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Conteúdo 17 de julho de 2020

Cinco maneiras como a tecnologia pode impulsionar o engajamento dos colaboradores nos centros de distribuição

Por Marco Beczkowski

Nos últimos anos, houve um salto quântico na maneira como as empresas usam a tecnologia para aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores. O consumidor conectado e os impactos de uma economia de atendimento rápido e gratuito mudaram significativamente o cenário do supply chain, levando à necessidade de soluções de gerenciamento de alta tecnologia que são flexíveis, escaláveis e acessíveis para empresas de todos os segmentos e tamanhos.

Acima de tudo, essas soluções são necessárias para aumentar a retenção de funcionários, reduzir o tempo de treinamento e criar uma força de trabalho mais satisfeita e produtiva por meio de uma experiência de trabalho mais individualizada e gratificante. As soluções tradicionais de gerenciamento de armazém (WMS) não são mais capazes de fornecer o nível de elasticidade, escalabilidade e eficiência que serão considerados a norma no futuro.

Para marcar o lançamento da solução Manhattan Active® Warehouse Management da Manhattan Associates – o primeiro WMS no mundo verdadeiramente nativo da nuvem que unifica todos os aspectos da distribuição e nunca precisa de atualização -, examinamos cinco maneiras pelas quais as empresas podem e devem usar a tecnologia para impulsionar o engajamento dos colaboradores nos centros de distribuição.

1/ Estabeleça objetivos justos e alcançáveis

O WMS da Manhattan Associates permite que os supervisores definam padrões granulares e estabeleçam metas alcançáveis de produtividade do trabalho, mantendo os colaboradores ocupados e produtivos graças a soluções intuitivas e acessíveis. Estabelecer metas justas de produtividade faz com que os funcionários não se sintam apressados ou sobrecarregados desde que estejam executando as tarefas corretamente e leva a um aumento significativo no engajamento dos colaboradores.

2/ Forneça feedback construtivo e oportuno

As novas telas do WMS facilitam que os supervisores e gerentes realizem um “mergulho profundo” no desempenho de seus times e permitem que eles forneçam feedback imediato no local, quando necessário, para aumentar a moral e o engajamento. Os gerentes podem enviar uma mensagem de “suporte” a seus funcionários – de parabéns, neutra ou negativa – várias vezes ao dia. Se o feedback for negativo, o gerente pode atribuir um tarefas de “desafio” ao funcionário, o que é preferível do que simplesmente dizer que eles devem melhorar nessa área.

3/ Ofereça incentivos

Certos WMS permitem que os gerentes monitorem os colaboradores para garantir que os procedimentos operacionais padrão e as melhores práticas estejam sendo usadas e permite a remuneração não financeira (vaga prioritária, refeições especiais, dias de folga, etc.) como recompensa pelo desempenho superior. Como a pesquisa demonstra, os colaboradores são motivados por recompensas, por menores que sejam, e o incentivo não financeiro é algo que diferencia os armazéns de alto desempenho da concorrência. Usar a tecnologia para recompensar o desempenho aprimorado e impulsionar a produtividade tem todos os benefícios de um programa de incentivo à moda antiga, mas é mais divertido e custa menos!

4/ Identifique problemas específicos

Os funcionários podem estar falhando em atingir as metas de produtividade e ficar para trás em seu engajamento porque estão lutando com tarefas específicas. A interface WMS, fácil de usar e baseada na nuvem, permite que os gerentes se aprofundem no problema e descubram em tempo real quais áreas precisam ser tratadas, por meio de treinamento direcionado e feedback bem colocado.

5/ Faça o trabalho ser divertido!

A solução Manhattan Active® Warehouse Management inclui experiências de usuário completamente redesenhadas, incluindo recursos de gamificação. Esses recursos incluem “transparência no desempenho, desafios, reconhecimento por pontos e recompensas. Quando um associado é apresentado com seu desempenho e atinge seus objetivos, os confetes caem. Os associados podem ver como estão se saindo em comparação com seus pares – se estão vencendo-os no jogo do desempenho no armazém. Os associados podem ganhar pontos por realizarem seu trabalho com eficiência. Eles podem gastar esses pontos em uma plataforma de reconhecimento e recompensa de terceiros, mas acessível diretamente pelo próprio coletor de dados. ” A gamificação floresce e ajuda a tornar a experiência do seu colaborador divertida e gratificante, e sua produtividade aumentará como resultado!

O aumento das expectativas em termos de velocidade e volume de atendimento está incentivando as empresas a recorrer à tecnologia para entender, avaliar e envolver melhor sua força de trabalho. Produtos como a solução Manhattan Active® Warehouse Management logo se tornarão essenciais para se destacar e ficar à frente da curva. Como Peter Schnorbach, diretor sênior de gerenciamento de produtos da Manhattan Associates, coloca: “O design de aplicativos que agrada ao nosso senso de propósito, como seres humanos, e gamificado para tirar proveito das experiências modernas de dispositivos, oferece a chance de proporcionar o verdadeiro engajamento dos funcionários durante a realização de operações.”

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