Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Economia 5 de maio de 2015

Abras prevê vendas reduzidas no setor supermercadista em 2015

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fernando Yamada, informou nesta segunda-feira, 4, que a entidade deverá revisar para baixo a expectativa para o crescimento das vendas do setor supermercadista em 2015. Yamada, que participa de uma feira do setor supermercadista paulista, afirmou que Abras agora trabalha com um cenário de 1% de crescimento real ante projeção anterior de 2% de alta.

Já a Associação Paulista de Supermercados (Apas) prevê um cenário pior para as vendas no Estado de São Paulo. A projeção é de crescimento real nulo, ou seja, estabilidade na receita em 2015 ante 2014 já descontada a inflação local, medida pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Apas e Fipe. Segundo o economista da Apas, Rodrigo Mariano, estima um IPS de 8,5% no acumulado de 2015.

Apesar desse cenário para as vendas, a Apas ainda acredita em crescimento do número de lojas no Estado, o que leva, consequentemente, ao aumento nas vagas de emprego no setor. Mariano afirmou que a expectativa é que o setor em São Paulo chegue a 525 mil colaboradores, alta de 1,2% na comparação com o patamar de dezembro de 2014.

O economista da Apas ressalta, porém, que o ritmo de criação de novos empregos é bastante menor do que em anos anteriores. Entre 2013 e 2014, por exemplo, houve aumento de 3,7% no total de colaboradores do setor.

(Fonte: Estadão Conteúdo)

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal