Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 16 de abril de 2021

Big Data na expansão tecnológica da logística

A expansão tecnológica tem feito parte da grande maioria dos negócios desde que a pandemia começou. Não há como pensar em um futuro cada vez mais avançado sem esse tipo de tecnologia. A logística também precisou se reinventar e investir em softwares que atendessem o crescimento constante dos e-commerces no período. O Big Data, sistema de armazenamento de quantidades massivas de dados processados em alta velocidade, já é uma dessas realidades na área.

As informações adquiridas em toda a cadeia logística, desde a realização do pedido por parte do consumidor até a entrega em si, são armazenadas de forma otimizada pelos sistemas de automação. Esses registros passam a ser considerados elementos estratégicos, a fim de trazer respostas relevantes e contribuir com a tomada de decisão da empresa.

Porém, é preciso que as transportadoras logísticas entendam a importância desse tipo de tecnologia, enxergando os benefícios em toda a operação com base no melhor processamento e controle dos dados obtidos. Resumindo, cada vez mais o Big Data, a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas farão parte das estratégias dos negócios, então quanto antes iniciar esse processo, melhor.

Esses softwares de gestão promovem a tradução dos dados recebidos, transformando-os em redução de custos operacionais, otimização de colaboradores e recursos, assertividade, diminuição de prazo de entrega, etc. Com o acúmulo das informações em decorrência do machine learning, existe a possibilidade de colocar esses dados à disposição do mercado, ampliando as estratégias e o próprio negócio.

Vale ressaltar a necessidade de se adequar às diretrizes da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas ao mesmo tempo aproveitar as vantagens de investir em Big Data, que traz indicadores fundamentais sobre o desempenho em logística. Afinal, processar de forma eficiente esses dados faz com que o comportamento do consumidor e novas tendências de mercado sejam identificados mais rapidamente, trazendo um diferencial competitivo.

Antonio Wrobleski Antonio Wrobleski

Especialista em logística, presidente da BBM Logística, sócio e conselheiro da Pathfind. Engenheiro com MBA na NYU (New York University) e também sócio da Awro Logística e Participações. Ele foi presidente da Ryder no Brasil de 1996 até 2008. Em 2009 montou a AWRO Logística e Participações, com foco em M&A e consolidação de plataformas no Brasil. Foi Country Manager na DHL e Diretor Executivo na Hertz. O trabalho de Antonio Wrobleski tem exposição muito grande no mercado Internacional, com trabalhos em mais de 15 países tanto no trade de importação como de exportação. Além disso, ele é faixa preta em Jiu-jítsu há 13 anos e pratica o esporte há 30 anos.

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal