Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Modal Marítimo 19 de outubro de 2021

CDRJ destaca investimentos durante o ENAEX

Participantes do Painel

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária responsável pela administração dos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, esteve presente no 40º Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX), que aconteceu online nos dias 14 e 15 de outubro. A Autoridade Portuária foi uma das principais patrocinadoras do evento e, na oportunidade, divulgou as ações em andamento para a melhoria da infraestrutura portuária, além de projetos para os portos administrados pela Companhia.

No último dia do encontro (15), o diretor de Negócios e Sustentabilidade da CDRJ, Jean Paulo Castro e Silva participou do Painel 6: Logística no Comércio Exterior Brasileiro. Durante o painel, Jean Paulo destacou que a CDRJ está se preparando para receber navios maiores e que temos uma grande vantagem por possuir um calado natural profundo. Jean ressaltou ainda o crescimento dos portos administrados pela Companhia que, em 2020, movimentaram mais de 50 milhões de toneladas e a ascensão significativa neste ano de 2021 que, nos primeiros 9 meses do ano, cresceu mais 30%.

Em sua apresentação, o diretor Jean Paulo enfatizou que “com a recuperação da capacidade de investimento, a CDRJ já está investindo em licitação para obras de dragagem no Porto do Rio de Janeiro para receber navios de 366m” e que no Porto de Itaguaí já existe uma previsão para a dragagem do canal derivativo visando acabar com a espera para a entrada e saída de navios e reduzir o custo portuário. Em relação ao investimento tecnológico, Jean abordou o ganho de eficiência com a implementação da sinalização náutica; o avanço na implantação do VTMIS no Porto do Rio de Janeiro. No acesso terrestre, Castro destacou ainda o agendamento automatizado que dinamiza a entrada no porto e as melhorias nas vias férreas e rodoviárias.

O Painel, que teve como moderador o coordenador da Câmara de Logística Integrada da AEB – CLI, Jovelino Pires, contou com a presença de representantes do Ministério da Infraestrutura (MInfra), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), dos Correios e dos Portos Portugueses de Sines e Algarve.

webinar
webinar
alperseguros
fronius
Retrak
savoy
postal