Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Especial 25 de março de 2019

Um Raio-X das atividades de Operadores Logísticos e transportadoras – Ed. Dig. 28

Os investimentos previstos para 2019 e os realizados no ano passado.  As parcerias, os negócios entabulados, a entrada em novos nichos de mercado. Tudo isso e mais, nesta matéria especial com fornecedores de serviços aos embarcadores – e que foi iniciada no número 197 da versão impressa e continuou na versão digital número 27, de fevereiro 2019.

 

Pront Cargo: aumento da área de atuação

A Pront Cargo Logística Personalizada (Fone: 11 2626.2815) lançou em 2018 a ProntMarket, nova unidade de negócios focada em oferecer soluções de fulfillment (logística completa) para e-commerces e marketplaces, em São Paulo; a ProntExpress, nova unidade de negócios focada no transporte de pequenas encomendas (courier) para todo o Brasil; e a ProntCare, nova unidade de negócios focada no transporte de produtos para a área da saúde para todo o Brasil.

“Ainda em 2018, ampliamos nossa apólice de seguros, aumentando a capacidade de cobertura para o transporte de eletroeletrônicos e medicamentos, adquirimos um WMS, buscando customização para integração com as principais plataformas de e-commerce do mercado, e desenvolvemos tecnologia mobile para a gestão das coletas e entregas de nossa frota em nível nacional”, conta Iltenir Junior, diretor executivo da empresa.

E ele continua: também foi feito o redimensionamento da carteira de clientes e a renegociação de contratos com as principais companhias aéreas do país, visando oferecer tarifas mais atrativas sem impactar em sua política de resultados.

“Para 2019, temos duas metas: expansão de nosso CD em São Paulo, objetivando alavancar novos contratos de fulfillment; e aquisição de frota para transferências entre unidades das regiões Sul e Sudeste.”

A Pront Cargo oferece serviços de transporte aéreo porta a porta para todo o Brasil; distribuição de encomendas em nível nacional; e logística para e-commerce e marketplaces.

 

RV Ímola: investimentos em  automação, sistemas, processos e veículos

A RV Ímola Transportes e Logística (Fone: 11 2404.7070) foi estruturada para um potencial crescimento de 45% nos negócios em 2019. Para sustentar este crescimento e já projetando 2020, a empresa investirá cerca de 10 milhões de reais para ter mais automação, sistemas, processos e veículos.

“Para atingir este resultado, fizemos uma fusão de unidades, o que trouxe uma sinergia para a entrada de novos negócios. Além disto, investimos 11 milhões de reais no ano de 2018 para agregar unidades e importar equipamentos de automação, além de termos investido em aprimoramento de sistemas”, explica  Roberto Vilela, presidente.

Ele também destaca que a empresa desenvolveu um produto nos últimos anos, que foi testado, validado e registrado e que deverá ser lançado ainda em 2019 – “será um produto muito importante para nosso segmento de negócios”. A RV Ímola também promoveu inovação na área de transportes de medicamento, armazenagem e logística hospitalar, segundo o presidente.

Ainda em 2018, Vilela diz que perceberam alguns gargalos nos processos administrativos e operacionais através de uma consultoria especializada contratada para ajudá-los a analisar indicadores e resultados da empresa. “Em janeiro de 2019, a contratação do novo vice-presidente operacional, Lauro Traldi, teve como objetivo a implantação de melhorias processuais, bem como o planejamento estratégico para que nossas operações sejam executadas com o maior e melhor nível de performance, visando melhorias para nossos clientes.”

A RV Ímola oferece serviços de transporte rodoviário e aéreo, cadeia fria e gestão intra-hospitalar, com soluções integradas voltadas para toda a cadeia da saúde.

