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Conteúdo 26 de abril de 2022

Tracking de entregas na logística: por que é tão importante?

Por Voltér Trein, CRO da eSales (voltertrein@esales.com.br)

Com o avanço da tecnologia, o tracking de entregas, também conhecido como rastreamento de pedidos, torna-se cada vez mais um diferencial na qualidade dos serviços das empresas. Oferecer um acompanhamento eficiente e em tempo real dos pedidos aos seus clientes não é mais uma opção, mas sim uma necessidade.

De acordo com levantamento realizado pela Neotrust, o e-commerce registrou um crescimento de 27% no Brasil em 2021, totalizando um faturamento de R$161 bilhões. Para este ano, estima-se novamente uma alta dos resultados, o que denota que o comércio eletrônico já faz parte da rotina do brasileiro. Então, quando o seu cliente realiza uma compra online, ele tem a expectativa de que o produto adquirido realmente seja entregue dentro dos padrões de qualidade aceitáveis.

Entretanto, em se tratando da internet, ainda há muita desconfiança quanto à integridade das empresas e dos seus processos logísticos. Dessa forma, oferecer a possibilidade de rastrear seus pedidos pode gerar maior confiança e transmitir mais credibilidade para o seu negócio.

Outro ponto importante são os prazos da logística. Por ser uma etapa que muitas vezes depende de serviços de terceiros, nem sempre ela está sob o seu controle. Por isso mesmo, é primordial buscar soluções que integrem o seu sistema com o do seu parceiro de entregas. Essa integração viabiliza identificar pedidos que estejam atrasados ou que apresentem alguma incoerência no caminho até o comprador. Essas informações são essenciais para conseguir antecipar eventuais imprevistos e conquistar a confiança do seu cliente. Além disso, as entregas que contam com tracking têm mais segurança, o que pode levar ainda à redução dos custos com o pagamento do seguro de mercadorias, por exemplo.

O gerenciamento responsável pela entrega dos seus pedidos proporcionado pelo monitoramento eficiente é uma excelente forma de se diferenciar da concorrência. As empresas que vendem online enfrentam muitos problemas com prazos de entrega — e você pode usar isso a favor do seu negócio. Tendo como premissa a excelente qualidade dos seus produtos, realizar entregas dentro do prazo e oferecer suporte aos seus clientes quando algo sair do controle será muito bem-visto e agrega valor ao seu negócio. A melhor propaganda é aquela feita por clientes satisfeitos: lembre-se disso.

E os benefícios não param por aí. O tracking de entregas colabora com a prevenção de furtos, roubos e sequestros, propiciando segurança da carga. Além disso, existe a oportunidade de assegurar que a abertura do compartimento de cargas seja realizada de maneira remota pela central, somente no destino combinando e quando a rota seguir as condições preestabelecidas, e não pelo embarcador.

O rastreamento da carga também permite o acompanhamento de cada fase do processo de entrega, até quando algum imprevisto acontece. Por esse motivo, caso o veículo apresente algum defeito no decorrer do trajeto, se o caminho definido não está sendo seguido ou se ocorreu extravio, por exemplo, o gestor fica sabendo do fato em tempo real. Esse maior controle aumenta as possibilidades de elaborar práticas de correção ou reduzir impactos e efeitos negativos que essas situações podem gerar para a empresa e seu relacionamento com os clientes.

Investir em tecnologia integrada e capacitar os seus colaboradores para oferecer excelência em tracking de entregas é uma ação razoavelmente simples e de baixo custo. Por isso, deixo aqui o meu conselho amigo: saia na frente da concorrência e encante os seus clientes oferecendo o diferencial no setor. Há um mercado inteiro de consumidores insatisfeitos que gostarão de adquirir produtos de uma empresa transparente e que cumpre com seus prazos.

 

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