Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 14 de janeiro de 2008

Jundiaí­: cidade com vocação para a modernidade

Transformada nas últimas décadas em pólo de desenvolvimento regional, Jundiaí confirma sua vocação para a modernidade com índices positivos. E fico muito satisfeito em poder falar sobre isso, afinal, o eleitorado jundiaiense me permitiu administrar uma cidade que hoje representa a 36a. economia do país, segundo o IBGE, e continua a crescer de forma sustentada, com qualidade de vida e boa infra-estrutura urbana. Sou jundiaiense, tenho orgulho da minha terra, e sei que nossa história foi marcada por várias mudanças econômicas e sociais, com as culturas do café, a chegada da ferrovia, dos imigrantes, o desenvolvimento da fruticultura, iniciada pela uva, e da industrialização, que hoje é a base do nosso crescimento. Temos um parque industrial diversificado, com cerca de 800 indústrias, e estamos nos tornando um importante centro distribuidor de mercadorias. Por isso que muitas empresas estão vindo para cá, abrindo novos empregos e fazendo de nossa cidade um dos melhores locais para se investir.

Mais de 120 novos empreendimentos optaram por Jundiaí nos últimos cinco anos e os fatores que influenciaram essa escolha foram a boa localização, o trabalho da Prefeitura para atrair novas empresas, a excelente malha viária que serve o município e a desburocratização implementada pela administração municipal, através da criação de vários serviços pela Internet, o que chamamos de Governo Eletrônico. Mas tudo isso de nada valeria se os empresários não acreditassem na seriedade administrativa da nossa cidade. Em Jundiaí só gastamos o que é arrecadado, mantemos um rígido controle e transparência dos gastos públicos e o munícipe pode conferir tudo também pela Internet.

Nossa área financeira mantém uma gestão fiscal responsável e esse cuidado com os gastos acaba revertendo em mais dinheiro disponível para investimentos em setores essenciais, como a Saúde, Educação e Integração Social. Além disso, também trabalhamos para buscar recursos externos, que são aplicados em ações e projetos que já estão beneficiando milhares de jundiaienses. Fechamos o ano de 2006 com mais de cem obras finalizadas e em execução, entre elas a mais importante para o setor viário: a continuação da avenida Luiz Latorre, complementando a remodelação do Complexo Viário “Xisto Cereser”,  que muitos conhecem por Trevo de Itu, que foi realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura. Esse trevo, que antes era um gargalo no trânsito, hoje reúne sete novos viadutos, que eliminaram os congestionamentos e reduziram riscos de acidentes.

Comecei este artigo falando que Jundiaí possui índices positivos, que comprovam sua capacidade de desenvolvimento. Um dos mais importantes é o nosso PIB, que confirma o potencial de crescimento do município. De 1999 a 2004 nossa economia cresceu 57% em ternos nominais, saltando de um PIB de R$ 4,3 bilhões para R$ 6,8 bilhões, superando o crescimento do país no mesmo período e até de várias capitais brasileiras. Outro dado importante é o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, ou IDH-M, elaborado pela ONU, onde o município fica em 14o. lugar no ranking nacional em qualidade de vida e em quarto no ranking estadual.

Graças ao bom trabalho realizado pelos prefeitos que gerenciaram nossa cidade, hoje praticamente 100% dos domicílios são servidos por rede de água, 95% por rede de esgoto e todos são atendidos por serviço de coleta de lixo. Temos uma ampla rede de ensino, com escolas de ensino fundamental, médio, superior, escolas técnicas, sendo que uma grande vitória foi a instalação da Faculdade Pública de Ensino Superior (Fatec) com seus cursos gratuitos, que colaboram com a formação dos nossos jovens e a qualificação da mão-de-obra.

Se Jundiaí apresenta bons índices em vários setores, isso não significa que a cidade não tenha necessidades que ainda precisam ser atendidas. E este é o nosso desafio! Trabalhamos para manter o município no caminho do desenvolvimento, mas de maneira planejada, de forma a garantir distribuição justa de renda e qualidade de vida para a comunidade em geral.

Ary Fossen é prefeito de Jundiaí.

Fonte: www.jundiai.sp.gov.br

postal
JLL
JLL
JLL
JLL
postal
Sds
Retrak
Sds
4K
Savoy
JLL