Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 31 de dezembro de 2002

Boni/GATX inaugura terminal intermodal em Belo Horizonte

A Boni/GATX – empresa que oferece serviços de management logístico, transportes rodoviário, ferroviário e marítimo, armazenagem, movimentações internas e distribuição – está inaugurando oficialmente o TIVES – Terminal Intermodal de Vespasiano (região metropolitana de Belo Horizonte, MG).

A obra exigiu um investimento de R$ 6,5 milhões
e buscou otimizar o abastecimento da unidade da Unilever naquela
localidade, a qual produz detergentes em pó das marcas, Omo,
Minerva e Brilhante, entre outros.

Desde que o Tives começou a operar,
em setembro do ano passado, passam pelo terminal cerca de 70% da
matéria-prima usada na fabricação dos detergentes
em pó, e a Boni/GATX é responsável pelo abastecimento
e controle de estoques de todos os 64 itens utilizados naquela unidade
da Unilever, inclusive as embalagens.

Características

O Tives ocupa uma área de 89.000 m2
e está localizado ao lado da Unilever. É composto
de 2.550 m de linhas férreas e pode operar simultaneamente
93 vagões. Possui, ainda, dois armazéns, um para graneis
sólidos (3.500 m2) e outro para carga acondicionada em paletes,
além de pátio de contêineres e parque de tancagem.

O terminal já movimentou 100 mil toneladas
e a expectativa é chegar a 300 mil toneladas ao ano –
ele tem capacidade para movimentar/armazenar até um milhão
de toneladas ao ano, podendo não só receber matéria-prima,
como distribuir produtos acabados.

Como funciona

No caso da Unilever, o Tives recebe produtos
de Vitória (ES), Camaçari (BA) e Paulínia (SP),
que chegam por meio de ferrovia, além de matérias-primas
de vários pontos do Brasil e da Argentina, por meio de rodovia.

Semanalmente, chegam ao Tives 36 vagões
carregados de soda cáustica e LAB (Linear Alquil Benzeno),
vindos do Pólo Petroquímico de Camaçari. Do
vagão, a matéria-prima vai direto para os tanques
da Unilever, através de um sistema de sucção.
Antes da construção do terminal, a soda cáustica
e o LAB já eram transportados pela Boni/GATX, mas levados
de trem ao terminal do Horto, a 30 km da Unilever, e de lá
seguiam de caminhão para a fábrica.

Além do aumento na segurança,
o Tives possibilitou a redução no número de
caminhões circulando na região, considerando que,
para transportar 50 toneladas de matéria-prima, é
usado apenas um vagão de trem, enquanto cada caminhão
leva apenas 25 toneladas. Ou seja, para abastecer a Unilever apenas
com soda cáustica e LAB eram necessárias 72 viagens
semanais de caminhão do Horto até a fábrica.

O tempo de operação
no terminal também é mais curto. Exatos 12 vagões,
quatro de soda e oito de LAB, são descarregados simultaneamente
em apenas 5 horas. Cada caminhão levava uma hora e meia para
ser descarregado. Tudo isso permitiu, ainda, uma redução
de custos operacionais.
Por outro lado, sulfato e barrilha, outros dois itens fundamentais
para o abastecimento da Unilever, chegam ao Tives de ferrovia, são
estocados lá mesmo e abastecem diariamente a fábrica.

BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal