Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Negócio Fechado 9 de junho de 2022

CELSE e TAG celebram a assinatura do Contrato de Conexão de Acesso para interligação do Terminal de GNL em Sergipe

CELSE — Centrais Elétricas de Sergipe S.A. e Transportadora Associada de Gás S.A. — TAG conjuntamente comunicam ao mercado que celebraram a assinatura do Contrato de Conexão de acesso para interligação do Terminal de GNL da CELSE com a Rede de Transporte da TAG.

Pelo acordo entre as partes, a TAG fica responsável pela implementação de um gasoduto de aproximadamente 25 km e das infraestruturas de acesso necessárias para conectar o Terminal de Armazenamento e Regaseificação de GNL da CELSE à Rede de Transporte de gás natural da TAG, ao passo que a CELSE ficará responsável pelo pagamento mensal de uma Tarifa de Conexão, ao longo de 30 anos, para remunerar os investimentos que serão realizados pela TAG.
 

Para a CELSE, esse contrato é instrumento fundamental para viabilizar a realização de sua visão de ser o principal polo de gás e energia do Brasil. A partir de meados de 2024, quando o gasoduto de interconexão estiver em plena operação comercial, diferentes novos negócios em gás e energia serão possibilitados pela CELSE ao mercado nacional.
 

Para a TAG, que planeja investir em torno de R$ 300 milhões nessa obra de conexão, esse contrato representa mais um importante avanço no processo de abertura e expansão do mercado de gás natural no Brasil, materializado pelos princípios da Nova Lei do Gás — 14.134/2021 que completou um ano de vigência em abril.
 

Para o mercado como um todo, trata-se da viabilização do acesso de uma importante fonte de suprimento à demanda nacional de gás natural, proporcionando maior competição de preços, liquidez de transações, flexibilidade e segurança de suprimento em benefício de todos os usuários conectados ao sistema integrado de transporte e distribuição.

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal