Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de agosto de 2004

“Brasil Logística e Transportes” completa dois anos

Desde julho de 2002 vai ao ar, pela Rede Mulher de Televisão, o único programa especializado em Logística & Transporte no Brasil, voltado para discutir políticas, tendências, cases e desafios do setor. Trata-se do “Brasil Logística e Transportes” (BLT).
“Logística e transporte, no Brasil, sempre foram tratados à órbita de outros temas tidos como mais importantes ou urgentes pelas corporações, como produção, administração, marketing e finanças. Hoje não é mais assim, e nós nos orgulhamos em saber que colaboramos para tirar logística e transporte da periferia do mundo empresarial, fazendo-os migrar para o centro das decisões”, afirma Cláudio Miragaia Perri, idealizador do programa e sócio-diretor da Pecom Publicidade.

Acostumado a lidar com tais segmentos, Miragaia percebeu que L&T carecia de uma mídia que alcançasse um espectro maior de profissionais envolvidos com o assunto. “Claro que os jornais e revistas do segmento, assim como os sites de notícias e portais, atendem – e muito bem – às necessidades de vários interessados no tema, mas sempre me pareceu que a televisão, pelo seu alcance, por sua presença massiva nos lares brasileiros, poderia ser um canal muito bom para se discutir L&T”.

Com essa idéia em mente, e certo de que a mídia televisiva estava madura para receber um programa de L&T, Miragaia tratou de arranjar um parceiro que desse âncora ao projeto. “Encontramos na NTC&Logística um entusiasmado apoio na pessoa do seu presidente, Geraldo Aguiar de Brito Vianna, que logo abraçou o projeto”, diz ele.

Tradição
Segundo lembra Dimas Araujo, gerente executivo de comunicação social e projetos da NTC& Logística, a entidade sempre teve por tradição manter veículos de comunicação bastante fortes, com ampla penetração e alta qualidade. Foi assim com a antiga “Revista BR” (depois “Brasil Transportes”) e a edição impressa do “NTC Notícias”. Com o advento da Internet, além de migrar para o seu site (www.ntc.org.br) grande parte de suas informações técnicas, a entidade transformou em eletrônico o tradicional “NTC Notícias”, que hoje é distribuído por e-mail a um público superior a dez mil assinantes em duas edições diárias. “Entretanto, para completar essa opção estratégica pela mídia eletrônica, faltava um braço importante: a televisão. Essa era, na verdade, uma idéia acalentada há muito tempo dentro da casa. A possibilidade de uma parceria de sucesso com a Pecom Publicidade proporcionou a materialização de um projeto sério e consistente”, diz Araujo.

Animado com a entusiástica parceria – que se configura no suporte técnico do conteúdo informativo do programa – Miragaia o apresentou a 13 empresas, todas vencedoras do Prêmio NTC – Fornecedores do Transporte. “Era preciso mostrar que o programa era viável comercialmente e para isso fizemos um piloto, apresentando-o às empresas que elegemos como potenciais anunciantes para os primeiros meses”, diz.

Tudo isso foi costurado ao mesmo tempo em que se formatava a grade de conteúdo dos primeiros programas, os convites aos entrevistados e ainda se estudava uma emissora para veiculá-lo. “Tinha de ser uma emissora cujo sinal chegasse a pelo menos todas as capitais brasileiras”, lembra Miragaia. A Rede Mulher foi a escolhida devido à qualidade técnica que possui e à equipe altamente profissional que abriga. Assim, o primeiro programa foi ao ar em agosto de 2002 e de lá para cá só tem crescido em prestígio e conteúdo.

Ao longo de 100 edições, completadas em julho, o programa colocou no ar temas polêmicos, debates importantes e personalidades do mundo da L&T. Miragaia afirma que “quase 300 entrevistados passaram pelos estúdios do BLT, entre executivos e consultores do setor”.

Pelo seu lado, o gerente da NTC& Logística destaca que o programa foi concebido para ser um verdadeiro painel sobre tudo o que de mais importante acontece no mundo do transporte de cargas e da logística. “Pretendia-se, quando da elaboração do projeto, criar um instrumento instigante, capaz de estimular o debate, revelar tendências, mostrar novidades. Era preciso que tivesse uma linguagem capaz de torná-lo interessante para o público especializado, mas que, ao mesmo tempo, pudesse fazer com que o telespectador, digamos, não iniciado, pudesse também ser conquistado”, afirma Araujo.

Ainda segundo ele, para a NTC&Logística, além da consolidação de uma imagem pública sempre identificada com a vanguarda, com os interesses nacionais e com a seriedade de propósitos, um grande benefício alcançado com o programa é o de poder, lançando mão de um recurso tão avançado quanto a televisão, cumprir uma de suas principais finalidades, que é a de promover continuamente o aperfeiçoamento do negócio de transporte e logística através da informação e do amplo debate de todas as questões.

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal