Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram

Artigos

  • Conteúdo 30 de novembro de 2009

    Onde estão as verdadeiras empresas inovadoras no Brasil?

    Recentemente, “googliei” a palavra "inovação" e recebi mais de sete milhões de páginas. Idem para "empresas que inovam", com mais de 1 milhão de repostas. Na TV, revistas, jornais, a palavra chave em toda propaganda é "inovação". Isso sem mencionar as diversas palestras sobre o assunto, cursos de Pós e MBA, entre outros. Até mesmo […]

  • Conteúdo 30 de novembro de 2009

    Retenção de cargas nos portos

    Na entrevista deste mês, o advogado Thiago Testini de Mello Miller, sócio-diretor da Advocacia Ruy de Mello Miller (Fone: 13 3219.7303), fala sobre o cenário atual de retenção de cargas nos portos brasileiros, um problema que tem se tornado muito comum por diversos motivos, como abandono de mercadorias, apreensão por falta de licenças, subfaturamento/sonegação e […]

  • Conteúdo 30 de novembro de 2009

    Um projeto de logística doméstica

    Se tudo der certo, em 2014, o Porto de Santos será o primeiro do País com condições de receber navios de 9.200 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Será quando deverá entrar em pleno funcionamento o Brasil Terminal Portuário (BTP), empreendimento de R$ 1,6 bilhão do grupo Mediterranean Shipping Company (MSC), a […]

  • Conteúdo 23 de novembro de 2009

    A importância da rastreabilidade independente da tecnologia adotada

    A rastreabilidade pode ser entendida como a capacidade de recuperação do histórico, da aplicação ou da localização de um item por meio de registros, sendo fundamental nos casos em que o impacto causado por incidentes envolvendo a segurança de produtos leva, além dos danos à saúde dos consumidores, à redução da confiança da população nos […]

  • Conteúdo 23 de novembro de 2009

    O que empresas líderes e inovadoras têm em comum

    Inovação e liderança são conceitos que, intuitivamente, relacionamos facilmente a certas empresas. Companhias líderes e inovadoras normalmente apresentam um share of mind elevado e criam no cliente a percepção de que a inovação é algo realmente intrínseco ao seu negócio. Mas que fatores tornam uma empresa líder e associada à inovação? Bem, é preciso inicialmente […]

  • Conteúdo 16 de novembro de 2009

    O avanço da intermodalidade

    Se o Brasil foi um dos primeiros países a sair da crise e pode crescer a um ritmo de 5% nos próximos anos, como prevê o economista Jim O´Neill, do Goldman Sachs, criador da expressão Bric (o grupo dos grandes países emergentes, Brasil, Rússia, Índia e China), vem por aí uma fase de intensificação do […]

  • Conteúdo 16 de novembro de 2009

    A campanha de Obama e a minirreforma política brasileira

    Depois da antológica eleição de Barack Obama à Presidência da República dos Estados Unidos, as campanhas eleitorais nunca mais serão as mesmas. Refiro-me ao fato de, pela primeira vez desde o seu advento, a internet ter contribuído de modo tão expressivo para determinar o resultado de uma eleição, e de um pleito com significado ímpar, […]

  • Conteúdo 9 de novembro de 2009

    Índice de sustentabilidade empresarial

    Ninguém mais contesta hoje que, para garantir a perenidade, as empresas devem inserir na sua atuação elementos que considerem o equilíbrio nas relações com diversos grupos de interesse, demonstrando que os sistemas econômicos, sociais e ambientais estão integrados e que não podem implementar estratégias que contemplem somente uma dessas dimensões. Há alguns anos, iniciou-se uma […]

  • Conteúdo 9 de novembro de 2009

    O fim da espera nas entregas

    Foi sancionada a lei que obriga as empresas do estado de São Paulo a cumprir o horário prometido para a entrega de uma mercadoria ou a prestação de um serviço. A partir de agora, quem descumprir a faixa de horário estabelecida – que varia entre 7h às 12h, 12h às 18h e 18h às 23h […]

  • Conteúdo 3 de novembro de 2009

    Solução de voz no varejo – facilidade de treinamento para funcionários

    Do computador pessoal ao telefone celular, que hoje permite ao usuário ler e-mails, tirar fotos, baixar vídeos, escutar música e, claro, fazer ligações telefônicas, a tecnologia evolui com um objetivo principal: permitir ao usuário o acesso à informação de forma rápida e, principalmente, intuitiva. Apesar de ser verdade no mercado de consumo massivo, a mesma […]

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal