Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Aéreo 26 de janeiro de 2016

Azul escolhe Pernambuco como hub do Nordeste

Pernambuco terá um hub (centro de conexões) para os estados do Nordeste. A partir de fevereiro, a Azul Linhas Aéreas iniciará a operação de voos regulares para 12 novas cidades a partir da capital pernambucana. Com isso, do Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes – Gilberto Freyre, a companhia passará a operar 32 ligações diárias para 24 cidades. Atualmente, a oferta é de 24 voos por dia com destino a 12 bases. As cidades de Brasília, Belém, João Pessoa, Petrolina e Juazeiro do Norte passarão a ter ligações diárias e sem escalas com destino ao Recife.

Além disso, a empresa retomará as rotas para Campina Grande e aos sábados operará frequências para São Paulo (Congonhas), Curitiba, Goiânia, Ilhéus, Porto Seguro e Presidente Prudente. Nas rotas realizadas no final de semana, a proposta é aumentar a oferta de pacotes ofertados pela Azul Viagens, operadora de turismo da companhia, para quem quer conhecer os estados do Nordeste. Além das novas rotas, a Azul passará a ter dois voos diários do Recife para São Paulo (Guarulhos), três para Natal e Belo Horizonte (Confins) e quatro para Fortaleza. Essas estreias devem acontecer em março.

As conversas para implantação de um hub do Nordeste no aeroporto internacional do Recife tiveram início em junho de 2015, quando a diretoria da Azul teve uma reunião com o governador do estado, Paulo Câmara, e o secretário de Turismo, Felipe Carreras. A localização estratégica, o pacote tributário (o estado reduziu alíquota do ICMS sobre querosene de aviação de 25% para 12%) e a demanda já existente foram fatores que pesaram na escolha da capital pernambucana para o projeto.

“O poder de compra aumentou no Nordeste. A demanda por viagens está maior. É uma oportunidade de ampliar as operações na região. O aeroporto possui uma localização privilegiada. O hub passa a proporcionar uma racionalização de custos para a empresas e mais ofertas de voos aos usuários”, afirmou o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Maurício Pina.

Os novos voos ainda passam por aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil e por isso os horários ainda não são divulgados. As operações terão início no dia 22 de fevereiro, com a rota para João Pessoa. A data também marcará o início da operação diária entre Campinas e Recife utilizando o jato A330, de 272 assentos, a maior aeronave da frota da Azul. Atualmente, o avião só é utilizado uma vez por semana. O último destino a entrar em operação será Presidente Prudente, em 7 de maio.

Fonte: Diário de Pernambuco

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal