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Ferroviário 20 de abril de 2015

VLI amplia uso de energia solar em ferrovias

Instalação de painéis fotovoltaicos possibilita aplicação da tecnologia em equipamentos de sinalização e postes que ficam às margens das linhas férreas

A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, vem implantando iniciativas que visam ampliar a utilização de energia solar nas atividades que desenvolve em todo o país. Atualmente, a área de engenharia da companhia monitora os resultados de projetos que empregam essa tecnologia em sistemas de iluminação de pátios (trechos onde são realizadas manobras com trens). Além disso, os profissionais do setor trabalham na construção de novos equipamentos de sinalização de campo que possuam painéis fotovoltaicos acoplados.

No fim do ano passado, a VLI concluiu a implantação de sistemas de aproveitamento de energia solar em dois pátios de manobras. Na cidade de Contagem (MG), por onde passa a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), foram instalados novos postes em uma extensão de 400 metros às margens das linhas. As estruturas têm painéis fotovoltaicos, além de controlador de carga, bateria e luminária LED.

Durante o dia, as placas coletoras absorvem a radiação solar. A energia é condicionada pelo controlador de carga e armazenada na bateria. Os componentes do sistema estão aptos a alimentar a luminária LED de cada estrutura por até 12 horas consecutivas. A equipe técnica programa o período durante o qual os postes permanecem acessos.

Outro projeto similar na Ferrovia Norte-Sul (FNS) também já apresenta resultados positivos. Em um trecho de dois quilômetros no pátio de Açailândia (MA), foram instalados postes que possibilitam a iluminação durante o período noturno por meio de um sistema de aplicação de energia solar.

A tecnologia representa uma alternativa sustentável e eficaz por diversos fatores. Não há liberação de resíduos ou gases poluentes durante a produção da energia solar, que também é uma fonte renovável. Além disso, os painéis fotovoltaicos podem ser instalados em áreas remotas, onde não se tem acesso a redes de energia convencional.

A viabilidade de aplicação da tecnologia em locais isolados também foi um dos fatores que impulsionaram outros projetos da VLI. A empresa utiliza a energia solar em três equipamentos de sinalização de campo: Máquina de Chave de Mola (MCM), Detector de Descarrilamento (DDC) e Detector de Cauda Automático (DCA). Atualmente, existem cerca de 2.800 unidades desses aparelhos em funcionamento ao longo da FCA e da FNS, ferrovias controladas pela companhia.

“Essas iniciativas traduzem a busca da VLI por empregar tecnologias inovadoras conciliando sustentabilidade, segurança operacional e eficiência. Já estamos estruturando outros projetos com uso de energia solar. O objetivo é ampliar as ações diante dos resultados alcançados”, ressalta o gerente de engenharia ferroviária da VLI, João Silva Júnior.

(Foto: Divulgação)

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