Alta demanda logística na Black Friday: confira 3 estratégias para lidar com os desafios

16/11/2023

Com a Black Friday se aproximando, os comerciantes acabam baixando seus preços, tornando-os mais atraentes para seus clientes. Logo, diante da facilidade de realizar compras online, juntamente com uma série de vantagens, a exemplo do frete grátis e cupons de desconto, os empreendedores possuem uma alta demanda neste período e inúmeros desafios. De acordo com um mapeamento da Méliuz, 95,2% dos consumidores estão dispostos a aproveitar esta Black Friday para fazer compras.

Sendo assim, fica claro que ter um sistema logístico eficaz se faz muito importante, tanto para atrair como para fidelizar novos públicos. Ademais, tal processo faz parte da experiência do cliente, ou seja, ter um bom produto aliado a preço baixo, nem sempre é o que garante 100% de satisfação. Nesse sentido, investir em tecnologia e gerenciamento logístico resulta em grandes resultados a médio e longo prazo.

Pensando nisso, Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin Brasil, uma scale-up que automatiza os processos logísticos das empresas em diferentes segmentos a nível global, separou três dicas para garantir uma alta performance no processo logístico durante a Black Friday, sequenciando no aprimoramento da experiência do cliente, e em um processo eficiente e escalável. Confira:

1.     Ter um TMS SaaS de qualidade

O sistema de TMS SaaS – Sistema de Gestão de Transporte – é um grande parceiro, ao passo que ele é responsável por gerenciar o transporte que coleta, armazena, processa e disponibiliza informações, referente à localização dos produtos desde a origem até o destino. A visibilidade em tempo real é um ativo inestimável na Black Friday, especialmente quando se trata de gerenciar as expectativas dos clientes e responder a contratempos. 

Inclusive, a roteirização quando realizada por meio um sistema de gerenciamento de transporte, economiza até 90% do tempo em relação aos processos manuais de planejamento. Durante a Black Friday, agilidade e capacidade de adaptação para atender às demandas dos clientes são vitais. Logo, ao planejar o envio das mercadorias, invista em uma solução de roteirização eficaz, já que essa escolha se refletirá em uma operação mais organizada e com menor desperdício de tempo e recursos ao longo de todo o percurso. 

2.     Planeje e gerencie seus recursos de frota

Com a chegada da Black Friday, já é certo que haverá uma alta demanda de entregas e crescimento nas operações logísticas, principalmente de eletrônicos (49,2%), eletrodomésticos (44,8%), roupas (30,8%), acessórios e calçados (27,7%), perfumes e cosméticos (21,5%), conforme aponta um levantamento realizado pela Méliuz.

Nesse sentido, ampliar a frota temporariamente com veículos terceirizados é uma excelente opção para suprir as necessidades deste período. Entretanto, tal fato pode tornar a operação ainda mais complexa.

Por isso, quando uma operação logística está em curso nesse tipo de contexto, realizar o monitoramento das atividades dos motoristas e dos veículos por meio de uma torre de controle – serviço responsável por rastrear e enviar informações sobre rotas – é um aspecto fundamental. A partir desta identificação aliada às atualizações contínuas, cada etapa do processo de entrega se torna mais palpável, tanto para o operador quanto para o cliente. Este monitoramento torna as decisões mais proativas e assertivas, garantindo assim que as entregas ocorram dentro do prazo estabelecido, independentemente da alta demanda.

3.     Avalie a capacidade logística do negócio

Historicamente, as vendas da Black Friday representam um crescimento de, aproximadamente, 15 vezes o volume de consumo de um período normal para determinados negócios. Logo, a promessa que será feita ao cliente precisa ser realista e, sobretudo, alinhada à capacidade logística da empresa. 

As organizações devem ser pragmáticas com as dificuldades que irão enfrentar neste período, seja nas promessas, no frete ou até mesmo na própria oferta. Planeje-se antecipadamente, prometendo menos e entregando sempre mais. Além disso, estabelecer estratégias de frete coerentes para a Black Friday são essenciais para garantir que os consumidores se sintam valorizados. Por meio de um excelente planejamento, por exemplo, é possível otimizar o giro de estoque, a partir de ofertas de frete grátis para produtos específicos.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Bracell investe R$ 3,5 mi em caminhões elétricos de 74t para transporte de madeira e celulose
Bracell investe R$ 3,5 mi em caminhões elétricos de 74t para transporte de madeira e celulose
Tarifaço nas exportações de rochas reduz embarques e gera impactos diretos no Espírito Santo
Tarifaço nas exportações de rochas reduz embarques e gera impactos diretos no Espírito Santo
JCP Logística reduz tempo de montagem de cargas com soluções da MáximaTech
JCP Logística reduz em 60% o tempo de montagem de cargas com soluções digitais da MáximaTech
IVECO entrega 72 caminhões Tector para reforçar infraestrutura em cidades de Minas Gerais
IVECO entrega 72 caminhões Tector para reforçar infraestrutura em cidades de Minas Gerais
IATA alerta que desafios da cadeia de suprimentos podem gerar prejuízo bilionário às companhias aéreas em 2025
Gargalos na cadeia de suprimentos aeroespacial limitam companhias aéreas, diz IATA
Contêiner do Bem mobiliza terminais do Porto de Santos em ação solidária que beneficia crianças de quatro instituições
Contêiner do Bem mobiliza terminais do Porto de Santos em ação solidária que beneficia crianças de quatro instituições

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo