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Conteúdo 7 de julho de 2022

Tecnologia e prevenção a incidentes no e-commerce

Maycon Lima*

 

No varejo tradicional praticado há alguns anos, as iniciativas voltadas para a prevenção de incidentes relacionados à logística eram criadas de acordo com a expertise em operações. Tudo dependia do conhecimento e da experiência das pessoas que atuavam na linha de frente da logística, sendo que, na maioria das vezes, os direcionamentos eram tomados por puro feeling.

 

Felizmente, os tempos mudaram: a tecnologia já nos permite dimensionar e visualizar tudo o que acontece do CD à casa do consumidor, com base em dados reais — o que possibilita prever os incidentes com alto nível de assertividade ao longo de toda a jornada de consumo. E podemos dizer que este é um caminho óbvio, já que a popularização do e-commerce vem andando a passos largos e só tende a exigir cada vez mais inovação.

 

Não é por acaso que a prevenção a incidentes no e-commerce baseada em tecnologia vem ganhando espaço na agenda dos grandes varejistas online brasileiros, principalmente porque o setor amarga perdas significativas justamente por não olharem atentamente para eventos negativos que poderiam ser evitados.

 

Por exemplo, um levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) apontou que os roubos de carga tiveram aumento de 1,7% no país em 2021 – o que levou a um prejuízo financeiro de R$ 1,27 bilhão. A região com o maior número de ocorrências foi a Sudeste, com 82% dos casos. Em seguida aparece a região Sul com 6,82%, seguida do Nordeste 5,44%, do Centro-Oeste 3,66%e do Norte 1,42%. Sem dúvidas, há soluções voltadas para a segurança que fazem a diferença para conter problemas assim.

 

Na mesma linha está a alta global dos preços dos combustíveis, cuja escalada vai continuar, já que o valor cobrado nas refinarias acompanha o preço internacional do barril de petróleo e a cotação do dólar. Eis um tema que vem fazendo os varejistas quebrarem a cabeça na hora de definir estratégias de equilíbrio para os custos de frete.

Para se ter uma ideia de como o setor é afetado, os combustíveis chegam a elevar este custo em até 12%. A saída, para compensar, tem sido adotar ferramentas de tecnologia que possibilitem aumento de produtividade, reduzindo custos e minimizando os efeitos da alta; é procurar formas de tornar as entregas mais eficientes, com custos totais menores.

 

Outra dificuldade grave que poderia ser evitada com a ajuda de softwares avançados é a má gestão de estoque, que prejudica empresas de todos os portes, gerando conflitos que atrapalham, inclusive, o relacionamento com o cliente. Pesquisas atuais indicam que mais de 70% das empresas perdem vendas por problemas no processo de gerenciamento de produtos e ferramentas dos estoques.

 

Sempre digo que a armazenagem é um dos pontos mais críticos quando falamos em logística. São muitas variáveis que podem levar a incidentes, tais como falhas de procedimentos, tempo de execução dos processos, fraudes, extravios, desperdícios, perdas financeiras, entre muitas outras. São tantos gargalos na cadeia logística que fica impossível dar conta de um e-commerce sem investir em TI.

 

Todos sabemos que o comércio eletrônico se caracteriza pela rapidez e pela precisão no atendimento, pela grande variedade de itens e pela imensa quantidade diária de pedidos. Sabemos também que há muito espaço para crescer, já que a frequência de compras online aumentou 71% no ano passado e as expectativas para o futuro são animadoras, segundo estudo da Market Review chamado de Tendências do E-commerce para 2022.

 

O levantamento indicou que quase metade dos entrevistados deseja fazer mais compras pela internet. E, cada vez mais, as redes sociais têm tido maior impacto na decisão dos consumidores: 65% das pessoas têm o hábito de pesquisar os produtos nas redes sociais e 69% já compraram produtos que viram em anúncios nessas plataformas. É uma demanda extraordinária que precisa ser atendida.

 

Para isso, é essencial contar com tecnologia para o controle de todo o processo de forma simples, por meio de soluções integradas de gestão capazes de permitir o acesso em uma única base todos os dados relacionados ao trabalho. Além de facilitar o acesso, a TI garante produtividade ao trabalho, já que é possível se ter acesso às informações em apenas alguns cliques, finalizando pedidos e entregas de forma mais eficiente.

 

Além disso, a adoção de novas tecnologias garante rapidez na evolução dos pedidos e redução de custos, uma vez que possibilita ter acesso às mais variadas informações, cálculos rápidos e parâmetro pré-estabelecidos. Sem falar na visão integrada e sistêmica de todo o processo, oferecendo informações em tempo real e com a possibilidade de serem acessadas de qualquer lugar – sem necessidade de trabalho manual.

 

Uma cadeia logística bem controlada é sinônimo de custo reduzido e eficiência na entrega. E como resultado, a prevenção a incidentes se consolida.

 

*Maycon Lima é Diretor de Operações da UX Group.

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