Conheça os 3 principais erros no processo de expedição

06/11/2023

*por Marcel Farto, CEO da ONCLICK

 

O processo de expedição até o destino final é o que mais causa ansiedade no consumidor dentre as diversas etapas envolvidas na logística de um negócio. Afinal, se ao comprar pela internet não há contato direto com o produto, a pessoa costuma balancear entre o custo, quanto tempo irá demorar para chegar e a qualidade do envio.

Entregas que não são bem concluídas geram frustração e prejudicam a credibilidade da empresa. De acordo com uma pesquisa da NielsenIQEbit, em 2022, o nicho de e-commerce no Brasil teve uma alta de 24% no número de consumidores. Por isso, é essencial investir no processo da expedição de mercadorias. Abaixo, trago os 3 principais erros:

1. Falta de atenção no modal adequado

Com características próprias, cada produto exige necessidades que devem ser levadas em consideração para a escolha do tipo de transporte externo no processo de expedição, tais como tamanho, peso e nível de fragilidade.

A distância que será percorrida também demanda atenção. Por exemplo, a quantidade de viagens dentro de certo período é um fator que pode atrasar as entregas se não forem realizadas pelo modal correto.

Além do transporte fluvial e ferroviário, o rodoviário é o mais comum no país atualmente: 75% da produção é transportada por quilômetros de rodovias, de acordo com dados do Custos Logísticos no Brasil.

2. Não utilizar sistemas de gerenciamento

A tecnologia é uma grande aliada da gestão de empresas logísticas. Em especial, os sistemas operacionais que centralizam e cruzam informações em tempo real para relatórios, como o ERP, ajudem na eficiência do processo de expedição de mercadorias.

O ERP não somente evita a ocorrência de falhas humanas, mas ainda contribui para a organização dos pedidos, estoques e a contagem de itens que já foram entregues, promovendo, em última instância, a integração de toda a cadeia logística.

3. Displicência com o packing

O processo de embalar a mercadoria após sua coleta é chamado de packing, sendo um momento essencial para a garantia da qualidade da entrega. Isso porque, sem o uso das embalagens nem lacração corretas, há a possibilidade da danificação do produto antes que chegue às mãos do cliente.

Embora o baixo investimento traga a ideia de redução de custos, ele pode ser o responsável por tornar o processo mais oneroso – o barato pode sair caro!

A fidelização de clientes, algo muito buscado pelo mercado varejista, está diretamente ligada à satisfação das primeiras compras. Logo, é benéfico para a marca receber feedbacks positivos do processo de expedição, já que esta simboliza a conclusão do serviço e o seu fortalecimento diante dos olhos do consumidor.

 

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
A retrospectiva 2025 reúne as DHL entregas especiais
Retrospectiva da DHL reúne entregas especiais de 2025, como taça CONMEBOL e babuíno

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo