Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Profissionais 5 de agosto de 2022

Cinco habilidades necessárias ao profissional 4.0 de logística

Dados do Banco Nacional de Empregos (BNE) de 2021 indicam um aumento de 37% em vagas abertas para profissionais da área de transporte nos primeiros cinco meses de 2021, quando foram mapeadas mais de 13 mil novas oportunidades. Segundo o levantamento, o setor registrou quase 4 mil postos de trabalho a mais do que o observado no mesmo período em 2020. Os números evidenciam a alta do setor de logística, com o mercado em crescimento.

Com o cenário, surgem novas tendências para atender às necessidades dos consumidores, que estão constantemente ativos no ambiente on-line e com demandas de entregas cada vez mais rápidas, para o mesmo dia no qual o pedido foi feito. Portanto, as habilidades necessárias ao profissional da área logística também mudaram.

Pensando nisso, a RoutEasy, startup que possui soluções de otimização, gestão e orquestração de logística, listou 5 delas:

Inteligência de dados

Neste setor, ser capaz de interpretar os dados é fundamental para reconhecer padrões e tendências, identificar gargalos e propor melhorias. Ter informações em tempo real sobre todos os processos de entrega é essencial tanto para as marcas quanto para os seus consumidores. “Saber interpretar a visibilidade da operação, como, por exemplo, onde está a entrega, qual a situação do pedido e daqui a quantos dias ou horas ela estará no destino estreita a relação de confiança entre os e-commerces e seus clientes”, pontua Caio Reina, CEO e fundador da startup. “A RoutEasy, por sua vez, contribui para a área de Business Inteligence das empresas com uma interface simples para que os usuários criem seus relatórios e dashboard para dar suporte e argumento às tomadas de decisão”, diz.

Adaptabilidade a novas tecnologias

As novas soluções tecnológicas são fundamentais para as empresas que querem se manter competitivas e ficam para trás os profissionais que não se adaptam – ainda mais quando já estamos falando de inteligência artificial, aprendizado de máquina, entregas com veículos autônomos, drones, internet das coisas e todas as necessidades do consumidor 4.0.

No sistema da RoutEasy, por sua vez, a inteligência artificial entra para otimizar e integrar processos, atribuindo maior produtividade e menor custo de entrega, além da garantia da qualidade do serviço que chega ao consumidor final.

Resolução de problemas

Pode parecer clichê, mas as habilidades de resolução de problemas de alto nível são essenciais para o sucesso profissional de quem está buscando uma carreira em logística, principalmente porque um pequeno erro pode afetar todas as etapas seguintes. O profissional 4.0 deve ser capaz de lidar com mudanças repentinas e gerenciar crises.

Capacidade de análise do macroambiente

É preciso ter muito claro qual é o papel de cada setor e de cada indivíduo da equipe, principalmente porque, como dito anteriormente, as etapas estão interligadas e o trabalho de um pode afetar o de todos. O profissional 4.0 deve conseguir “sair da caixa” para ser capaz de ajudar outras equipes a identificar problemas e propor soluções.

Foco no cliente

Todas as habilidades listadas acima são parte da ideia macro de focar no cliente e em suas necessidades. Dessa forma, adotar ferramentas de melhoria contínua de processos para descobrir como alcançar a máxima eficiência e garantir o melhor serviço para as marcas.

webinar
webinar
Retrak
savoy
Praxio
Farma
postal