Artigos
-
Conteúdo
27 de julho de 2009
Negócios em movimento
Nos Estados Unidos ou na Europa Ocidental é muito difícil encontrar uma empresa que administre sua própria estrutura logística e disponha de uma rede de caminhões ou centros de distribuição. O que ocorre na América Latina é totalmente distinto: as empresas fabricantes consideram os serviços logísticos como parte do seu modelo interno de negócios Os […]
-
Conteúdo
27 de julho de 2009
E-commerce pela TGestiona
A Internet, já há algum tempo, é parte integrante da vida de muitas pessoas, que passam horas conectadas à rede mundial de computadores, seja com propósitos profissionais ou pessoais. Com isso, as compras feitas por meio desta ferramenta também têm se constituído uma forte tendência, o que pode ser facilmente explicado pela comodidade de adquirir […]
-
Conteúdo
27 de julho de 2009
Briga entre irmãos: TI e Segurança precisam alinhar-se para continuidade de negócios
PQO BM&F, BACEN 3380, SOX, SUSEP, etc… De que adianta tanta regulamentação se existe uma briga interna entre as equipes de TI e Segurança da Informação? O departamento de TI geralmente não acredita que possa acontecer um evento não-programado que cause indisponibilidade dos negócios e, muitas vezes, não investe financeiramente e nem demanda esforço para […]
-
Conteúdo
20 de julho de 2009
Gênio agressivo e irascível ou CEO conciliador
Qual o melhor perfil de executivo para uma empresa? Aquele que agrega, concilia, delega, respeita profundamente a diversidade e a opinião das pessoas? Ou aquele executivo genial, mas mercurial, muitas vezes irascível, controlador e centralizador, que confia mais no seu talento e na sua capacidade de liderar que nas idéias dos subordinados? Não há a […]
-
Conteúdo
20 de julho de 2009
A força do varejo
A atividade do comércio varejista nacional apresentou avanço de 1,7% em junho, na comparação com maio, que já havia registrado crescimento de 1,4% em relação a abril. Os dados do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio mostram que esta foi a maior alta do ano e a quinta consecutiva, desde fevereiro, o que comprova […]
-
Conteúdo
13 de julho de 2009
Aprendizagem acelerada
O clima econômico atual mexe com os nervos da maioria dos executivos. Uma reação comum e automática nas empresas é a redução de custos da organização. Um corte profundo no orçamento de treinamento ocorre com frequência em tempos de dificuldade econômica, mas organizações que ensinam e implementam os princípios lean consideram o aprendizado uma função-chave, […]
-
Conteúdo
13 de julho de 2009
Importância de aplicação de leis no transporte marítimo
Em vários momentos, o Direito Marítimo e o Direito do Seguro se encontram, levantando debates quando o assunto é transporte internacional de cargas, um dos ramos mais significativos do mercado de seguro. O transporte internacional de cargas tem grande expressividade na carteira de várias seguradoras espalhadas pelo mundo e no Brasil. Cerca de 90% do […]
-
Conteúdo
6 de julho de 2009
Promoção, a nova alma dos negócios
Houve tempos em que a propaganda era a “alma do negócio”. E os mais conservadores defendem até hoje a “propaganda do boca a boca”. Nada contra as duas formas de pensamento, mas o mundo mudou, existindo novas gerações ocupando lugares, com ideias arrojadas, atitudes inesperadas e que estão estimulando uma nova forma de divulgação. Nos […]
-
Conteúdo
6 de julho de 2009
VoIP: sem monitoramento não há benefícios no médio prazo
Parece haver um consenso no mercado corporativo de que a tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) é capaz de trazer vantagens competitivas significativas, por garantir uma comunicação eficiente e de menor custo, com agilidade na resposta às solicitações dos clientes e, consequentemente, aprimoramento dos processos dentro da empresa. No entanto, manter o desempenho e a […]
-
Conteúdo
29 de junho de 2009
Anúncio 2.0: Como seguir as “pegadas virtuais” do novo consumidor
No mundo corporativo, o exato equilíbrio entre o investimento certo e a contenção de gastos pode significar a diferença entre os bons ou maus resultados de uma empresa. E nos tempos de crise, esta premissa adquire relevância ainda maior nas decisões de negócios. Basta pensarmos, por exemplo, nos anúncios de publicidade. Historicamente, campanhas publicitárias direcionavam-se […]