Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 18 de fevereiro de 2021

Como tornar a logística o diferencial competitivo do meu negócio?

Estamos no segundo mês do ano de 2021 e, face ao cenário projetado, teremos um ano repleto de desafios e, é claro, de oportunidades.

Ao longo dos últimos meses, tenho percebido que as questões relacionadas a logística vem ganhando mais visibilidade e, neste sentido, entendo que temos uma oportunidade para que possamos disseminar ainda mais os conceitos, as atividades, a missão da logística e, principalmente, a importância das questões logísticas estarem alinhadas com a estratégica dos negócios.

Tenho orientado muitos gestores neste processo e sempre destaco que a logística é um dos diferenciais competitivos dos negócios. E, em cenários mais desafiadores como o que temos, surgem excelentes oportunidades para encontrarmos soluções criativas e inovadoras que possibilitem usar a logística para nos diferenciar de nossos concorrentes.

Mas, é importante destacar que, para se diferenciar é preciso fazer algo diferente. E, em logística, assim como em diversas áreas, isso não é tarefa fácil, pois exige que sejam realizadas alterações nos modelos utilizados, e nem sempre as pessoas e as organizações estão aptas e preparadas para mudar.

Alguns gestores logo disparam que já estão adquirindo ativos modernos, sistemas e tecnologia de ponta. Mas, normalmente se esquecem de uma das principais dimensões, que é entender os clientes (externos e interno) e, com base nisso, desenhar processos e desenvolver times que proporcionem a eles (clientes) experiências encantadoras.

Por isso, explico a eles que é importante refletir sobre as várias dimensões das mudanças:
• na forma de enxergar o mercado,
• na forma de liderar as equipes,
• no modelo da estrutura organizacional,
• na forma como a tecnologia é usada,
• nos processos logísticos e, principalmente,
• na forma como a empresa possibilita ao cliente vivenciar a sua experiência de compra.

Tenho percebido é que a agilidade na adequação a estas mudanças é determinante para o resultado dos negócios. Então, mãos à obra!!!

Hélio Meirim Hélio Meirim

CEO da HRM Logística Consultora & Treinamento, atuou por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior (Estados Unidos, México, Chile, Espanha e Portugal), em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, transportadores, varejo, e-commerce, indústria farmacêutica, alimentícia, siderúrgica, química e agrobusiness. Mestre em Administração, possui especializações em Marketing, Logística, Docência Superior e Análise de Projetos e Sistemas. Mentor, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais e coordenador da Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ. Por dois anos, recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ. Continua sendo um eterno estudante e pesquisador.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal