Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 2 de fevereiro de 2021

A importância da cadeia de suprimentos na estratégia de sustentabilidade

*Por Antonio Marchiore Junior e Leonardo Rentroia Viana

Cada vez mais as empresas precisam repensar seu papel e a influência na sociedade da qual fazem parte. Ser um agente de mudanças e demonstrar para a comunidade suas ações é quase uma “licença” para operar. As empresas que não conseguem demonstrar essa habilidade e realmente provocar uma mudança, podem ter sérias dificuldades em se estabelecer no mercado atual, uma vez que a cobrança por essas atitudes vem também dos stakeholders.

Neste cenário, onde o foco no cliente e sustentabilidade do negócio são mais valorizados, é fundamental o envolvimento dos fornecedores em um papel de protagonismo na parceria. O parceiro de negócios precisa ter uma posição ativa na cadeia, não somente na relação tradicional de fornecimento entre cliente e comprador, mas sim com uma atuação estratégica, fundamental para a sustentação do negócio.

Quando se coloca em primeiro lugar o propósito da empresa e a visão do negócio para os próximos dez anos, como a adoção de novas tecnologias, da Servitização e a saúde das habitações, por exemplo, é fundamental construir parcerias alinhadas com as mesmas prioridades para suportar o crescimento nessa jornada.

Os fornecedores são e serão cada vez mais demandados a trazer inovações que apoiem o crescimento sustentável, colaborando e cooperando com o lançamento de novos produtos e tecnologias. Essa parceria valoriza o know-how de cada companhia e seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

A área de Compras abandona de vez o papel tradicional, de curto prazo, de buscar o melhor preço e passa a gerar negócios que se conectem com a visão de futuro da companhia. É necessário ir muito além do Strategic Sourcing e das práticas de homologação de fornecedores para fazer a diferença e contribuir com a evolução da empresa.

O papel da sustentabilidade, as boas práticas de negócio e a responsabilidade social trazem um novo perfil à cadeia de suprimentos. Na Vedacit, há um compromisso para obtenção da certificação de Empresa B até 2022. Com isso, passamos a nos apoiar nos critérios do TfS (Together for Sustainability), uma organização internacional das principais indústrias químicas globais que busca disseminar e avaliar empresas com base nas melhores práticas de gestão e sustentabilidade na cadeia produtiva.

A jornada é longa e está apenas começando, mas é necessário que todos os envolvidos na cadeia de suprimentos atuem de acordo com a estratégia e com objetivos que cada companhia busca a longo prazo. Assim, construiremos relações mais sólidas, com fornecedores que valorizam as mesmas práticas que os clientes com os quais desejam trabalhar.

*Antonio Marchiore Junior é gerente executivo de Supply Chain da Vedacit. Formado em Engenharia Industrial pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), possui MBA Executivo pela Coppead/ UFRJ (Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e MBA em Logística e Supply Chain pelo IPT/USP (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo). Com 25 anos de carreira na área industrial, sendo 16 deles intensivos na área de Supply Chain, atuou em negócios dos segmentos de indústria de material de construção, serviços e bens de consumo e em empresas como Minalba Brasil, Saint-Gobain e Brasvending. Na Vedacit, é responsável pela estratégia de Supply Chain, lidera movimentos estratégicos, como o S&OP (Planejamento de Vendas e Operações), e ações para melhoria dos serviços ao cliente.

*Leonardo Rentroia Viana é gerente de Compras da Vedacit. Formado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui especialização em Compras Estratégicas pelo Inbrasc (Instituto Brasileiro de Supply Chain) e mestrado em Supply Chain pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Com 17 anos de experiência em compras, tem passagens por grandes empresas, como BASF, B2W, Monsanto e Nestlé Iogurtes (DPA Brasil).

postal
JLL
JLL
JLL
JLL
postal
Sds
Retrak
Sds
4K
Savoy
JLL