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Especial 14 de março de 2019

Um Raio-X das atividades de Operadores Logísticos e transportadoras (ed. 197)

Os investimentos previstos para 2019 e os realizados no ano passado. As parcerias, os negócios entabulados, a entrada em novos nichos de mercado. Tudo isso e mais, nesta matéria especial com fornecedores de serviços aos embarcadores. Lembrando que o otimismo para 2019 é comum a todos.

Alfa Transportes: projeto de expansão para quatro estados
“Nossa expectativa para 2019, com o mercado em alta, é um crescimento de 40%. Tanto que faremos investimentos nas áreas de tecnologia, infraestrutura e frota, bem como no desenvolvimento pessoal e na capacitação de nossos colaboradores. Também temos um projeto de expansão para quatro novos estados: ES, MT, TO, MS.”

Anderson Perez, gerente comercial nacional da Alfa Transportes (Fone: 49 3561.5100), também diz que estão focados em um novo modelo de gestão mais eficiente na busca da excelência no transporte fracionado e na tecnologia aplicada a dispositivos móveis. “Nossa maior meta para 2019 é automatizar nosso sistema passando a operar 100% online e modelado especialmente para smartphones, afinal, o futuro está no mobile. Queremos nosso cliente rastreando sua encomenda, consultando faturas, agendando coletas em tempo real de onde e quando estiver, sem complicação, fazendo tudo isso na palma da mão. Também estamos prevendo investimentos em novas estruturas nas cidades de Curitibanos, SC, Cachoeirinha, RS, e Bauru, SP, bem como a mudança de CD de Belo Horizonte, MG.”

Quanto aos investimentos realizados pela Alfa Transportes em 2018, Perez relaciona: expansão da atuação em 100% nos estados de Minas Gerais e Goiás, junto com a abertura de duas novas filiais nas cidades de Ribeirão Preto, SP, e Joinville, SC. “A perspectiva para o e-commerce está em ascensão e com a economia promissora estamos animados com as possibilidades de crescimento nesse setor que acaba abrangendo várias áreas, como: eletro- eletrônicos, autopeças, calçadista, insumos em agronegócios, etc.”

Hoje a Alfa Transportes oferece serviço de carga fracionada com atendimento em seis estados mais Distrito Federal: RS, SC, PR, SP, MG e GO.

 

Antecippe: novo parque logístico em 2019
Os maiores destaques no plano de investimentos para 2019 da Antecippe Soluções Logísticas (Fone: 11 4596.9096) são a compra de novos equipamentos para o setor de transportes de cargas e o investimento no novo parque logístico, que será inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano. Novas certificações também fazem parte do processo de investimento para a atuação da empresa em novos segmentos.

A Antecippe oferece três produtos em seu portfólio de serviços. O principal é o transporte de cargas fechadas com veículos baú e sider partindo dos estados de São Paulo, Pernambuco e Santa Catarina para todo o Brasil. A empresa oferece também transporte rodoviário de contêineres em bug de 20’ e 40’ nos principais portos dos três estados citados em regime de DTA e cargas nacionalizadas. O terceiro produto é a operação logística de armazenagem e movimentação de cargas em seu hub de 6.000 m², com vigilância 24 horas, na cidade de Várzea Paulista, SP. Este é o novo parque logístico citado anteriormente.

Leandro Pita de Souza, diretor comercial da Antecippe, vê 2019 como o “ano das oportunidades”, baseado no crescimento do faturamento da empresa no segmento de transporte de 430% no ano de 2018. “A nova Política Nacional de Piso Mínimo do Transporte Rodoviário de Cargas (Lei nº 13.703, de 08 de agosto de 2018) motivou a empresa, no ano de 2018, a realizar investimentos na aquisição de carretas sider e baú para estruturação do nosso principal produto comercial, as cargas fechadas, ou cargas de transferência, cujo transporte, até então, era realizado, em sua maior parte, por veículos de transportadores autônomos.”

Por outro lado, continua Souza, com o crescimento atingido pela Antecippe no ano de 2018, puderam observar algumas necessidades e oportunidades no mercado logístico de extrema compatibilidade com os produtos até então oferecidos. Por exemplo, o transporte rodoviário de cargas em contêineres nos principais portos dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco foi um segmento com maior capilaridade na atuação da Antecippe no ano passado.

Quanto ao uso da tecnologia, o diretor comercial comenta que a cada dia a informação se caracteriza como um dos mais importantes elementos de toda a cadeia logística – por isso estão estruturando novas ferramentas tecnológicas para aprimorar cada vez mais o envio das informações de todos os seus processos aos envolvidos na cadeia.

 

Austral: aumento de 20% na base de clientes
Também acreditando no melhor desempenho do mercado, a Austral Logística Integrada (Fone: 71 2109.7388) duplicou, em 2018, a sua capacidade de armazenagem de carga seca, climatizada, refrigerada e congelada, passando de 17.000 para 35.000 posições-paletes. Além disto, adquiriu novos e modernos equipamentos de movimentação de carga e aumentou em 20% a sua base de clientes.

“Por outro lado, em 2019, pretendemos fortalecer a nossa presença no setor de armazenagem e distribuição de cargas alimentícias secas, climatizadas, refrigeradas e congeladas, onde acreditamos obter crescimento mínimo de 30%”, acrescenta Luciano Candemil, presidente da empresa, que oferece serviços de armazenagem multitemperaturas, administração de filiais em seu CD, cross-docking, paletização e entregas nos estados da Bahia e Sergipe.

 

BBM Logística: em 2019, uso do blockchain
Em 2019, a BBM Logística (Fone: 41 2169.0005) tem uma vasta agenda associada à inovação e a investimentos em tecnologia, com foco em digitalização e rastreabilidade da cadeia (blockchain), considerando as mudanças que vão ocorrer no Supply Chain 4.0. Investirá, também, na melhoria de sua rede logística de atendimento e estruturação de uma área independente de Customer Service, ao invés de um atendimento com foco operacional. A diretoria também está avaliando boas oportunidades para novas aquisições e investindo permanentemente em equipamentos, tecnologia e desenvolvimento de sua equipe.

“O ano de 2018 foi de investimentos robustos, de nossa parte. Adquirimos a Transeich, com uma equipe altamente preparada e competente. Renovamos boa parte da frota do segmento Florestal. Ampliamos nossa frota de implementos para Gestão de Transportes e criamos nossa Central de Gerenciamento de Riscos. Além disso, investimos de forma massiva em estrutura de TI e ampliação da área de qualidade”, comenta André Prado, CEO da BBM Logística.

Os crescimentos orgânico e inorgânico da empresa foram muito expressivos e em breve o fechamento de 2018 será divulgado conforme as regras da CVM. “Mas, adiantando, no acumulado até setembro tivemos um crescimento de receita de aproximadamente 75% em relação ao mesmo período do ano anterior. O portfólio de soluções para Florestal foi ampliado com novos negócios integrados. Nas áreas de commodities Agrícolas, Sementes e Insumos, Granéis e Fertilizantes e Sucroalcooleira tivemos forte crescimento orgânico e também investimos para oferecer melhores soluções para produtos com alto valor agregado, como Farma, Eletrônico e operações logísticas de movimentação e armazenagem. Também tivemos avanços significativos em governança corporativa e compliance. Estamos propondo aos clientes novas soluções integradas para a área florestal e soluções conjuntas para operações Inbound e Outbound, otimizando a rede logística de nossos clientes, buscando menores custos e melhores níveis de serviço.”

Entre os serviços oferecidos pela empresa estão: Gestão de Transporte (Transportation Management – TM) – Carga Fracionada, Transporte Internacional e Carga Geral; Operações Dedicadas para Florestal & Agro (Dcc Forest & Agribusiness) – Contratos dedicados para os segmentos Florestal e Agronegócios em Colheita, Carregamento, Transporte, Estradas e Operações Integradas; Operações Dedicadas para Indústria (Dcc Industry) – Contratos dedicados para a indústria em Líquidos, Gases, Químicos, Armazenagem e Operações Integradas.

 

Brado Logística: movimentação 20% maior em 2019
Para 2019, a Brado Logística (Fone: 41 2118.2800) prevê a movimentação de 320 mil TEU – 20% a mais do que no ano passado. “Nossa meta para este ano é transportar mais de 84 mil contêineres por ferrovia, e seguir com uma progressão anual de 25% no volume transportado. Em nossas operações de mercado interno (que já respondem por 30% do volume global de contêineres movimentados), a perspectiva é de aumento nas operações do trecho ferroviário entre Rondonópolis, MT, e Araraquara, SP.”

Marcelo Saraiva, diretor comercial e de operações da Brado, diz que além de novos serviços, também preveem melhorias no desempenho operacional. “Com um investimento de R$ 30 milhões, em 2018, adquirimos 74 novos vagões double stack. Esse novo equipamento vai otimizar a movimentação de contêineres na rota entre Rondonópolis e Sumaré, pois um double stack tem capacidade para empilhar até três contêineres (um de 40 pés e dois de 20 pés). A previsão é que os double stack rodem ainda no primeiro semestre de 2019.”

Também está sendo testado um vagão-protótipo que terá um motor ligado às rodas para gerar energia em contêineres frigorificados e/ou com produtos congelados. O projeto está sendo desenvolvido com parceiros de mercado.

Ainda em 2018 a Brado investiu em três novas locomotivas, que chegaram em novembro e se destinam aos trechos Araraquara-Rondonópolis (mercado interno) e Araraquara-Santos (exportação).

“O ano de 2018 teve, para a Brado, entre seus destaques de novos negócios, a ‘Operação Algodão’. Foram movimentados aproximadamente 2.300 contêineres, equivalente a 55 mil toneladas, carregados com a commodity. A operação 100% dedicada ao mercado de exportação de algodão tem como origem o terminal da Brado em Rondonópolis com destino ao Porto de Santos. De Rondonópolis a Santos transitam, em média, 540 contêineres de algodão por mês. As movimentações devem seguir em alta até o primeiro trimestre de 2019, período do fim da safra. Com uma área de 6.500 m², dividido em dois armazéns exclusivos, o terminal da Brado em Sumaré, SP, tem capacidade diária para 10 caminhões na operação de descarga (recebimento) e para 14 contêineres na operação de carga (estufagem). Após chegar por rodovia, o algodão é imediatamente estufado e lacrado no próprio terminal ferroviário, ficando pronto para a exportação antes mesmo de chegar até o porto”, explica Saraiva.

Outro destaque de 2018 foi a celebração, em agosto, do primeiro ano de operações no mercado interno. A estratégia é atender cooperativas e indústrias. Cerca de 260 mil toneladas já foram movimentadas pelas ferrovias entre Rondonópolis e Sumaré, utilizando três trens semanais. Entre as cargas com maior representatividade, estão o milho e o óleo vegetal.

Para 2019, o diretor comercial e de operações da Brado diz que está previsto o lançamento do Portal de Atendimento ao Cliente, que também terá um app para celulares. “O app e o site renovarão as funções de agendamento e de tracking, permitindo visualizar e consultar tanto as operações em tempo real quanto as operações dos últimos três anos.”

Ainda para 2019, o plano é investir mais de R$ 60 milhões em melhorias estruturais dos terminais. Hoje são 14 terminais em operação em três estados: São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

 

Coopercarga: crescimento de 24,9% em 2018
O ano de 2018 também foi de retomada para a Coopercarga – Cooperativa do Transporte de Cargas do Estado do Santa Catarina (Fone: 49 3301.7000). “Tivemos um ótimo resultado, fechando o ano com 24,9% de crescimento em comparação a 2017. Para 2019, esperamos que os investimentos que estavam represados há anos em diversos setores da economia voltem com todo vapor, inclusive os estrangeiros”, aponta Paulo Cesar Simioni, vice-presidente e diretor comercial da Cooperativa.

Ainda em relação ao ano passado, o executivo diz que investiram cerca de R$ 50 milhões em renovação e ampliação de frota. Além disso, foram feitos investimentos em melhorias das estruturas da Cooperativa, tecnologia e, principalmente, em inovação. “Além de uma reestruturação que fizemos em nosso setor de Projetos Logísticos, também startamos uma área de Inovação na Coopercarga. E, ainda, focamos nossa atuação em ramos que já atuamos e conhecemos, ampliando nosso alcance. Contudo, no setor Farmacêutico, no transporte internacional, iniciamos novas parcerias.”

Além de todas as melhorias em seus processos, a Coopercarga voltou o olhar para alguns pontos: revitalização, renovação e aumento de frota; adequação da área de abrangência e de atendimento de regionais e filiais; reestruturação e reforços na área comercial, desde a parte de pré-vendas até o pós-venda, em sistemas e em recursos humanos.

Com relação a este ano que se inicia, Simioni diz que projetam um crescimento de 26,3%. Para chegar a esse resultado, pretendem aumentar a sua fatia de participação em segmentos e clientes estratégicos, bem como expandir suas iniciativas nas áreas de projetos logísticos e inovação.

A Coopercarga é a maior cooperativa de transporte de cargas do Brasil, atuando nos mais diversos segmentos e oferecendo soluções integradas em armazenagem, distribuição urbana e transferência de mercadorias no Brasil e em diversos países do MERCOSUL. Também possui em seu portfólio o negócio Postos de Combustíveis, um Hotel e Restaurante, e uma área especializada em elaboração de Projetos Logísticos personalizados à necessidade de cada cliente.

 

Jamef: investimentos também cuidando do meio ambiente
Também no caso da Jamef Transportes Eireli (Fone: 11 2121.6100), foram vários os investimentos realizados em 2018. Em pessoas, expansão e novas filiais, infraestrutura e tecnologia.

“Em março, inauguramos mais uma unidade em Barueri, SP, com 8.000 m² de armazém, 25.000 m² de pátio e 60 docas, totalmente preparada para operar coletas e entregas, com total segurança. As unidades de Brasília, DF, e Recife, PE, foram ampliadas com as mudanças para novas estruturas, ainda mais modernas e com capacidade para suprir o crescimento operacional dessas regiões.”

Ainda segundo Paulo Nogueirão, diretor comercial & marketing, também foram feitos investimentos em segurança, câmeras de monitoramento e equipamentos de alta tecnologia, como o Sorter – Sistema Automatizado de Distribuição de Encomendas. E foi ampliada a frota com 40 novas carretas, cinco bitrens e 20 cavalos mecânicos, todas cumprindo as exigências das políticas internacionais de emissão de CO2.

E, ainda no primeiro semestre de 2019, será feita a ampliação das filiais de Campinas, SP, e Curitiba, PR, e, em breve, a expansão das filiais de Fortaleza, CE, Florianópolis e Blumenau, SC.

Nogueirão também lembra que a empresa é especializada no transporte de cargas fracionadas de alto valor agregado e atende os mais diversos e maiores players do mercado. “Como o mercado de cargas fracionadas possui os mais variados perfis, firmamos grandes parcerias dentro dos principais setores varejistas, como eletroeletrônico, calçados, cosméticos, confecções e de equipamentos, entre outros. Nos últimos anos, observamos que o comércio eletrônico tem ganhado cada dia mais força e, com o crescimento dessas redes, também tivemos grandes oportunidades de evolução participativa, já que as expectativas para suas entregas estão diretamente ligadas à rapidez e agilidade nas entregas.”

O diretor comercial & marketing também promete revolucionar o modelo de acompanhamento e gerenciamento dos veículos em trânsito para garantir aos seus motoristas ainda mais segurança e maior desempenho. “Essa novidade é composta por um conjunto de hardware e software. A solução possui tecnologia de última geração e, por meio de câmeras digitais HD (frontal, lateral e traseira) instaladas nas cabines dos veículos, gerenciaremos o seu percurso nas estradas em tempo real, desde infrações até sinais de exaustão. Por meio de uma torre de controle e comando, obteremos relatórios de velocidade instantânea, enviaremos e receberemos áudio do interior da cabine, além de enviar comandos de bloqueio para cada um dos veículos em caso de problemas. Exclusivo no setor de transporte de cargas, o novo investimento visa ao aumento da segurança dos nossos motoristas e das cargas transportadas.”

 

Maxton Logística: atuação em novos nichos
A Maxton Logística e Transportes (Fone: 41 3069.9800) prevê um crescimento real em torno de 5% nos negócios, em 2019, considerando os investimentos feitos durante o ano de 2018.

“Apesar da crise que o mercado vem sofrendo ao longo dos anos, em 2018 dedicamos nossos esforços para aprimorar, treinar e reciclar a nossa equipe de profissionais, pois entendemos que eles são parte importante das nossas conquistas. Preparamos-nos também com obtenções de certidões para novas operações que serão implementadas ao longo deste ano, investimos em TI e softwares de acompanhamentos de processos internos e externos.”

Ainda segundo Wagner Machado Cardoso, diretor comercial da Maxton, em 2018 a empresa iniciou algumas operações em nichos anteriormente não atendidos com a obtenção de algumas certidões para operação. “Temos alguns projetos em desenvolvimento e negociação para implantação em 2019, alguns dentro dos segmentos já atendidos e outros em novos mercados. No decorrer de 2018 estruturamos a nossa equipe e organizamo-nos fisicamente para atender um segmento até então não explorado por nós, o de e-commerce. Reuniões já estão agendadas com futuros clientes com o fim de viabilizarmos os projetos no decorrer de 2019. Além disso, no final de 2018 investimos mais na presença da empresa na internet com um novo web site e presença mais eficaz nas redes sociais.”

A Maxton é um Operador Logístico com know-how para efetuar qualquer operação na cadeia logística, sendo os principais serviços a armazenagem, o agenciamento de cargas internacionais e o transporte rodoviário nacional, através da Choice Logistics, empresa do grupo.

 

Blu Logistics: crescimento de mais de 150% em cinco anos
Ao completar cinco anos de operação no Brasil em 2018, a Blu Logistics (Fone: 11 5671.8382) registrou crescimento de mais de 150% desde a sua abertura, em 2013. Um dos destaques está nas importações marítimas, especialmente da Índia e do Oriente Médio, que marcaram alta de 78% no ano passado. As importações marítimas de todos os mercados para o Brasil aumentaram 10% no último ano, mas o resultado foi suficiente para fazer com que a Blu passasse de sexta colocada no ranking de agentes de carga do país para o quarto lugar.

“Estamos muito orgulhosos do resultado geral, apesar das dificuldades enfrentadas no mercado em 2018. Foi um ano de muitos desafios e, mesmo assim, conseguimos consolidar a nossa posição na vice-liderança das importações da Ásia para o Brasil. Agora o nosso foco é desenvolver outras origens”, afirma Gabriel Carvalho, diretor comercial da Blu no Brasil.

Outros dados que revelam a expansão da empresa estão no volume de carga direcionada aos principais portos brasileiros. No montante de cargas para o porto de Itajaí, SC, a Blu cresceu 194% ao longo do ano. Já nas movimentações para Santos, SP, o principal porto da América Latina, o registro foi de 45,5%. Rio de Janeiro também demonstrou participação importante, aumentando em 23% o volume de carga recebida.

“A Blu também fechou o ano com um crescimento significativo no aéreo. O total de processos de importação e exportação do modal aumentou 45%. O número é resultado de negociações e da coordenação operacional do escritório de Campinas, SP, inaugurado no ano passado, e equipe altamente capacitada”, explica Carvalho.

Para 2019, o foco está em desenvolver o produto de exportação marítima especializado no agronegócio. No último ano, as exportações ganharam relevância no mercado brasileiro devido à alta demanda internacional, o que permitiu o maior alcance de produtos fabricados nacionalmente.

“Além do agro, a companhia também aposta no setor de varejo. Seguindo a tendência mundial, os investimentos vão se concentrar em sistemas de gestão dos embarques e no serviço habilitado em gerenciamento de estoques e pedidos”, diz o diretor comercial.

Em paralelo, ele afirma que a Blu também espera manter números positivos no que diz respeito aos produtos lançados recentemente, como o seguro, o desembaraço aduaneiro e a armazenagem, que já compõem o portfólio de serviços logísticos integrados da companhia.

 

MRS Logística: malha ferroviária de 1.643 km
Independentemente da conjuntura, o ponto central da estratégia da MRS Logística (Fone: 32 3239.3920) é o mercado conhecido no meio ferroviário como carga geral, que inclui produtos agrícolas, industrializados, siderúrgicos e insumos industriais e para a construção, entre outros. “Recentemente, esse grupo ultrapassou a marca dos 30% no mix de produtos transportados e, a exemplo do que temos observado há alguns anos, o mercado tem respondido aos nossos esforços e novos modelos de serviços. No segmento de cargas em contêineres, o salto de produção entre 2017 e 2018 foi de nada menos do que 30%. A MRS transportou mais de 109 mil TEU no ano passado, o que a coloca provavelmente na liderança na movimentação de contêineres no país.”

Neste contexto, Guilherme Alvisi, gerente geral de Negócios – Carga Geral da MRS, coloca as novidades apresentadas pela empresa. Como o sistema de grades fixas de partidas e chegadas para os seus trens de contêineres, estabelecido de forma pioneira ainda em 2014. “Também há contribuição de tecnologias de suporte, como as diversas implementadas para aumentar a eficiência do giro dos ativos (sinalização e planejamento de circulação) ou outras que suportam decisões dos maquinistas, e que levam a índices de eficiência energética (consumo de diesel), que hoje é referência até para as ferrovias dos EUA e da Europa. Por fim, há investimentos em projetos estruturantes e em manutenção. O ano de 2019 será de forte atuação nessas três frentes.”

Em 2018 – continua Alvisi –, o investimento global da companhia foi na casa de R$ 750 milhões, em projetos de manutenção e garantia de confiabilidade da malha e dos ativos (hoje há indicadores benchmarking nessa frente, apesar da idade da malha), em projetos de aumento de capacidade (aquisição de frota, tecnologias de produtividade) e em segurança, que é um pilar operacional e também um forte atributo de mercado (poucos acidentes operacionais e índices praticamente nulos de roubo de carga há anos traduzem-se em menores custos para os clientes).

“Dentro da estratégia mencionada acima, para servir a indústria com insumos e logísticas inbound e outbound, nossa carteira de clientes no segmento de contêineres ultrapassou, pela primeira vez na história, a marca de 250 empresas atendidas. Quando a MRS foi criada, não havia sequer um contrato de longo prazo nessa frente. O setor produtivo está redescobrindo o valor da ferrovia, o que será sem dúvida uma tendência a ser mantida para 2019. E, a exemplo do que vem sendo feito em diversas rotas para contêineres, a MRS vai ampliar, em 2019, os serviços na rota Rio-São Paulo, com foco no atendimento do mercado interno”, diz Alvisi.

Voltando às novidades apresentadas pela empresa, ele destaca uma forte ação de abertura de novos terminais para os fluxos de carga geral. Os terminais são fundamentais, pois permitem a intermodalidade das soluções, isto é, possibilitam que a carga passe dos modais rodoviário, hidroviário ou marítimo para os trens, e, com isso, a ferrovia passa a virtualmente não ter limites geográficos. “Somos uma ferrovia presente em Minas, Rio e São Paulo, com diversos clientes instalados nas regiões Norte e Nordeste – cases do casamento imbatível da ferrovia com a navegação de cabotagem. Inauguramos terminais em Itutinga, MG, Barra Mansa, RJ, Caçapava, SP e Belo Horizonte, BH, entre outras cidades. Ao todo, são 47 terminais intermodais à disposição de nossos clientes.”

A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre as principais cargas que transporta estão: contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro.

 

Penske Logistics: destaque para otimização de malhas de transportes
O forte da Penske Logistics (Fone: 11 3738.8200) – que hoje atende os mercados automotivo, varejo, bens de consumo e high-tech – são as operações de gestão de Centros de Distribuição e de transportes.

E a empresa vem investindo bastante, nos últimos anos, em um serviço que chamam de LLP (Lead Logistics Provider). “Neste novo serviço temos um papel fundamental na otimização de malhas de transportes, roteirização e controles de inventário, com foco único em redução de custos”, explica o diretor de Vendas e Engenharia da empresa, Fabrício Orrigo.

Ele também comenta que a empresa fechou contratos importantes em 2018 e tem boas oportunidades em seu pipeline, acreditando que 2019 será um ano bem positivo e de crescimento. “Tivemos de fazer alguns ajustes em função da drástica redução de volumes dos últimos anos, mas tomamos também a decisão de não parar os projetos e os investimentos que já estavam em andamento, visando justamente estarmos prontos para este momento de retomada da economia.”

Em 2019, a empresa continuará investindo em tecnologia e tem, ainda, alguns projetos em andamento com sua área de inovação, envolvendo startups e novas soluções.

 

Prestex Cargas Express: cinco grandes frentes abertas em processo de maturação
Mesmo em anos anteriores, quando a economia estava retraída e encolhendo em praticamente todos os setores, a Prestex Cargas Express (Fone: 4007.1457) teve um crescimento exponencial (cerca de 45% ao ano).

É o que afirma Marcelo Zeferino, gerente comercial nacional da empresa. “Nossa meta para 2019 é romper a barreira de 50% de crescimento. Viemos crescendo em média 40% a 45% nos últimos anos, e quanto mais se cresce mais alto fica o bastão para o ano seguinte. Atualmente temos cinco grandes frentes abertas em processo de maturação.”

Zeferino também comenta que a grande novidade apresentada pela empresa é, sem dúvida, o Sistema Online Prestex In Company, uma solução que permite ao cliente não só contratar, como gerenciar e planejar toda a demanda logística do seu negócio. Amparado pela equipe Prestex em todas as etapas do processo, o cliente consegue integrar todas as etapas produtivas, desde o planejamento até o cliente final.

De fato, o gerente comenta que os investimentos da empresa, em 2018, foram focados em sistema e pessoas. “Em 2018, a Prestex ousou no que tange à tecnologia, levando ao mercado o que há de mais moderno em sistemas para integração logística. Quanto a pessoas, foram investidos, nos atuais e novos colaboradores, o que existe de mais moderno em atendimento de alta performance. Ainda em 2018, flertamos em várias áreas, que até então desconhecíamos ou sequer atuávamos. E posso afirmar que todas elas nos proporcionaram ganhos significativos, se não financeiro, em expertise e conhecimento.”

Zeferino também diz que, atualmente, a Prestex é muito mais que uma transportadora, acabou se tornando uma solução estratégica no que tange a logística, cadeia de suprimentos e indústria. “Podemos resolver desde um deslocamento de material emergencial, até solucionar um grave problema estrutural logístico de nossos clientes.”

 

RTE Rodonaves: investimentos de R$ 51 milhões
A RTE Rodonaves (Fone: 16 2101.9980) é outra empresa que começou o ano otimista. Na segunda quinzena de janeiro, as expectativas já tinha sido superadas. “A tendência é que o ano seja muito melhor em quantidade de frete e faturamento. Há a expectativa de expandir nossa frota já neste início de ano, com novas aquisições, além dos grandes investimentos que têm sido feitos em estruturas prediais”, diz o presidente da empresa, João Naves.

De fato, ele diz terem planos ambiciosos para esse ano. “Em 2018 iniciamos um grande investimento que será concluído até o final de 2019, no valor de R$ 51 milhões. Duas novas unidades serão abertas nas cidades de Sumaré, SP, e Uberlândia, MG, com o objetivo de triplicar os despachos na região de Minas Gerais. Além disso, fizemos a ampliação da frota própria com a aquisição de 125 veículos, em 2018.” Naves também lembra que estão em fase de estudos para novas iniciativas, tanto em modais como em novos negócios.

A RTE Rodonaves é especializada em cargas fracionadas, itinerantes, consolidadas e dedicadas e pertence ao Grupo Rodonaves, que reúne, além desta, a RTE Agro, Rodonaves Iveco Caminhões, Rodonaves Locação, Rodonaves Restauradora e Mecânica, Rodonaves Corretora de Seguros e Rodonaves Caminhões Seminovos.

 

Santos Brasil: vários projetos
Neste ano, a Santos Brasil (Fone: 13 2102.9000) dará início às obras do projeto de expansão do Tecon Santos, SP, que ampliará em 220 metros o cais acostável, totalizando 1.510 metros. Com isso, o terminal operará com um cais de 1.200 metros, com capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (366 metros), e o Terminal de Veículos (TEV) permanecerá com 310 metros de cais. A obra terá duração de 18 meses e receberá investimentos de aproximadamente R$ 150 milhões.
Em 2018, a companhia já havia adquirido 30 terminal tractors, 30 semirreboques e dois guindastes de cais STS (shipt-to-shore cranes). Os novos guindastes de cais terão capacidade para operar navios maiores e substituirão os dois mais antigos STS do Tecon Santos, com importante ganho de produtividade das atividades de cais. O projeto total de ampliação e modernização do Tecon Santos prevê investimentos superiores a R$ 1,2 bilhão, ampliando em 20% a capacidade de movimentação do terminal, totalizando 2,4 milhões de TEU.