 

Quality Logística: um bom começo de ano

A Quality Logística (Fone: 11 4583.4800) iniciou bem o ano de 2019. “Na primeira semana fechamos contrato para distribuição com um importante cliente do setor de bebidas, além de um novo contrato de armazenagem. Temos sentido uma boa expectativa e confiança do setor industrial, e desde o último trimestre de 2018 entregamos muitos projetos. Os mesmos já entraram em 2019 em pauta e acreditamos que muitos deles serão conquistados em razão dos ‘savings’ que propomos e validamos”, comemora Fernando Villar, gerente comercial e de Marketing.

A empresa, que atua nos segmentos de intralogística, armazenagem, transportes, serviços especiais e terceirização de processos, conquistou, em 2018, projetos em varejo, e-commerce e venda direta, bebidas, embalagens, infraestrutura, agronegócio e papel e celulose, o que gerou um crescimento de 30%, comparado a 2017.

Por outro lado, a Quality Logistica realizou, no ano passado, investimentos em treinamento e capacitação da equipe, além de desenvolver um aplicativo de CRM que permitiu oferecer respostas mais rápidas aos clientes.

“Implantamos uma área de Engenharia e Inovação que suporta nossos contratos e desenvolvimento de soluções, buscando melhoria contínua e trazendo o que há de mais moderno em tecnologia, automação e otimização de processos; equipamos nosso CD em Embu, SP, com equipamentos que disponibilizam telemetria e estão integrados com nosso WMS; e estamos em implantação de nossa torre de controle. Na intralogística, baseados nas experiências instaladas e resultados obtidos, desenvolvemos um mapa onde apresentamos um estudo de viabilidade financeira por segmento (químico, automotivo, papel e celulose, embalagens, etc.). Após a coleta de poucos dados, simulamos os ganhos que, dependendo do setor, chegam até 20%.  A partir desta validação, seguimos para a elaboração de um projeto mais detalhado. Com isso, ganhamos tempo e encurtamos etapas para nossos clientes”, comenta Villar.

Ele completa dizendo que, ainda em 2018, foram feitos investimentos em pessoas e que, em 2019, estão aprimorando seu projeto de formação interna, com a criação da Academia de Líderes.

Terca: Entreposto da Zona Franca de Manaus

Contando com a infraestrutura de um complexo de armazenagem, a Terca (Fone: 27 3331.5064) oferece serviços de: armazém alfandegado; armazém geral; Operador Logístico; condomínio empresarial; e Entreposto da Zona Franca de Manaus, AM.

Sarah Bartels Kirchmeyer Vieira, supervisora comercial, conta que, em 2018, foram realizados investimentos em novos projetos de clientes, que englobam estrutura física, sistema, tecnologia e pessoas. “Nesse aspecto, buscamos implementar melhorias no processo, como certificação ISO 9001, na qual somos certificados desde 1998 e no ano passado obtivemos a versão 2015.”

Outra importante conquista foi a certificação da OEA. “Essa certificação ratifica que somos um operador de baixo risco e confiável, o que nos habilita a receber os benefícios oferecidos pelo programa que, resumidamente, representam simplificação, facilidade e agilidade nos procedimentos aduaneiros no país e no exterior.”

Sarah também diz que, buscando novas formas de atuação em um mercado que muda constantemente, no ano passado o Terca foi homologado como novo Entreposto da Zona Franca de Manaus.

“O Terca investe constantemente em melhorias e no uso de tecnologia, utilizando ferramentas como o sistema WMS, que trabalha com leitores de códigos de barras e com identificação por radiofrequência (RFID). Um ponto a ser destacado é que o WMS é constantemente aprimorado pela equipe interna, o que permite a gestão de forma efetiva e com agilidade, em função dos diversos indicadores de processos que são gerados e acompanhados internamente e pelos próprios clientes, além de Gestão de Espaço, recursos, produtividade e performance.”

Transfolha: novidades no e-commerce

A Transfolha Transporte e Distribuição (Fone: 11 4133.8250) atua há 30 anos com serviços de coleta e distribuição, transferência, logística reversa, armazenagem, gerenciamento de estoque e manuseio para os segmentos de B2C e B2B. “O B2C é um segmento que mantém suas taxas de crescimento constantes, porém, requer investimentos regulares em tecnologia, malha de distribuição e em novos formatos de entrega para atender ao consumidor, como pontos pick-up (retirada), shipping from store (entrega a partir das lojas), logística reversa (devolução) e outros. Tudo isso com prazos de entrega condizentes com a expectativa dos consumidores.”

 

Alexandre Felix, diretor-geral da empresa, continua explicando que no segmento B2B a Transfolha tem se destacado com ampla oferta de serviços para o setor de meios de pagamento, viabilizado pela implantação de sistemas avançados de gerenciamento de estoque. Tais sistemas estão preparados para operar em diferentes segmentos de mercados, categorias de produto, sistemas de armazenagem e regras de gerenciamento de estoque. “Dentro desta gama de serviços, podemos destacar algumas tendências, como o transporte colaborativo, a gestão de estoque integrado, o sistema de roteirização dinâmica das entregas e a retirada de produtos pelo consumidor nos comércios locais (pick-up points), entre outros”, diz Felix.

Ele também informa que entre os investimentos, identificaram oportunidades de melhorias internas que possibilitaram desenvolver novas ferramentas de gestão e controle, via tecnologia própria, para que as análises e as tomadas de decisões fluíssem de forma mais rápida e assertiva. Tais melhorias abrangeram praticamente todas as áreas da Transfolha. “Direcionamos investimentos também em nossa rede de franquias, promovendo projetos e tecnologias para melhor gestão no seu dia a dia e geração de negócios.”

A Transfolha lançou o serviço de frete regional, mais conhecido como Transfolha em Rede, que uniu a capacidade de inovar com a oportunidade de abrir novas frentes de negócios presentes na Rede de Distribuição da marca. “Isso ampliou e multiplicou nossos serviços de coleta em pequenos e médios fabricantes e comerciantes locais, e pequenos vendedores online do e-commerce, que passaram a ter acesso à Rede Nacional de Distribuição da Transfolha, que já abrange mais de 1.500 municípios atendidos diretamente pela nossa estrutura.”

A empresa também começou a atuar com um novo serviço (rede de pontos de retirada), em parceria com a startup Pegaki, cujo objetivo é resolver parte dos problemas logísticos mais frequentes no e-commerce. O serviço oferece uma nova opção de entrega ao consumidor. Ou seja, ao realizar uma compra em uma loja online parceira, o consumidor poderá retirar o produto no ponto mais próximo de sua residência e no horário mais conveniente, eliminando problemas tradicionais.

Transportadora Americana: crescimento  nas três unidades de negócio

“Nossas perspectivas para 2019 são de crescimento em nossas três unidades de negócio: rodoviária, logística e aérea. Possuímos diferenciais e expertise em alguns segmentos, como o farmacêutico, de computadores e periféricos e têxtil, por exemplo. E acreditamos que teremos oportunidades de ampliar nossa atuação nesses setores. Nosso desafio para 2019 é conseguirmos um crescimento de dois dígitos em relação a 2018.”

O otimismo é de Dorival Polimeno Sobrinho, diretor de Marketing e comercial da Transportadora Americana (Fone: 19 2108.9000). “Em 2018, solidificamos a nossa estratégia de unificação de nossas três unidades de negócios. Esta nova realidade nos gerou oportunidades de negociações abrangendo 100% das necessidades de nossos clientes.”

Para participar destes segmentos, a empresa fez investimentos fortes na capacitação de seus profissionais em busca de melhorias significativas na qualidade dos serviços, no fortalecimento e na ampliação do compromisso de suas equipes.

A Transportadora Americana oferece soluções integradas de transporte e logística, abrangendo transporte rodoviário para as regiões Sul e Sudeste, serviços de armazenagem e transporte aéreo (expresso) para todo o Brasil.

Transportadora Minuano: crescimento de 20%

A meta da Transportadora Minuano (Fone: 51 2121.0999) para 2019 é crescer 20% em relação à média dos últimos três anos nos mercados das regiões Sul e Sudeste. “Ainda neste ano, vamos renovar 30% da frota com veículos cada vez mais tecnológicos e seguros. Vamos expandir o atendimento com novas filiais e lançaremos um novo portal de facilidades ao cliente, incrementando os serviços online e interligado às principais plataformas digitais. Pretendemos ampliar o market share através de novas parcerias comerciais e qualificar continuamente nossa prestação de serviços nos segmentos em que já atuamos”, comenta Fernando Krás Borges, diretor-presidente.

Com relação ao ano passado, Borges diz que investiram fortemente, na casa dos 10% sobre o faturamento, em gerenciamento de risco para prevenção de sinistros e softwares de inteligência logística para intensificar ainda mais a qualidade dos serviços e a agilidade nos processos.

“Tivemos um ano muito bom na Minuano em 2018, incorporamos mais o Estado do Espírito Santo às nossas operações de distribuição e 2019 será um ano de comemorações – vamos completar 45 anos de fundação –, em que pretendemos continuar crescendo e ampliando a participação nos segmentos onde já consolidamos nosso trabalho e vamos inovar ainda mais nas estratégias comerciais para a conquista de novos mercados”, completa o diretor-presidente.

A Minuano transporta cargas fracionadas e completas, atendendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, distribuindo em aproximadamente 1.500 cidades através de suas seis unidades e das mais de 150 bases operacionais.

Transrobert: ganhando espaço na armazenagem

“Apesar de 2018 ter sido um ano de instabilidades neste setor, nossa empresa conseguiu manter o equilíbrio com algumas posições reavaliadas para não permanecer estagnada no mercado. Busca por novos parceiros, aumento em tecnologias de segurança e ampliação do espaço de armazenamento de mercadorias foram nossos maiores marcos de investimentos.”

Ainda segundo Alexandra Barrreto Lima, assistente logístico da Transrobert Transportes (Fone: 71 3301.4541), atualmente a empresa apresenta um ganho referente a espaço destinado à armazenagem de mercadorias, inserção de novos colaboradores realizando marketing empresarial para conquistas de novos clientes, além de modalidades de operações logísticas inteligentes para uma maior segurança ao transporte das cargas. “Para 2019, além da inauguração de mais uma filial, a empresa pretende investir em novos equipamentos de transportes e maquinário para uma logística mais completa e eficiente. Outro denominador bastante plausível se dá na conquista de novas rotas com abrangência nacional”, diz Alexandra.

A Transrobert atua no mercado há 11 anos, tendo o transporte como sua maior característica. Além disto, está investindo cada dia mais no setor de armazenagem.

TSV Transportes Rápidos:  aumento da estrutura operacional

Devido ao desaquecimento econômico em 2018, a TSV Transportes Rápidos (Fone: 11 2954.7778) procurou concentrar os seus investimentos em algumas frentes específicas: Capital humano – no treinamento e na evolução de sua equipe interna com foco no atendimento especial junto aos seus clientes e colaboradores; Tecnologia – investimento na implantação do sistema de mobile em seu site, buscando facilitar ao cliente a melhor informação em tempo real, independentemente da distância entre o fornecedor e destinatário final; Aumento da capacidade operacional – reestruturação de algumas filiais para o crescimento de sua capacidade operacional e inauguração de mais uma nova filial no Estado de Santa Catarina (Blumenau).

Newton Tossim, gerente comercial, continua e diz que um dos segmentos em que a empresa teve grande crescimento dentro de sua carteira comercial foi o do e-commerce. E que a TSV ainda mantém todas as exigências legais pertinentes aos segmentos Farma e de Cosméticos.

“Também é interessante notar que a implantação do mobile em todas as nossas unidades possibilitou uma integração muito rápida no status de cada entrega realizada, e integrada a esse sistema remodelamos totalmente o nosso site, tornando a consulta do embarcador mais rápida e eficaz. Além de tecnologia, nosso investimento se concentrou em uma revisão operacional de nossa malha de atendimento, criando novas rotas de transferência entre as 14 unidades, agregando valores nas operações logísticas de nossos clientes.”

Tossim complementa dizendo que, em 2019, o foco ainda prevalece no aumento da estrutura operacional em algumas localidades e no aumento da capilaridade operacional. Mas o maior investimento ainda continuará sendo em capital humano, treinando e capacitando seus profissionais.

A TSV Transportes Rápidos atua nas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste com 14 filiais distribuídas e sempre operando no transporte de cargas fracionadas e com alto valor agregado.

TW Transportes & Logística: crescimento de 10% este ano

A TW Transportes & Logística (Fone: 54 3330.3900) espera um crescimento de 10% em 2019. Para isto fará investimento em inovação, melhorias das estruturas físicas, veículos e imóveis. “Estamos projetando aproximadamente 10 milhões em investimentos diversos e consolidação da área atendida, nivelando todas as unidades no mesmo padrão de qualidade. Também reforçaremos nossa posição no segmento fracionado, dando mais visibilidade ao cliente sobre a movimentação de sua mercadoria: assim, a programação de seus estoques ficará mais apurada, gerando menos custos financeiros. Também buscaremos melhoria de indicadores de performance para estarmos acima da média de funcionamento das empresas do segmento. E vamos partir para a instalação de práticas de qualidade em serviços, como o Lean, investimento já definido para este ano e que trará muito mais confiabilidade do nosso funcionamento em toda a estrutura fracionada”, completa Alexandre Schmitz, presidente.

No ano de 2018, a TW avançou na reestruturação do negócio com maior controle de custos das operações, melhorias em processos de informação, orçamento e fluxo de caixa projetado para 24 meses.

A empresa é especializada em coleta e entrega ponto a ponto, armazenagem, separação e serviços administrativos e montagem de subconjuntos.

UPS do Brasil: investimentos constantes

Neste ano, a UPS do Brasil (Fone: 11 5694.6600) planeja gerar aumentos substanciais no crescimento do lucro operacional em todas as três unidades de negócio, principalmente com maior alinhamento com clientes de pequeno e médio porte.

Sílvio Silva, gerente nacional de Freight Forwarding, diz que a UPS vem executando com sucesso os investimentos que elevaram a qualidade da receita e melhoraram a eficiência, mesmo em um ambiente desafiador. “Continuaremos nosso foco na implementação de uma transformação empresarial até 2020, que permitirá acelerar nossa estratégia de negócios, aumentar a qualidade de nossos serviços e automatizar nossas operações com investimentos em tecnologia. Como parte dessa estratégia, aumentamos significativamente nossa capacidade internacional total para apoiar a expansão de mercados de alto crescimento e conectar com eficiência clientes domésticos e exportadores à rede global da UPS. Também estamos concentrados em melhorar os serviços e o valor para as pequenas e médias empresas e apoiar os esforços deste segmento econômico em reduzir as complexidades e custos logísticos.”

Silva também lembra que no ano passado investiram  continuamente na expansão de sua infraestrutura no Brasil. “Em 2018 completamos um ano de operação do novo Centro de Distribuição localizado em Campinas, SP, de 480 m², criado para atender à crescente demanda interna por serviços de transporte, especificamente para clientes das indústrias de manufatura industrial, saúde e alta tecnologia.”

A estrutura aumentou a capacidade de volume diário da UPS em 17% e serve como um local para consolidar as divisões de soluções de remessas expressas e de cadeia de suprimentos da empresa. Sua proximidade estratégica com o Aeroporto Internacional de Viracopos, um dos principais hubs de carga do país, e outras importantes rodovias, permite o processamento de 500 remessas por dia e um tempo de trânsito mais rápido. A empresa também tem investido cada vez mais em seus serviços de desembaraço aduaneiro com cobertura nacional, garantindo maior agilidade nos processos de liberação de cargas e liberação em 24 horas nos embarques de importação.

O gerente nacional de Freight Forwarding ressalta, ainda, que o Brasil é um país de indústria diversificada e competitiva. Por isso, a estratégia da UPS é focar em alguns setores, como a indústria manufatureira, automotiva, de tecnologia, cosméticos (Beauty and Care) e cuidados médicos (Healthcare). “Reforçamos, também, nosso comprometimento com pilares centrais de nossa operação em setores como o aeroespacial, de  bens de capital, equipamentos médicos e indústria química.”

A UPS oferece serviços expressos, divididos em doméstico, internacional e adicionais de valor agregado, além de serviços de logística e carga, abrangendo transporte internacional de carga aérea e marítima, liberação alfandegária, armazenagem e gerenciamento de Centros de Distribuição, serviços técnicos, seguro de carga, logística de partes e peças (SPL – Service Parts Logistics), envio de partes críticas e armazém para reparos.

UniHealth Logística Hospitalar: crescimento internacional

O ano de 2019 também se mostra promissor para a UniHealth Logística Hospitalar (Fone: 11 3555.5800). Tanto que a empresa projeta um crescimento nacional de 30% e expansão internacional para mais países, além dos que opera atualmente. E investimentos na casa dos cinco milhões de reais em tecnologia de automação e sistemas.

A UniHealth considera o investimento em tecnologia fundamental para alavancar novos negócios e aplicou o montante de quatro milhões de reais em 2018 em tecnologias de automação. “O foco em 2018 foi consolidar os mercados internacionais e aumentar a participação no mercado privado brasileiro. Para 2019, pretendemos aumentar a oferta de tipos de serviço, incluindo venda de equipamentos e projetos de automação integrada na cadeia de suprimentos hospitalares, além de expandir as operações internacionais para novos países. Para isto, estamos estruturando áreas de implantação, projetos e operações”, acrescenta Mayuli Fonseca, diretora de novos negócios.

Quanto às novidades, ela diz que a empresa apresenta a possibilidade de processos automatizados de rastreabilidade ponta-a-ponta da cadeia de suprimentos com serialização individual de materiais médicos e medicamentos, incluindo a robotização do picking através de elevadores verticais.  A UniHealth Logística Hospitalar é especializada na logística intra-hospitalar, oferecendo soluções integradas de gestão do fluxo de medicamentos e insumos médicos, compreendendo toda a cadeia desta operação, desde a orientação de compra dos produtos pelo cliente, até recebimento, armazenagem, distribuição, dispensação e administração destes no beira-leito.

A empresa presta serviços para instituições públicas e privadas, que vão de hospitais até unidades de saúde, como laboratórios, clínicas médicas e outras estruturas, independentemente do tamanho ou especialidade.

Está em ativa expansão internacional com operações logísticas de saúde no Brasil, Equador, Colômbia e ações iniciadas no México e em Portugal.

Unimodal: “pés no chão” em 2018

Tanto para a Unimodal Transportes e Logística Integrada, quanto para a Unimodal Armazéns Gerais (Fone: 13 3278.3000), 2018 foi um ano de contenção nos investimentos, mas assim mesmo foram adquiridos equipamentos (carretas sider e bugs), feita a modernização de softwares e vários computadores e ampliada a sua capacidade de armazéns gerais – mais 1.000 m².

Para este ano, a empresa planeja melhoria na estrutura de sua filial em Viracopos, SP, e renovação de equipamentos de sua frota. Já a meta comercial é de aumentar o faturamento em 5%, em relação a 2018.

