A consolidação do mercado logístico brasileiro
O movimento de fusão e aquisição entre os operadores logísticos tem se intensificado nos últimos anos, mas o processo de consolidação do mercado está apenas começando. Atualmente, são cerca de 70 mil empresas logísticas em todo o país, que operando de maneira desarticulada resultam em um segmento ainda muito fragmentado e receita média pouco expressiva.
No entanto, este é um cenário que deve e precisa mudar em breve. Isso porque as empresas estão em busca de provedores com capacidade para executar todo o processo logístico, ou seja, delegar a gestão a um único operador. Nesse sentido, as transportadoras, apesar de importantes agentes do processo, já não podem mais simplesmente incorporar a palavra logística em seus portfólios. A competência passa a ser de operadores logísticos terceirizados e operadores da cadeia de suprimentos.
A logística representa um diferencial competitivo e estratégico para as empresas, por isso, a principal exigência dos executivos diz respeito ao preço e principalmente à capabilidade, ou seja, o valor calculado da capacidade do processo, além de tecnologia. E para acompanhar esse processo, os operadores devem investir em TI e mão de obra qualificada. Aliás, uma das grandes dificuldades do setor é justamente a capacitação profissional. Apenas recentemente a logística passou de fato a compor os programas universitários. Outro problema conhecido é a falta de investimentos na infraestrutura do país.
Contudo, esses obstáculos não podem justificar a falta de uma visão de negócios bem articulada e a longo prazo por parte dos operadores. O mercado está repleto de oportunidade e a demanda supera a oferta. É necessário, neste momento, que os operadores substituam a simples relação de prestadores de serviços por parcerias e principalmente que não tenham medo de arriscar. A nova realidade comercial, as transações internacionais e os desafios de infraestrutura e qualificação, tornam a logística um processo cada vez mais complexo.
Manter uma estrutura capaz de gerir todo o processo da operação logística exige investimento. Também, nesta conta, tamanho faz toda a diferença. Porém, enquanto o setor insistir na fragmentação estará perdendo oportunidades. Basta avaliar o market share das empresas no Brasil. A questão não é defender monopólios ou diminuir a competitividade. Pelo contrário, a consolidação do setor elevará os lucros, a qualidade da operação e a satisfação do cliente.