Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Veículos 5 de março de 2021

Acelerador Inteligente da Scania aumenta economia de combustível da Nova Geração de caminhões

Em tempos virtuais, a Scania reuniu a imprensa em uma coletiva online, no dia 5 de fevereiro, para divulgar suas novidades. Entre elas, o acelerador inteligente, um opcional que soma mais 5% e eleva a 20% a economia de combustível da Nova Geração de caminhões em comparação à gama anterior. Veículos equipados com o acessório farão parte da linha 2021/2022, já estão disponíveis para compra na rede de concessionárias e serão entregues a partir de 1º de agosto deste ano.

Os 20% de economia de combustível que a Nova Geração passa a alcançar é dividido em: motor Euro 5 com sistema de injeção de alta pressão (8%), aerodinâmica externa da cabine (2%), inovações da caixa de câmbio Scania Opticruise (2%), Scania Actcruise (3%) e os 5% do Acelerador Inteligente Scania.

Esta economia adicional de 5% foi comprovada em testes de campo realizados com clientes em várias condições e operações distintas, nas principais aplicações rodoviárias. Foram utilizados caminhões com carretas tipo “vanderleia” e LS (três eixos), composições nove eixos (rodotrem) e diferentes tipos de tração, como 6×4 e 6×2, no transporte de grãos, carga frigorificada, combustíveis e outros.

O funcionamento do acelerador inteligente está ligado a uma análise do peso do veículo, da posição do pedal de aceleração e deslocamento do modelo, para evitar acelerações bruscas e desperdício desnecessário de combustível. “Dessa forma, o veículo é conduzido de forma mais confortável e econômica, preservando outros componentes do trem de força e os freios.  O sistema trabalha de forma automática e desativa quando o motorista pressiona o acelerador até o fundo (posição do Kickdown), entendendo que o condutor precisa de toda a capacidade de aceleração naquele momento. Ao soltar o pedal, o sistema volta a controlar a aceleração do veículo”, explica Paulo Genezini, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil.

Segundo ele, numa situação de viagem com alta frequência de alternâncias de velocidade, tráfego intenso e em veículos não totalmente carregados ou vazios, o acelerador inteligente vai contribuir para uma maior economia de combustível. O efeito será um pouco reduzido em rotas nas quais haja velocidades constantes (de cruzeiro). “Ou seja, quanto mais variações na rota, maior será sua atuação automática. O motorista vai sentir rapidamente a diferença desse grande benefício”, acrescenta Genezini. A novidade está disponível para todos os modelos da Nova Geração, inclusive os fora de estrada.

Vale lembrar que o acelerador inteligente é um aliado importante para apoiar a Scania no cumprimento da meta de reduzir em 20% as emissões de CO2 de seus veículos em circulação até 2025.

 

Saiba mais

Durante a coletiva, a empresa também fez uma análise de 2020, revelou as expectativas para 2021, os números do mercado e comunicou novas vendas de veículos movidos a gás. Leia a matéria sobre esses assuntos no portal Logweb.

 

Acesse: https://tinyurl.com/scanianalogweb

postal
JLL
JLL
JLL
JLL
postal
Sds
Retrak
savoy
JLL