Facebook Twitter Linkedin Instagram
Negócio Fechado 1 de abril de 2019

ZF firma acordo definitivo para adquirir a WABCO

A ZF Friedrichshafen AG, um dos principais grupos mundiais em tecnologia e fornecedor de sistemas de mobilidade para veículos de passageiros, veículos comerciais e tecnologia industrial, anunciou no dia de hoje que firmou um acordo definitivo para adquirir a empresa WABCO (NYSE: WBC) por US$136,50 por ação. A aquisição planejada foi aprovada pelo Conselho de Administração da ZF e pelo Conselho Diretor da WABCO. Juntas, ZF e WABCO constituirão um dos principais fornecedores mundiais de sistemas de mobilidade para veículos comerciais, gerando valor agregado aos clientes da ZF no segmento de veículos comerciais. A empresa combinada terá um volume de vendas de aproximadamente 40 bilhões de euros.

A WABCO é um dos principais fornecedores mundiais de sistemas de controle, tecnologias e serviços para freios que melhoram a segurança, a eficiência e conectividade de veículos comerciais, incluindo caminhões, ônibus e carretas. Os seus vários produtos e serviços incluem sistemas integrados de freios e controle de estabilidade, sistemas de suspensão a ar, sistemas de automação de transmissão, bem como soluções para aerodinâmica, telemática e gestão de frotas. A WABCO, cujas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (New York Stock Exchange – NYSE), gerou uma receita de 3,3 bilhões de euros em 2018 e emprega 16.000 colaboradores em 40 países.

Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF, disse: “Acreditamos que, juntamente com a WABCO, a ZF poderá formar o principal fornecedor mundial de sistemas integrados de tecnologia para veículos comerciais, criando valor e segurança duradouros para os seus clientes, colaboradores e acionistas. Para a ZF, a aquisição de uma empresa especializada e líder em sistemas de freios para veículos comerciais significa agregar um segmento comercial estável e crescente e que permitirá à nossa divisão de veículos comerciais expandir a sua experiência no controle veicular dinâmico. Isso constituirá a base para que a ZF ofereça sistemas abrangentes para soluções de mobilidade automatizadas e seguras para passageiros e produtos aos nossos clientes. Isso também se alinha com os melhores interesses dos nossos acionistas: a Fundação Zeppelin e a Fundação Dr. Jürgen e Irmgard Ulderup, uma vez que a transação resultará em um fortalecimento sustentável da ZF”.

Jacques Esculier, Presidente e CEO da WABCO, disse: “Unir forças com a altamente respeitada ZF criará uma empresa mundial líder em tecnologia, bem posicionada para capitalizar as futuras demandas por veículos comerciais autônomos, eficientes e conectados. Temos um longo histórico de colaboração bem-sucedida no desenvolvimento de tecnologias inovadoras com a ZF, no qual ambas as empresas compartilham um desejo inabalável pela excelência, paixão por inovações e excepcional foco nos clientes”.

Combinação de linhas de negócios bem-sucedidas e complementares

A aquisição planejada faz parte da estratégia “Next Generation Mobility”, da ZF, e ampliará a competência da empresa, incluindo soluções para frenagem de veículos comerciais pela primeira vez. Isso desempenha um papel central para o controle das funções de condução automatizada, incluindo manobras com frenagem de emergência de caminhões e carretas. Após a conclusão da aquisição, os clientes de ambas as empresas terão, na ZF, um parceiro que poderá oferecer uma abordagem de sistemas totalmente integrados, novos sistemas motrizes para “E-Mobility” e funções de condução autônoma. A ZF espera que as funções de condução autônoma sejam inicialmente implementadas para veículos comerciais e em áreas com baixa complexidade e pouco tráfego (p.ex.: fábricas, aeroportos, fazendas). Espera-se que a combinação de ambos os negócios acelere ainda mais o desenvolvimento de novas tecnologias para permitir funções autônomas em veículos comerciais, fazendo com que a ZF seja menos dependente do ciclo econômico da indústria de veículos de passeio.

A aquisição estratégica planejada da WABCO é consistente com o objetivo da ZF de desenvolver e fornecer soluções de tecnologia para que carros e veículos comerciais possam “ver, pensar e agir”, a fim de reduzir a emissão de poluentes e aumentar a segurança nas ruas e estradas. Embora a ZF já tenha sistemas de sensores e tecnologia computacional para a sua competência para “ver” e “pensar”, juntamente com a WABCO, a ZF completará, no futuro, o portfólio de tecnologias para veículos comerciais, disponibilizando soluções que permitirão aos veículos “agir”. A ZF já é um dos principais fornecedores na área de tecnologia de direção e transmissão.

Dr. Konstantin Sauer, CFO da ZF, disse: “A aquisição estratégica da WABCO chega em um bom momento para a ZF. Após a integração bem-sucedida da TRW, a ZF reduziu significativamente o seu nível de endividamento. Na verdade, superamos as metas de redução do nosso endividamento. A WABCO é uma empresa saudável e em crescimento, com um forte perfil de fluxo de caixa que faz dela uma adição tranquila à ZF, além de confirmar a implementação da nossa estratégia”.

A transação está sujeita à aprovação das autoridades reguladoras, demais condições de praxe e aprovação dos acionistas com mais de 50% das ações em circulação da WABCO. A ZF espera que a conclusão da transação ocorra no início de 2020.

Em função do perfil do fluxo de caixa de ambas as partes, a ZF espera reduzir a alavancagem financeira significativamente, mais uma vez, após a conclusão da transação.

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Brasil Log
Brasil Log
Brasil Log
Clark Savoy Retrak Veloe