Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Logística 21 de janeiro de 2021

C&C aumenta produtividade em 30% com implantação do Lean Manufacturing nos seus centros de distribuição

Alicerçada em uma gestão que busca ampliar a eficiência operacional e contribuir para a contínua melhoria na jornada de compras dos consumidores, a C&C implantou o Lean Manufacturing, cuja metodologia já vem colaborando para o aperfeiçoamento dos processos de toda a rede. Entre os resultados conquistados está o aumento de 30% na produtividade dos operadores das empilhadeiras dos centros de distribuição da marca, localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, quando comparado com os índices pré-aplicação do Lean.

De acordo com o diretor de Logística e Abastecimento da C&C, Alexandre Califani, antes da aplicação do Lean, os colaboradores que guiavam as empilhadeiras passavam muito tempo transitando por todo o CD, o que impactava em menor produtividade. “Hoje, por meio de um ‘kaizen’ que fizemos, conseguimos desenhar uma nova rota para este operador, fazendo com que ele fique mais tempo produzindo do que se deslocando dentro do CD. Isso nos levou a aumentarmos a produtividade do nosso time em 30%”, avalia Califani. O centro de distribuição de São Paulo possui 50 mil m2, enquanto que o do Rio de Janeiro tem 20 mil m2 de área construída.

Com a aplicação da filosofia do Lean Manufacturing, a rede melhorou todos os processos dos CDs. Além disso, criou e disponibilizou os indicadores de performance, que podem ser consultados sempre que necessário pelas lideranças das áreas. “Como nossos funcionários têm um coletor de dados à mão, nossos líderes conseguem acompanhar a produtividade de cada funcionário e dos seus respectivos setores, de hora em hora. Assim, podemos tomar decisões mais rápidas e conduzir melhor os nosso esforços”, explica o executivo.

A C&C, ainda, reforçou o sistema de monitoramento dos CDs, cujas imagens captadas são utilizadas como parte dos treinamentos de equipe para orientá-los quanto às melhores práticas de separação, conferência e manipulação dos itens, reduzindo, assim, as perdas.

“Nestes treinamentos, entregamos um manual de bolso aos nossos colaboradores e mostramos quais as atitudes devem ser executadas e quais podem ser evitadas – por meio de exemplos dos nossos próprios funcionários. Tal iniciativa resultou, entre outras melhorias, na redução de 50% de perdas por quebra dos produtos dentro dos nossos centros de distribuição, causadas por manuseio incorreto”, ressalta o diretor.

Além do Lean Manufacturing, a C&C trabalha também com softwares modernos, com foco no aumento da produtividade e redução dos custos de operação dos CDs.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal