Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 5 de abril de 2021

Como o conceito de logística elástica contribui no desempenho da sua empresa?

Tenho acompanhado as tendências em logística e com recorrência tenho visto o termo “logística elástica”, mas, afinal, o que será isso?

Nos últimos anos, testemunhamos alguns desenvolvimentos em logística, em geral associados a tecnologia, como uso de drones, veículos autônomos, caminhões elétricos e outras soluções inteligentes. Mas, ainda o grande desafio continua sendo no planejamento e como equilibrar a equação: oferta e demanda, em especial suas variações.

A logística elástica visa superar esse obstáculo, fornecendo flexibilidade para aumentar ou diminuir a capacidade e acomodar as flutuações de demanda.

 

Importância da logística elástica

Quando se trata de logística, as práticas enxutas nem sempre funcionam. Embora pretendam ser flexíveis, elas nem sempre são ajustadas para os processos logísticos e, diga-se de passagem, no conceito enxuto, logística são exatamente as perdas.

Modelos de negócios enxutos podem funcionar bem para os setores de manufatura, mas não foram “pensados” para logística de “middle mile”, isto é, de transferência entre centros logísticos.

A logística elástica tende a preencher essa lacuna em especial no “middle mile” e armazenagem. Praticamente, a importância da logística elástica ainda é ambígua, no entanto, ela foi desenvolvida para tornar a cadeia de abastecimento mais eficaz e funcionar com mínimo desperdício, isto é, sem excesso de estoques.

A popularidade da logística elástica se deve ao fato de seus benefícios serem obtidos por meio de soluções tecnológicas. Por exemplo, a análise de dados de tráfego, onde a rastreabilidade torna-se cada vez mais informativa. As soluções de software de gerenciamento da cadeia de suprimentos oferecem visibilidade aprimorada e em tempo real para empresas e suas necessidades de consumo.

Empresas que adotaram uma logística elástica tornaram o envio de remessas e a aquisição mais simples, proporcionando um controle mais aprimorado para atingir a capacidade ideal. A tecnologia permite que fabricantes e transportadoras alterem as rotas de acordo com a demanda em tempo real e preditiva.

Os centros de distribuição estão ainda vinculando automação com elasticidade, levando ao atendimento automático, que atende integralmente a demanda. Assim, a logística elástica é uma tendência, que exige soluções tecnológicas e automação, não apenas no sentido de robôs, para se tornar mais eficiente.

 

Benefícios da logística elástica

As previsões de demanda estão se tornando difíceis de serem feitas e estão afetando significativamente a logística. A integração entre oferta e demanda sempre foi o cerne da maioria das empresas, no entanto, a ascensão da era digital e do comércio eletrônico infligiu uma mudança ainda maior, com a importância sendo mais voltada para os consumidores.

Em um mercado centrado no cliente, as empresas precisam responder de acordo as demandas dos consumidores. Como as necessidades do consumidor podem ser imprevisíveis, as empresas estão procurando uma solução na forma de logística elástica para lidar com essas taxas de demanda em constante mudança.

 

Automação

A principal vantagem vem na forma de automação, que acaba sendo a solução mais lógica para uma empresa que deseja ser mais flexível em suas habilidades de dimensionamento. A logística elástica procura reduzir o erro humano e oferece um processo mais eficiente, o que permite que a empresa se ajuste diretamente de acordo com as variações da demanda.

 

Terceirização

Outra vantagem da logística elástica é a parceria com terceiros, que reduz os riscos de se investir em várias operações. As empresas agora podem utilizar armazéns adicionais tanto em locais existentes quanto em novos para se ajustar às flutuações de demanda de curto prazo.

 

Visibilidade e controle

A logística elástica permite que você gerencie todos os fluxos de entradas (inbound) e saídas (outbound) por meio de um painel único. Isso simplifica ainda mais o controle e operações de entregas.

A logística elástica também oferece um melhor sistema de rastreamento, o que facilita o acompanhamento de todos os transportes.

 

Experiência de usuário aprimorada

Toda essa visibilidade melhora sua capacidade de resolver problemas rapidamente, independentemente de como você está transportando. Assim, resulta em melhor experiência e satisfação do cliente, o que leva a uma maior retenção.

 

Existem desvantagens?

Embora os benefícios da logística elástica superem as desvantagens, existem algumas desvantagens potenciais que você deve considerar.

Você precisará gastar tempo e dinheiro no início para aproveitar plenamente os benefícios de uma cadeia de suprimentos com maior flexibilidade. Em alguns casos, você também pode precisar fazer mudanças significativas em sua força de trabalho. Haverá necessidade de investimento e treinamento, o que certamente poderá retardar suas operações por algum tempo.

Além disso, a adoção de qualquer nova tecnologia leva tempo e pode ser necessário contratar funcionários para trabalhar em tecnologias emergentes, como robótica e IA.

 

Aumento da adoção de logística elástica

Conforme discutido antes, a maioria das empresas está lutando para atender à demanda flutuante. Um aumento ou diminuição na demanda pode ser devido a vários motivos, desde picos sazonais a aumentos de demanda baseados em eventos. Além disso, diferentes empresas contam com várias fontes para superar esse desafio de demanda em constante mudança.

Nos próximos anos, podemos ver o crescimento da logística elástica à medida que mais empresas adotarão esse conceito para tornar suas operações mais ágeis e flexíveis. Alinhar a dependência da tecnologia torna a empresa capaz de responder às flutuações da demanda de forma mais eficaz, juntamente com a redução das despesas operacionais, aumento da eficiência, retenção dos clientes e conquista de novos.

 

Papel da elasticidade na armazenagem

A elasticidade não se limita ao transporte, mas também à armazenagem. Conforme a demanda aumenta ou diminui, o requisito de tamanho do CD também muda. Portanto, não existe um tamanho que atenda a todos os requisitos, o que conduz a uma maior adoção do modelo de armazenagem elástica, conceito para gerenciar a demanda com mais acurácia em relação ao tempo e localização.

Outra forma de aumentar a elasticidade do armazém é por meio da terceirização, no qual você pode terceirizar seus requisitos de armazenagem e distribuição quando surge a demanda.

 

Cadeia de suprimentos como serviço

A SCaaS é outra tendência emergente a se observar. Ela apresenta uma estrutura de custos flexível, que permite que as empresas obtenham os benefícios de colaborar com os melhores talentos da cadeia de suprimentos, além de manter relacionamentos duradouros e saudáveis e utilizar a melhor tecnologia da categoria sem nenhum compromisso em tempo integral.

 

Efeito da logística elástica na força de trabalho

A otimização de pessoal não é necessariamente um requisito para logística elástica, mas uma solução de alocação, que visa à adequada alocação de recursos. Portanto, o conceito de elasticidade e sua integração com a tecnologia não tem como objetivo reduzir o quadro de funcionários. Na verdade, na logística elástica, a mão de obra ainda continua sendo um recurso vital.

 

Como tornar suas operações logísticas mais elásticas?

Uma excelente maneira de tornar suas operações mais elásticas é usar um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS). Alimentar seu armazém com a automação pode ser útil para agilizar o atendimento de pedidos sem aumentar a equipe.

Se houver necessidade de armazenagem adicional, as opções de terceirização podem ser a melhor escolha. Você pode ficar tentado a aumentar o tamanho da sua frota ao testemunhar um aumento repentino na demanda, mas pode acabar tendo uma demanda menor mais tarde, o que tornará a frota própria da empresa menos utilizada.

Portanto, as parcerias com terceiros são uma excelente solução. E os avanços tecnológicos irão melhorar ainda mais a logística elástica. Tendências como inteligência artificial e IoT (internet das coisas) entrarão em cena.

 

Concluindo

O crescimento da logística elástica gera a necessidade de as empresas se tornarem mais ágeis em suas operações e processos. E não há dúvida de que a introdução de tecnologias como IA, IoT, análises de dados entre outros também impactarão o futuro da logística. O aumento dessas inovações tornou-se essencial para as empresas se tornarem mais flexíveis e ágeis.

Com as crescentes flutuações de demanda, junto com a crescente necessidade de manter excelentes experiências aos clientes, a adoção de logística elástica se tornou quase a necessidade do momento.

Embora a implementação de uma logística elástica possa parecer complexa, com um planejamento adequado, ela pode se tornar uma estratégia revolucionária para o seu negócio.

Edson Carillo Edson Carillo

Engº Mecânico, PMP e MBA na St. John’s University. 30 anos de experiência como CEO em consultorias em Supply Chain & Logística. Professor de MBA e Pós MBA da FGV. Co-autor de vários livros e especialista em TOC (Theory of Constraints) pelo Avraham Goldratt Institute. Especialista em automação de armazéns, estudos de malha logística e planos estratégicos para operações logísticas. Atualmente, é CEO na Connexxion Consulting (www.connexxion.com.br).

postal
JLL
JLL
JLL
JLL
postal
Sds
Retrak
savoy
JLL