Virgilio Brasilio Bassetto, diretor administrativo, conta que, ainda em 2018 notaram um mercado baseado somente nos “preços baixos”, e optaram por adotar uma postura “pés no chão”, focando na manutenção de seus atuais clientes, verificando índices de satisfação em seu atendimento. “Por todos os acontecimentos de 2018, optamos por permanecer conservadores, revisando e melhorando nossos processos internos, que resultassem em melhoria na qualidade do serviço prestado e satisfação ao cliente.”

Também foram tomadas medidas internas para se adequar ao mercado e, agora, ao crescimento do setor. “Com a aprovação, pelo Congresso e Senado, a Tabela de Fretes do Carreteiro voltou a ser um gargalo no setor de logística. Não entrando no mérito se justa ou não, mas o governo cedeu à pressão dos grevistas e formatou uma tabela com critérios totalmente em desacordo com as planilhas elaboradas pela NTC, bem como a própria ANTT não conseguiu dirimir as dúvidas levantadas por centenas de empresários do setor. Então, como medida interna, tivemos de refazer todo nosso sistema de tarifários, com base em valores mínimos e determinados pela Tabela da ANTT, e fazer um árduo trabalho de argumentação junto aos nossos clientes”, conta Bassetto.

A Unimodal atua com armazéns gerais de cargas e transporte de cargas soltas, contêinerizadas e projetos (maquinários e excedentes) de importação, exportação e alfandegadas, nos Portos de Santos e Rio de Janeiro e nos Aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Rio de Janeiro.

Via Log: crescimento da demanda no segundo trimestre

“Estamos apostando fortemente em melhorias na estrutura de negócio e investindo em pessoal capacitado para atender novos projetos que estão sendo sinalizados. Acreditamos no crescimento da demanda a partir do segundo trimestre. Já estão entrando vários BIDs.”

Outro otimista, Luiz Fialho, diretor comercial da Via Log Logística e Transportes (Fone: 11 3673.6551), diz que estão imaginando um crescimento de novos negócios na ordem de 30%.

No ano passado, a Via Log fez investimentos na renovação da frota e na ampliação da capacidade volumétrica nos novos veículos. Também em 2018, a Certificação ANVISA possibilitou à empresa crescimento forte no transporte de medicamentos e correlatos. “E ainda fizemos investimento em pessoal mais qualificado e comprometido.”

A Via Log presta serviços de armazenagem e distribuição de cargas em geral, além de transporte aéreo e rodoviário expresso para as principais cidades brasileiras e internacional.

Ynova: em franco crescimento

Temer de Andrade Saad, sócio diretor da Ynova Transportes, Logística e Facilities (Fone: 12 3649.1367), fala que a sua empresa está em franco crescimento. “De 2016 para 2018, crescemos mais de 350% e esperamos crescer mais 33% este ano, considerando somente os atuais clientes. Ainda em 2019 estamos ampliando a matriz, que chegará a 5.000 m² de área operacional e administrativa, e implantando uma série de mecanismos internos com vistas à redução de custos.”

Saad também revela que em 2018 investiram na ampliação de frota própria e estruturação do atendimento da operação com a contratação de novos profissionais e implantação de procedimentos visando melhor controle de custos e produtividade. “Incluímos atividades de armazenagem de cargas, intralogística e facilities em nosso portfólio de serviços, além de ampliar o atendimento para segmentos que até então não vinham sendo atendidos, como químico e automotivo. Estamos cada vez mais investindo em tecnologia para prevenção de perdas e melhora da produtividade. Este ano implantaremos um Centro de Controle Operacional (CCO).”

As atividades da Ynova incluem: transportes, logística e facilities (full service).

Yusen Logistics: projeção de crescimento de 15% em 2019

A Yusen Logistics (Fone: 11 3908.9700) acredita que vai ficar dentro das expectativas e projeta uma expansão de 15% no volume de negócios para 2019. Como empresa japonesa, o ano fiscal de 2018 vai até março de 2019.

“O ano fiscal que estamos encerrando foi muito forte na exportação, mas bastante restrito em termos de importação, especialmente por causa da desvalorização do câmbio e do consumo interno ainda bastante tímido”, afirma Alexandre Chami, diretor de IFF (International Freight Forwarding). Na visão do executivo, a exportação marítima e a demanda por transporte aéreo e rodoviário foram bem fortes ao longo dos últimos meses, mas alguns segmentos ainda seguem em lenta recuperação, entre eles a importação, tanto via aérea quanto marítima, e os setores de carga projeto e desembaraço.

Para o novo ano, a empresa aposta no aumento do consumo interno, com a aceleração da retomada econômica e a melhoria dos níveis de emprego, o que deve gerar um aumento da demanda por importação. “Acreditamos que o varejo, o setor de bens de capital e o agronegócio devem ser os maiores impulsionadores dos negócios para a Yusen Logistics no Brasil”, afirma Chami. Seguindo a tendência mundial, os investimentos da companhia com matriz no Japão vão se concentrar em e-commerce e em sistemas de gestão dos embarques.

No segmento de armazenagem, os resultados de 2018 também se revelaram bastante positivos. Houve um crescimento de 30% na movimentação em relação ao ano de 2017. A alta foi atribuída, principalmente, ao aumento das vendas de alguns setores do varejo, em especial, eletrônicos. De acordo com Raquel Teixeira, diretora de Contract Logistics da Yusen no Brasil, no segundo semestre, os principais clientes registraram aumento no volume de vendas, da ordem de 15% a 20%.

Segundo ela, o aumento da demanda surpreendeu a empresa e, combinada com novos clientes, resultou em um crescimento da utilização do espaço de armazenagem da Yusen como um todo. No primeiro semestre, em abril, a Yusen ampliou a área de armazenagem, com a adição de 4 mil metros quadrados à operação do CD Anhanguera.

A Yusen Logistics nasceu a partir da integração da Yusen Air & Sea, uma companhia do grupo NYK, focada no transporte aéreo, com a NYK Logistics, também do grupo NYK, concentrada em transporte marítimo e contratos. Como provedor de soluções logísticas, a Yusen Logistics garante no Brasil serviços de transporte internacional, frete aéreo, marítimo, rodoviário, desembaraço aduaneiro e ainda armazenagem e distribuição.

 

Tem mais “Raio-X das atividades de Operadores Logísticos e transportadoras” na revista Logweb impressa número 197, de fevereiro/março de 2019. E também na edição 27, de março, da versão digital. Acompanhe em www.logweb.com.br/revista/.

 

Veja a lista das empresas participantes da versão impressa,  número 197, de fevereiro/março de 2019:

  • Alfa Transportes
  • Antecippe Soluções Logísticas
  • Austral Logística Integrada
  • BBM Logística
  • Blu Logistics
  • Brado Logística
  • CCA Express
  • Coopercarga – Cooperativa do Transporte de Cargas do Estado do Santa Catarina
  • Ellece Logística
  • Embragen
  • Jamef Transportes
  • Maxton Logística e Transportes
  • MODERN Logistics
  • MRS Logística
  • Penske Logistics
  • Prestex Cargas Express
  • RTE Rodonaves
  • Santos Brasil
  • Sequoia Logística e Transporte
  • Tegma Gestão Logística
  • Tora
  • Transduarte – Tede Transportes

 

Veja a lista das empresas participantes da versão digital  número 27, de fevereiro de 2019:

  • Avanti Logistics
  • BX Logística e Transportes
  • Choice Logistics
  • Confiance.Log
  • DHL Supply Chain
  • D-log Brasil Operador Logístico Multimodal
  • FedEx Express
  • Flash Courier
  • Frette Logistica & Multimodal
  • Jadlog
  • JSL
  • Kwikasair Express
  • Multilog
  • MXP Multimodal
  • Pacer Logística
  • Panalpina Brasil
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal