanda recorrente do mercado. Somado a isso, o atendimento e a acessibilidade de informações e de pessoas é um problema nos armazéns, pois todas as ligações são remetidas ao SAC. “Nossa proposta, diferente dos demais operadores logísticos, é oferecer um serviço unificado, sob medida e altamente disponível para o atendimento das necessidades dos clientes em tempo real”, acrescenta Almeida.

O Centro de Distribuição inaugurado pela TQUIM, que contou com um investimento de R$ 4 milhões, envolve uma área de 11,5 mil metros quadrados e capacidade de 12 mil posições pallets verticalizadas. Transformando-se num operador logístico completo, pois a empresa detém transporte próprio integrado ao processo de armazenagem, a proposta da TQUIM é reduzir o tempo gasto nos deslocamentos, carga e descarga, o que amplia a capacidade de entrega de seus clientes.

Os setores alvos da TQUIM para seu CD são os segmentos químico, tais como produtos orgânicos e inorgânicos; petroquímico, que inclui resinas termoplásticas; minerais; assim como produtos para limpeza e conservação.

Enersys
Savoy
Retrak
postal