O Brasil precisa da sua própria FedEx

11/07/2024

*Por Guilherme Juliani

 

Até meados dos anos 2000, os Correios eram considerados uma das instituições mais confiáveis pela população brasileira, recebendo reconhecimentos e prêmios anualmente. Hoje em dia, essa realidade parece muito distante, visto que grande parte das pessoas passou a desconfiar dos serviços da estatal; não é difícil encontrar reclamações aos montes nas redes sociais, por exemplo.

Até agora, apesar do mercado de logística ser bem capilarizado, nenhuma outra marca conseguiu ocupar a posição que os Correios mantinham antigamente. Pense comigo: quando você compra algo pela internet, se o produto não chegar ou algo acontecer durante o trajeto, a quem você recorre para resolver o problema? Muito provavelmente seria o local onde foi realizada a compra. Muitas vezes, você pode nem saber quem é o responsável pela entrega. Ou seja, as pessoas confiam nas lojas, não nos operadores logísticos.

Essa falta de relação das empresas com os clientes é bastante comum por aqui, mas não é o caso nos Estados Unidos, por exemplo. Isso porque, de forma geral, a líder de entregas por lá é a FedEx. As pessoas conhecem a marca e confiam nela com suas encomendas, desde o momento da compra até o momento de atender o entregador.

Isso faz uma enorme diferença na experiência do consumidor e no modo como o próprio mercado funciona. Quando a base é a excelência, todo mundo sai ganhando, tanto a população quanto as empresas, que terão menos transtornos a serem resolvidos por conta de atritos com transportadoras.

O Brasil, portanto, precisa de uma “FedEx” própria para alcançar esse nível de qualidade.

É claro que não é fácil chegar nesse patamar. A abrangência da operação precisa ser poderosa, atingindo todos os cantos do país, o que por si só é um desafio considerável. Os Correios ainda ficam em primeiro lugar nesse quesito. Contudo, a partir do momento em que a demanda for atingida e a qualidade se manter, é provável que a escolha para a população não seja difícil.

Afinal, se você tem duas opções que chegam na sua casa, e uma delas nunca te decepcionou antes, qual será sua preferência?

O Brasil precisa dessa alternativa. Quando o Grupo MOVE3 se fundiu com a Sequoia, a meta de alcançar esse nível de excelência e reconhecimento foi um ponto de partida em comum. Não é à toa que algumas pessoas do mercado passaram a enxergar o movimento como o “nascimento da FedEx brasileira”.

Só o tempo dirá, de fato, o quão longe vamos chegar, mas a visão é clara: nosso país merece a melhor qualidade possível para suas entregas, e isso só vai acontecer quando não medirmos esforços para revolucionar a logística nacional. Felizmente, os primeiros passos já foram dados.

*Guilherme Juliani é CEO do Grupo MOVE3. Formado em Administração pela PUC-RJ, Juliani é especialista em Negócios (Harvard Business School), Negociação (Oxford/Saïd Business School) e Gestão de Transportes (Fundação Dom Cabral).

Compartilhe:
Insights Logweb - As tendências apontadas na semana de 20 a 24 de julho  
Insights Logweb – As tendências apontadas na semana de 20 a 24 de julho  
Pré-locação de galpões logísticos atinge recorde de 70% - Shopee e Mercado Livre lideram as maiores locações, aponta Binswanger
Pré-locação de galpões logísticos atinge recorde de 70% – Shopee e Mercado Livre lideram as maiores locações, aponta Binswanger
Nuvemshop vai inaugurar centro de distribuição no Rio de Janeiro para acelerar entregas e reduzir custos logísticos
Nuvemshop vai inaugurar CD no Rio de Janeiro para acelerar entregas e reduzir custos logísticos
MadeiraMadeira acelera expansão logística para transformar operação de itens volumosos
MadeiraMadeira acelera expansão logística para transformar operação de itens volumosos
Concreteira Geomix amplia frota com caminhões Volvo VMX Max equipados com retarder inéditos no Brasil
Concreteira Geomix amplia frota com caminhões Volvo VMX Max equipados com retarder inéditos no Brasil
MP do Frete reforça digitalização, CIOT e pagamento eletrônico no transporte rodoviário, avalia Roadcard
MP do Frete reforça digitalização, CIOT e pagamento eletrônico no transporte rodoviário, avalia Roadcard

As mais lidas

01

CMA CGM realiza primeiro abastecimento com etanol de navio porta-contêineres transoceânico no Brasil
CMA CGM realiza primeiro abastecimento com etanol de navio porta-contêineres transoceânico no Brasil

02

Platform Science apresenta DUO Macros para fortalecer a gestão de frotas e a segurança operacional
Platform Science apresenta DUO Macros para fortalecer a gestão de frotas e a segurança operacional

03

Agronelli amplia Frete Verde e neutraliza 7,1 mil toneladas de CO₂ no transporte de insumos agrícolas
Agronelli amplia Frete Verde e neutraliza 7,1 mil toneladas de CO₂ no transporte de insumos agrícolas