Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Investimento 9 de abril de 2015

Columbia se destaca na logística de vestuário e cria empresa que integra cadeia internacional

Depois de um redesenho de sua estratégia corporativa, o Grupo Columbia promoveu fortes investimentos em tecnologia, processos e infraestrutura, para voltar a ser um dos grandes players das Operações Logísticas no Brasil. Com um faturamento de R$ 2 bilhões em 2014, a empresa aposta agora em setores importantes para o mercado brasileiro, como o de vestuário e eletrônicos.

“No ano passado, a Columbia investiu R$ 20 milhões em novos equipamentos e estruturas, como o Centro de Distribuição de Cotia, que já é um dos maiores do país em movimentação de roupas e materiais esportivos e um dos pioneiros na automatização customizada das operações de armazém”, anunciou o diretor de Logística da empresa, Marcelo Brandão, durante a feira Intermodal South America, em São Paulo.

O grupo também criou recentemente um novo negócio, The Cotton Road, a primeira empresa brasileira a oferecer uma solução vertical completa, incluindo sourcing, processo de busca e desenvolvimento dos fornecedores mais competitivos, especialmente na Ásia, para o varejo brasileiro.

Operação avançada em Cotia

Desde dezembro de 2013, o Centro Logístico da Columbia em Cotia realiza uma das operações logísticas mais avançadas do Brasil neste setor da economia. A operação tem um nível de automação sofisticado, com uso de esteiras transportadoras, um moderno sistema de gestão de armazém (WMS Manhattan), sistemas de armazenagem com uso de VNI (corredores estreitos), o uso de selecionadora de pedidos para a realização de toda a movimentação mecânica e uma equipe de profissionais de alta performance e comprometimento.

Esse desenho proporciona uma movimentação mais ágil e eficiente de produtos e grande quantidade de pedidos de diferentes tamanhos e complexidades. O desafio é fazer o estoque fluir sem problemas e responder aos pedidos com rapidez, elevado índice de “fullfiment” (atendimento às expectativas do cliente) e total precisão. O WMS também suporta a melhor programação de chegadas e saídas de mercadorias, reduzindo o tempo de carga e descarga dos caminhões.

The Cotton Road

No setor têxtil, identificar e negociar com bons parceiros em outros países não precisa ser uma preocupação para o varejo, que pode se concentrar em escolher os melhores produtos e promover vendas. A busca pela condição mais competitiva e pelo melhor fabricante para cada produto (atividade conhecida como “sourcing”) é o foco de atuação do mais novo negócio do Grupo Columbia: The Cotton Road.

A empresa de “sourcing” gerencia todas as relações com os fornecedores internacionais, além de prover inteligência logística, tributária e financeira. Trata-se de uma gestora de cadeia de suprimentos integrada, que também é conhecida pelo conceito “one stop shop solution” (todas as soluções numa só compra).

“Nosso objetivo é atender a uma demanda do mercado, que é a necessidade de internacionalização da produção de artigos têxteis de forma contínua, confiável e competitiva, além de potencializar os produtos e serviços das outras empresas do Grupo Columbia, verticalizando várias atividades para os mesmos clientes e criando ainda mais valor para a organização”, anuncia Daniel Tavares, diretor da TCR.

Sobre Columbia

A Columbia pertence ao Grupo Esteve Irmãos, que atua desde 1849 em trading de commodities como algodão, café e cacau. Durante a 2ª Guerra Mundial, com os embargos a exportações, teve início a atuação dos Armazéns Gerais Columbia. Hoje é formado por empresas com sinergia entre suas atividades: Columbia Trading (Comércio exterior); Columbia Distribuidora (Fornecimento de hard commodities); Columbia Logística (Logística integrada); Columbia Nordeste (Logística integrada); Cefrinor (Armazéns refrigerados e frigorificados); CMlog (Operações portuárias); The Cotton Road (Solução vertical moda); Columbia Energia (Fornecimento de combustíveis sólidos) e Operflora (Fornecimento de bioenergia).

Conta com mais de 380.000 metros quadrados de área de armazenamento, com Centros de Distribuição em pólos estratégicos: além de Cotia, Cajamar (SP), Simões Filho (BA), Curitiba (PR), Itajaí (SC). Ao todo, o grupo atende cerca de 1.500 clientes. Nas atividades logísticas os principais são: Chanel, Hugo Boss, Prada, Versace, Puma, Bottega Veneta, Quiksilver, Asus, Positivo e Rockwell Automation

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal