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Conteúdo 13 de maio de 2022

Perspectivas e gargalos dos softwares de gerenciamento logístico das frotas

*Adriano da Silva Santos

 

Embora antes limitada a grandes corporações com caravanas maciças de veículos, a gestão de frotas é agora uma tendência de rápido crescimento em empresas de todos os tamanhos. Desde comerciantes locais com algumas vans até serviços de entrega em todo o país com milhares de caminhões, há muitas peças móveis envolvidas na gestão de uma frota.

 

Maximizar a eficiência é essencial para todos os negócios. Atualmente, a grande maioria está tomando todos os passos possíveis para aumentar a produtividade e, simultaneamente, reduzir os gastos. A utilização de software de gerenciamento de frotas pode ajudá-lo a alcançar esses objetivos de qualquer lugar, não importa onde os veículos estejam localizados.

 

O que é gestão de frotas e como funciona

 

Nesse aspecto, entende-se que o termo “gestão de frotas” pode ser definido como aquisição, manutenção, segurança, orçamento e monitoramento de um grupo de veículos. Naturalmente, cada um desses componentes é importante não só para o resultado final de uma empresa, mas também para a proteção de seus motoristas e da própria frota. Um sistema de gerenciamento de frota bem arredondado irá ajudá-lo a rastrear cada aspecto da sua frota e notificá-lo quando a ação for necessária, ajudando-o a mitigar problemas antes que eles se tornem proibitivamente caros.tas é essencial para qualquer serviço de entrega.

 

O software de gerenciamento de frotas foi projetado para fornecer às empresas recursos de otimização de dados, rastreamento e rotas e processos automatizados para garantir que a fase de entrega seja um sucesso. Ele utiliza algoritmos para resolver problemas modernos de entrega, especialmente com cidades superlotadas e em constante crescimento com problemas de tráfego e layout.

 

Como fazer a melhor escolha?

 

Quase todas as empresas que pensam em fornecer um serviço que envolve veículos depende fortemente da gestão da frota para criar um sistema estruturado e metódico. Desse modo, escolher o software certo é crucial, pois existem muitas opções diferentes disponíveis. Ao decidir sobre o melhor programa para um negócio, deve-se considerar os seguintes aspectos:

  • Custo total, como licenciamento e recursos extras
  • Opções imperdíveis
  • Facilidade de uso, com onboarding simples
  • Design de software

Aliás, é importante citar que essa ferramenta permite a coleta de informações usando inteligência artificial avançada para encontrar as melhores opções quando se trata de rotas de motorista e maneiras de aumentar os ganhos financeiros. Além disso, possibilita o monitoramento de veículos e motoristas, incluindo os detalhes da velocidade do motorista e distância percorrida. Um bom sistema de software irá reunir dados e depois transferi-los para informações visuais sobre como o negócio pode melhorar sua eficiência.

 

Os principais fatores positivos desses softwares para gerir a logística de frotas são:

 

Satisfação do consumidor

 

Para se ter uma ideia, o software de gestão de frotas pode otimizar não apenas o processo de entrega, mas também – como resultado – a qualidade do atendimento ao cliente. A experiência com o embarque fará ou quebrará a percepção sobre qualquer negócio. De acordo com a Breezy HR Tech de sistema de rastreamento de candidatos a RH, cerca de 73% dos consumidores dizem que uma experiência ruim de entrega seria suficiente para fazê-los levar seus negócios para outro lugar. Como tal, não é uma façanha pequena que um bom sistema de software possa evitar a perda do cliente com o serviço excepcional que oferece.

 

Um dos elementos mais satisfatórios de um sistema é o recurso de rastreamento. Isso inclui atualizações em tempo real sobre a localização da entrega, juntamente com o acesso ao rastreamento de mapas ao vivo. O software de gerenciamento de frotas da Detrack inclui o Tap To Track, que permite que os clientes rastreiem sua entrega em tempo real. O resultado é um cliente feliz, o que significa repetir negócios.

 

Poupança Financeira

 

Diante disso, com um software de gerenciamento, a otimização de rotas significa que terá menos entregas fracassadas e clientes mais felizes. Isso significa que também que se deve economizar dinheiro, que de outra forma teria sido perdido em entregas ineficientes e mal sucedidas, juntamente com o custo de perder clientes. Custa 5 vezes mais para conseguir novos clientes do que reter os antigos e, como tal, os benefícios de manter sua base de clientes são inestimáveis.

 

Os clientes desfrutarão de notificações ao vivo e rastreamento em tempo real, melhorando assim as chances de obter negócios repetidos. Além disso, haverá grandes economias financeiras com menos uso de energia de veículos e entregas aumentadas. Com um sistema acessível como o de Detrack, as empresas podem ver esses resultados financeiros ainda mais cedo.

 

Eficiência – Quantidade e qualidade da demanda

 

A melhoria da gestão do tempo e os ganhos financeiros resultantes são alguns dos maiores benefícios do software de gestão de frotas. Ao aumentar a eficiência da sua frota, as empresas não somente deverão economizar dinheiro com a energia não gasta em esperas no trânsito ou no momento tomarem a rota mais longa, mas também de concluir processos já realizados.

 

Dessarte, por meio de uma ferramenta de qualidade, as indústrias têm acesso à otimização da rota. Esta é uma das melhores maneiras de garantir eficiência, pois se usa algoritmos complexos para encontrar a melhor rota com menor quantidade de tráfego e a menor distância. Os motoristas também serão designados para os trabalhos mais adequados para suas localizações e com uma tecnologia fácil de usar, eles serão capazes de navegar no sistema com facilidade. Os clientes ficarão satisfeitos com entregas mais rápidas e menos atrasos, e em contraponto as entregas aumentaram – quantitativamente e qualitativamente.

 

Transporte melhorado

 

Do centro de transporte à frota, um sistema de software é uma ótima maneira de criar um processo de operações unidas. Isso inclui permitir que sua empresa tenha um despacho centralizado. Desse modo, se garante que as informações sejam mais facilmente transferidas devido à localização central de dados e registros.

 

Ademais, também significa que a comunicação será mais suave entre diferentes partes, de motoristas a funcionários. Reduz a desinformação e a má comunicação que ocorrem quando há protocolos variados em diferentes locais. Uma abordagem centralizada é um método simples que economiza muito tempo e dinheiro. Inclusive, possui um efeito favorável de melhorar o atendimento ao cliente, pois haverá uma abordagem padronizada para a resolução de conflitos e outras preocupações que os clientes possam ter.

*Adriano da Silva Santos é um jornalista e escritor, formado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Reconhecido pelos prêmios de Excelência em webjornalismo e jornalismo impresso, é comentarista do podcast “Abaixa a Bola” e colunista de editorias de criptomoedas, economia, investimentos, sustentabilidade e tecnologia voltada à medicina e recursos humanos.

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