Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 29 de julho de 2022

Um investimento fundamental para a cadeia de logística: o plástico como solução sustentável

Por Andre Cardoso, country manager da CHEP no Brasil

 

A CHEP, uma empresa Brambles dedicada à criação de soluções logísticas sustentáveis, iniciou parceria com a Fundação Ellen MacArthur (EMF) – uma organização que busca acelerar a transição para a economia circular, colaborando com governos, empresas e universidades – no Stretch Wrap Alternative Project (SWAP) para testar alternativas na reutilização, reciclagem e compostagem de embalagens plásticas, usadas como invólucros na cadeia logística. A iniciativa estuda a viabilidade de plásticos mais adequados a economia circular, que sejam economicamente viáveis e geograficamente escaláveis, envolvendo 10 empresas-membro da EMF.

 

O invólucro plástico é um item padrão da indústria para fixar cargas de paletes devido a seu desempenho, flexibilidade e custo-benefício. Como é descartado após o uso, surge o desafio de encontrar alternativas comparáveis que mitiguem os danos ambientais. Isso é fundamental para a cadeia de qualquer negócio se queremos pensar num mundo com menos geração e lixo e produção sustentável, uma vez que a logística está no princípio da jornada, no transporte de insumos e de produtos para indústria e comércio.

 

A maioria das embalagens plásticas segue uma rota linear de descartes e apenas 14% das embalagens são coletadas para reciclagem em todo o mundo. Apenas 21% deste plástico é reciclado nos Estados Unidos e 30% na Europa; no Brasil 23,1% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados em 2020.

 

Segundo o estudo, em 2020 foram consumidas 1,4 milhão de toneladas de resíduo plástico na reciclagem, representando um crescimento de 5,8% em comparação a 2019. Um milhão de toneladas são de plástico pós-consumo, ou seja, material descartado em domicílios residenciais e em locais como shoppings centers, estabelecimentos comerciais, escritórios, entre outros, e 368 mil toneladas de plástico pós-industrial, como sobras dos processos da indústria petroquímica, de transformação de plásticos e da própria reciclagem de plásticos.

 

Do total de resíduos consumidos na reciclagem, 960 mil toneladas referem-se aos utensílios de uso único, categoria que representa as embalagens e outros tipos de descartáveis.

 

Além disso, o plástico é frequentemente reciclado em sistemas de ciclo aberto, onde o material reciclado é usado para criar outros produtos, tais como sacos de lixo ou filmes plásticos comerciais com um calibre mais grosso.

Neste contexto, empresas como a CHEP, que estão constantemente buscando criar elos com as partes interessadas em fomentar a preservação do meio ambiente, devem trabalhar para reduzir drasticamente a dependência das embalagens plásticas, através da cadeia de valor que inclui a logística, migrando para modelos circulares.

 

Uma das vantagens do uso de plástico SWAP é na proteção de paletes reutilizáveis, pois pode substituir o revestimento plástico linear de uso único, reduzindo o impacto ambiental devido à fabricação, demanda de material e desperdício ao final da vida útil, além de oferecer uma solução durável que pode ser gerenciada em diferentes partes de uma operação logística.

Além disso, teste piloto deste projeto da EMF com empresas parceiras concluiu que o filme plástico pode ser reciclado em um material novo para aplicação manual.

 

Por fim e não menos importante, conclui-se que o filme plástico pode ser compostado com sucesso em um compostor industrial.

 

Com o objetivo de liderar cadeias de fornecimento regenerativas para seus clientes, através de seu plano de sustentabilidade de cinco anos, a CHEP procura atuar globalmente e gerar mais efeitos positivos, em vez de tentar ser “menos prejudicial” e apenas reduzir os impactos negativos. Este projeto está ligado à Iniciativa Mundial de Resíduos Zero, um programa colaborativo global que cria e fornece soluções escaláveis e inovadoras de resíduos zero com os principais varejistas e fabricantes mundiais para atender à demanda dos consumidores de forma mais inteligente e sustentável.

 

webinar
webinar
Retrak
savoy
Praxio
Farma
postal