“Já em nosso terminal de Vila do Conde (Pará), concluiremos no primeiro semestre deste ano as obras de melhorias iniciadas no ano passado. Em 2018, investimos em equipamentos novos – um guindaste Mobile Harbour Crane; uma empilhadeira tipo Reach Stacker para contêineres vazios; duas empilhadeiras tipo Reach Stacker para contêineres cheios e dez caminhões para operações de costado –, que já entraram em operação; e demos início às obras na retroárea. O projeto do Tecon Vila do Conde engloba pavimentação do pátio de armazenagem, construção de novos portões de entrada e saída de veículos, bem como outras melhorias na infraestrutura. A melhoria no fluxo operacional de veículos e de contêineres e, consequentemente, na produtividade do terminal já começou e foi complementada por mudanças na gestão operacional como, por exemplo, a implementação do SAV (Sistema de Agendamento de Veículos).

Também é importante destacar os investimentos em sistemas voltados às operações logísticas para clientes, para o transporte, para operações no porto e nos sistemas internos de gestão, que permitirão um atendimento mais customizado e eficiente”, explica Wagner Toffoli, diretor comercial de Operações Logísticas.

Ainda em 2018, a Santos Brasil consolidou sua estratégia de diversificação, ampliando o tipo de serviço prestado ao mercado de commodities. É o caso, por exemplo, do início da operação de estufagem de algodão nas suas instalações em Santos. Esse tipo de negócio tende a aumentar mais ainda em 2019 na Santos Brasil, com o crescimento do número de serviços que vão escalar no Tecon Santos na rota da Ásia. “Também apostamos no crescimento de projetos logísticos em setores importantes que já atuamos, como químico e farmacêutico. Estamos desenvolvendo produtos específicos para esses setores e acreditamos que entraremos de maneira mais forte no Supply Chain de empresas destas áreas em 2019”, esclarece Toffoli.

A Santos Brasil Logística desenvolveu novos projetos para oferecer soluções de transporte, Supply Chain, logística reversa, distribuição, trâmites aduaneiros e logística integrada cada vez melhores e mais eficazes. Clientes que lidam com peças extrapesadas e com grandes dimensões, que normalmente não cabem em um contêiner, podem também contar com portos que servem de gateways em quase todo o território brasileiro, além de guindastes de grande capacidade e a experiência da Santos Brasil em operações logísticas e portuárias. A Logística também pretende expandir as atividades relacionadas a clientes com necessidades mais específicas, como gerenciamento de cargas que exijam sequenciamento preciso na cadeia logística. A empresa conta com capacidades e estruturas já existentes para realizar o gerenciamento logístico desse tipo de material. A Santos Brasil é reconhecida como referência na operação portuária de contêineres no Brasil e oferece soluções logísticas completas, do porto à porta.

 

Sequoia: foco nas otimizações logísticas
A Sequoia Logística e Transporte (Fone: 11 4391.8800) cresceu organicamente mais de 30% em 2018, no meio da crise e com greve dos caminhoneiros. “Confiamos que, em um cenário econômico mais estável, devemos conseguir inclusive rentabilizar ainda mais a companhia, sempre contando com automações, sinergias, inteligência logística e ganhos de produtividade”, diz Marcos Bagnolesi, diretor Comercial e Projetos.

Ele destaca que a empresa tem alguns projetos em andamento para o ano de 2019, focados em otimizações logísticas. “Já investimos em um sorter holandês que chegará em junho deste ano.”

A empresa também está buscando expandir os seus negócios de armazém e e-commerce. Para isso, está focando em aumento de malha e otimização logística. “Teremos também algumas surpresas, mas ainda precisamos mantê-las sob sigilo”, aponta Bagnolesi.

Pensando no crescimento exponencial do mercado de e-commerce, a decisão da Sequoia para o ano de 2018 foi a aquisição de uma empresa que complementasse a sua atual operação de last mile. “Para concretizar este movimento, escolhemos uma empresa com mais de 15 anos de mercado. Investimos também no aplicativo startup Uello, que traz inteligência logística para reduzir a ociosidade e aumentar a produtividade da frota gerida, com mais velocidade, inteligência e a um custo competitivo.”

Ainda em 2018, a diretoria da Sequoia tomou a decisão de expandir o negócio para o Nordeste. E com a aquisição de uma nova empresa, passou também a ter uma consolidada atuação nacional, já que os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais passam a ser atendidos em sua totalidade.

A Sequoia é um Operador Logístico 3PL que atua em toda a cadeia nacional. Tem operações com abrangência nacional e malhas de B2B (FTL e LTL) e B2C, além de diversos armazéns por todo o Brasil.

 

Tegma: investimento para atender ao mercado de veículos
O ano de 2018 foi marcado pela continuidade do crescimento do mercado de vendas de veículos iniciado em 2017 e, para tal, a Tegma Gestão Logística (Fone: 11 4346.2500) teve o desafio de atender o volume crescente de demanda por transporte com eficiência. “Investimos em um pátio novo na cidade de Sorocaba, SP, no intuito de melhorar a logística das operações de um importante cliente. Além disso, realizamos um investimento em uma startup que promete ser um importante player no setor de market place, sendo o elo entre embarcadores e transportadores”, diz o CEO, Gennaro Oddone.

Ainda em 2018, a empresa iniciou uma operação de gestão de estoques e picking que permite ao cliente do ramo alimentício realizar a seleção de seus produtos de uma forma que o habilita a uma venda fracionada. Também iniciou uma operação de gestão de armazenagem para um grande cliente do setor de fármacos, o que abre uma importante via de crescimento em um setor ainda não atendido pela marca.

“Em 2018, nós pudemos mostrar o quanto a Tegma tem a inovação como uma grande vantagem competitiva, com a segunda rodada de seleção de startup da tegUP, aceleradora criada em 2017. Temos a intenção de nos tornar um hub de empresas com o DNA de inovação em logística e, com isso, agregar novas ideias, fornecedores e soluções para nossos clientes”, diz Oddone.

O principal negócio da Tegma é a logística de veículos zero quilômetro, sendo responsável por levar os recém-produzidos ou importados aos seus destinos com a responsabilidade de não avariá-los nem atrasá-los. “Já transportamos 1,2 milhão de veículos em 2012 e atualmente transportamos em torno de 800 mil por ano.”

O CEO também lembra que a empresa é responsável por gerir o abastecimento da linha de produção de importantes clientes do setor de químicos, vidreiro e de eletrodomésticos, além de gerir os estoques de importantes clientes do segmento de bens de consumo.

 

Tora: investimento na renovação da frota
São várias as metas da Tora (Fone: 31 2191.2575) para 2019: diversificar as atividades, atuando em outros segmentos; aumentar a parceria e integração com a ferrovia como solução de baixo custo para seus clientes; renovar mais 40% da frota; investir em sistemas de controle (WMS) nos terminais que ainda não possuem; e investir em sistemas de controle operacional que propiciem maior produtividade.

A empresa – que oferece transporte rodoviário nacional e internacional, terminais de integração rodoferroviária, recintos alfandegados (CLIA – REDEX), armazenagem, movimentação, consolidação e distribuição – renovou, em 2018, 40% da frota, além de fazer melhorias de infraestrutura em terminais e sistemas de controle e automação.

“Temos novos terminais integrados às ferrovias com localização estratégica, que permitem a nossos clientes avançarem seus estoques via trilhos”, diz Edson Eustáquio Fernandes, diretor administrativo/financeiro.

 

Transduarte: nova unidade em Minas Gerais
A Transduarte – Tede Transportes (Fone: 51 3584.3500) iniciou 2019 com a inauguração da nova unidade em Nova Serrana, MG, e a implementação do aplicativo Tede, que vai facilitar a vida do cliente no rastreio de mercadorias.

“Em 2018 investimos em capacitação e treinamento das equipes, visando maior eficiência nas operações. Também buscamos manter a gestão eficiente, maximizado a utilização dos recursos, controlando as despesas, sem comprometer a qualidade e a eficiência do serviço ao cliente”, diz Rodrigo Guimarães, da assessoria de Comunicação e Qualidade da Transduarte, que é especializada no transporte de cargas fracionadas, máquinas, produtos químicos perigosos e não perigosos.

 

CCA Express: investimentos em tecnologia
“O investimento em tecnologia sempre foi nosso grande diferencial, pois nos dá condições de avaliar constantemente nossa operação e tornar os processos acessíveis de forma transparente aos nossos clientes. Em 2018 fizemos grandes investimentos em software, e pretendemos mantê-los em 2019.”

Segundo Guilherme Picolli, diretor comercial da CCA Express (Fone: 0800 603.0011) – que trabalha com transporte rodoaéreo de mercadorias de pequeno, médio e grande porte e operações especiais com necessidade de packing e picking –, além de ter atualizado a sua plataforma sistêmica para facilitar a comunicação com as ferramentas mais modernas de EDI e BI, a empresa também renovou parte de sua frota rodoviária e ampliou seu CD na Matriz, em Caxias do Sul, RS. Para 2019, pretendem aumentar seu share de mercado, principalmente no Rio Grande do Sul e em São Paulo, onde têm presença comercial mais intensa. E também estão com os olhos voltados para a indústria de automação industrial, energias alternativas e comércio eletrônico.

Sobre as medidas internas tomadas pela empresa para se adequar ao mercado e, agora, ao crescimento do setor, Picolli acredita que o acompanhamento atencioso que dá aos seus processos (etapas rodoviárias e aéreas) e o controle constante de KPIs lhes dão condições de aprimorar constantemente a operação e melhorar sua performance.

 

Ellece Logística: consolidação como OL
A Ellece Logística (Fone: 11 2573.9700) se prepara para entrar 2019 se consolidando como um dos maiores Operadores Logísticos do país, que oferece muito mais que serviços de armazenagem, mas soluções integradas ao mercado. A afirmação é de Eduardo Ferreira, gerente comercial da empresa. Ele também ressalta que a Ellece é um Operador diferenciado com know-how para atendimento do canal do médio/grande varejo, atacadistas, key accounts e distribuidores em todo o território nacional. “O maior diferencial da Ellece, além do serviço de armazenagem, é a gama de soluções oferecidas para agregar valores ao seu cliente, conhecida como gestão 360º, conceito que assegura maior maximização dos resultados. Temos plena capacidade de administrar e executar todas as operações e rotinas pós-produto acabado produzido ou comercializado pelas indústrias, além da transferência entre fábricas e armazéns, movimentações e armazenagem de produtos, montagem de kits promocionais (display ou shirink) e etiquetagem de itens para nacionalização ou para exportação, distribuição dos produtos com customer service dedicado para monitoramento das entregas, inteligência de gestão de estoque ativo, mão de obra especializada, além da habilidade e experiência para se adequar e atender altos picos sazonais”, comenta.

Para tornar-se referência nesse mercado, a Ellece conta com cinco unidades, sendo a matriz e uma nova filial em Guarulhos, SP, aumentando a sua capacidade no serviço de armazenagem de 40 mil posições-paletes em mais 14 mil posições; e a inauguração, em 2018, das unidades em Extrema, MG, Maceió, AL, e Curitiba, PR. “Com a abertura das novas instalações, podemos prospectar um volume de negócios 25% maior para 2019 em relação a 2018”, finaliza Ferreira.

A Ellece Logística é um Operador Logístico especializado em movimentação, armazenagem e distribuição de produtos acabados, constituída em 2011, absorvendo todos os recursos e conhecimentos adquiridos ao longo de décadas das operações da Pandurata Alimentos, detentora das marcas Bauducco e Visconti.

 

Embragen: aumento da área de armazenagem de carga farmacêutica
No ano de 2018, a Embragen (Fone: 11 3769.3364) investiu no aumento da área de armazenamento de carga farmacêutica: foram construídas quatro câmaras frias de diferentes temperaturas. E comprados equipamentos novos, como empilhadeiras, paleteiras, etc.

“Em 2018 intensificamos nossa operação na área de armazenamento alfandegado de carga farmacêutica e implementamos novas câmaras frias e novos equipamentos específicos para tal. Também foram criados um setor de qualidade direcionado à área fármaco e uma área de atendimento ao cliente”, explica Cassio Marques Filho, diretor da empresa, que é voltada para o armazenamento alfandegado de cargas secas e farmacêuticas.

Para 2019, como metas, a Embragen está investindo no aumento de demanda de energia e finalizando uma nova câmara, além de ter planos para a construção de mais uma câmara fria. Também está em implementação o novo sistema de shuttle com wi-fi ID e leitor de QR Code dentro do sistema WMS e fechamento de doca com portal de selamento.

 

MODERN Logistics: captação de investimentos de US$ 200 milhões
Gerald Lee, CEO da MODERN Logistics (Fone: 11 4063.9338), é outro otimista quanto a este ano. “Temos planos de manter o atual ritmo de crescimento e dobrar o nosso faturamento. Com a melhora das perspectivas econômicas, a companhia espera fechar novos negócios e ter um crescimento sustentável de acordo com a maior demanda dos clientes.”

Para isso, a empresa se preparou já em 2018, quando recebeu investimentos de mais de R$ 40 milhões. A companhia adquiriu sua terceira e quarta aeronave. A terceira entrou em operação em julho. Já a quarta aeronave recebeu certificação da ANAC em dezembro e a partir de março agora começa a voar. Os investimentos realizados ainda incluíram a inauguração de um novo Centro de Distribuição em Goiânia, GO.

“No último ano, a MODERN registrou um crescimento de 100%. Foram fechados grandes contratos. Além dos investimentos citados, ampliamos a frequência de voos semanais para cinco e homologamos parceiros rodoviários por todo o país. Oferecemos uma solução única e totalmente customizada, com uma área de atendimento nacional, chegando a locais onde a indústria não consegue chegar.”

Lee também conta que estão investindo em tecnologia de ponta e no capital humano. No último ano, houve um aumento de 55% no quadro de funcionários.

“Com um robusto plano de expansão, estamos procurando captar novos investimentos de US$ 200 milhões. Para isso, a empresa contratou um banco de investimento, que irá buscar novos investidores. O capital será utilizado para a compra de aeronaves e na construção de novos Centros de Distribuição que atenderão mais cidades no país.”

A MODERN Logistics é uma companhia brasileira de logística integrada, que conta com frota aérea própria. Oferece serviços de armazenagem, processamento e separação de pedidos, expedição de produtos, soluções de cadeia fria, transporte aéreo e terrestre, logística reversa e transporte em regime de DTA (Declaração de Trânsito Aduaneiro).

 

As melhorias esperadas em 2019
Praticamente todos os participantes desta matéria especial estão bastante otimistas quanto ao mercado em 2019, em função do novo governo. E eles também apontam as melhorias esperadas. Veja a seguir.

• Melhora na eficiência da infraestrutura logística existente, onde há gargalos relevantes, visto que a intenção do atual governo é privatizar ou fazer Parcerias Público-Privadas (PPP) para investimentos em portos, aeroportos, rodovias e ferrovias;
• Redução no preço dos combustíveis, o que fará com que o mercado tenha condições de apresentar custos mais competitivos de transporte, que por consequência poderão favorecer a composição dos custos de bens de consumo, principalmente;
• Incentivos fiscais para a categoria;
• Melhorar a imagem do Brasil no exterior;
• Resgatar a confiança dos investidores frente a tudo que assistiram dos governos anteriores;
• Novas aberturas de mercado;
• Que o valor do frete encontre o equilíbrio entre as partes, pois com a crise houve um exagerado achatamento das margens que resultaram na quebra de diversas empresas de transporte e, também, na redução do ritmo de investimentos pelas que conseguiram ultrapassar esse difícil momento econômico do país;
• Aprovação da reforma da Previdência, sem privilégios, o que é essencial para sanear as finanças públicas e devolver ao Brasil o grau de investimento e o selo de bom pagador internacional;
• Investimentos, pelo novo governo, em modais alternativos ao transporte rodoviário de cargas, como o aéreo, desafogando o setor de transportes e agilizando a distribuição de mercadorias em todo o território nacional;
• Aprovação das medidas econômicas necessárias;
• Que o fluxo de cargas retorne gradualmente ao nível pré-crise;
• Privatizações;
• Redução drástica de tarifas aplicadas ao mercado externo;
• Melhoria na segurança contra o roubo de carga;
• Liberação de recursos financeiros para investimentos e renovação da frota;
• Maior seriedade e transparência nos atos do novo governo;
• Reformas tributárias justas;
• Queda dos juros;
• Possibilidade que as indústrias voltem a ter financiamentos de longo prazo para aquisição e importação de maquinários modernos;
• Redução no preço dos pedágios.
O “Raio-X das atividades de Operadores Logísticos e transportadoras” também está nas revistas Logweb Digital número 27, de fevereiro, e 28, de março de 2019. Acompanhe em www.logweb.com.br/revista/.

Veja a lista das empresas participantes da versão digital número 27, de fevereiro de 2019:
• Avanti Logistics
• BX Logística e Transportes
• Choice Logistics
• Confiance.Log
• DHL Supply Chain
• D-log Brasil Op. Logístico Multimodal
• FedEx Express
• Flash Courier
• Frette Logística & Multimodal
• Jadlog
• JSL
• Kwikasair Express
• Multilog
• MXP Multimodal
• Pacer Logística
• Panalpina Brasil

Veja a lista das empresas participantes da versão digital número 28, de março de 2019:
• Pront Cargo Logística Personalizada
• Quality Logística
• RV Ímola Transportes e Logística
• Terca
• Transfolha Transporte e Distribuição
• Transportadora Americana
• Transportadora Minuano
• Transrobert Transportes
• TSV Transportes Rápidos
• TW Transportes & Logística
• UPS
• UniHealth Logística Hospitalar
• Unimodal Transportes e Logística Integrada e Unimodal Armazéns Gerais
• Via Log Logística e Transportes
• Ynova Transp., Logística e Facilities
• Yusen Logistics

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