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Modal Marítimo 6 de agosto de 2020

Bamin começa as obras de acesso do terminal privado Porto Sul em Ilhéus

Para adiantar as obras de seu projeto do terminal portuário tipo TUP (uso privado), em Ilhéus, a Bamin acaba de iniciar as obras de infraestrutura de acesso ao local – 14 km ao norte da cidade baiana. Com isso, abre caminho para a implantação do porto, propriamente dito, por onde fará a exportação de seu minério de ferro no futuro, quando a ferrovia da Fiol estiver finalmente pronta.

O Porto Sul, como é chamado, é um projeto todo comandado pela mineradora, com apoio do governo da Bahia. O terminal, além de minério de ferro (próprio e de terceiros), prevê embarcar outras cargas, como soja, milho, etanol e carvão vegetal.

Desde 2013, a Bamin é a concessionária do terminal. Segundo a empresa, ela já dispõe da licença de implantação do porto, bem como de supressão da vegetação na área definida para o empreendimento, na localidade de Aritaguá. “Esse porto é estratégico para nosso projeto e para o Estado da Bahia”, diz Alexandre Aigner, diretor financeiro e de relações institucionais da mineradora.

Serão investidos nessa fase de obras R$ 188 milhões, informa o executivo. A ordem de serviço para as atividades foram dadas a uma construtora de Minas Gerais em meados de julho e o tempo de duração está previsto de agora até março de 2022. Serão construídas vias de acesso, sinalização, pontes, instalações de rede elétrica e de água, entre outras.

A instalação do porto, especificamente, terá um investimento de US$ 800 milhões. E essa obra de peso – que tem previsão de durar quase dois anos – só será iniciada quando a retomada da construção da Fiol, sob nova gestão, após ser licitada, já estiver acontecendo, informa o diretor da Bamin. “Nossa obra será alinhada à conclusão da ferrovia, que poderá durar cerca de 30 meses”, afirmou Aigner.

A licitação da Fiol aguarda o sinal verde do Tribunal de Contas da União (TCU), que vai liberar a publicação do edital. O processo entrou no órgão faz oito meses.

Segundo a Bamin, nessa primeira fase de obras do Porto Sul, no auge, serão gerados 400 empregos diretos, podendo ter ainda 1,2 mil indiretos. São estimados mais de R$ 24 milhões em recolhimento de tributos.

Fonte: Valor Econômico

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