Como tornar a logística o diferencial competitivo do meu negócio?
Estamos no segundo mês do ano de 2021 e, face ao cenário projetado, teremos um ano repleto de desafios e, é claro, de oportunidades.
Ao longo dos últimos meses, tenho percebido que as questões relacionadas a logística vem ganhando mais visibilidade e, neste sentido, entendo que temos uma oportunidade para que possamos disseminar ainda mais os conceitos, as atividades, a missão da logística e, principalmente, a importância das questões logísticas estarem alinhadas com a estratégica dos negócios.
Tenho orientado muitos gestores neste processo e sempre destaco que a logística é um dos diferenciais competitivos dos negócios. E, em cenários mais desafiadores como o que temos, surgem excelentes oportunidades para encontrarmos soluções criativas e inovadoras que possibilitem usar a logística para nos diferenciar de nossos concorrentes.
Mas, é importante destacar que, para se diferenciar é preciso fazer algo diferente. E, em logística, assim como em diversas áreas, isso não é tarefa fácil, pois exige que sejam realizadas alterações nos modelos utilizados, e nem sempre as pessoas e as organizações estão aptas e preparadas para mudar.
Alguns gestores logo disparam que já estão adquirindo ativos modernos, sistemas e tecnologia de ponta. Mas, normalmente se esquecem de uma das principais dimensões, que é entender os clientes (externos e interno) e, com base nisso, desenhar processos e desenvolver times que proporcionem a eles (clientes) experiências encantadoras.
Por isso, explico a eles que é importante refletir sobre as várias dimensões das mudanças:
• na forma de enxergar o mercado,
• na forma de liderar as equipes,
• no modelo da estrutura organizacional,
• na forma como a tecnologia é usada,
• nos processos logísticos e, principalmente,
• na forma como a empresa possibilita ao cliente vivenciar a sua experiência de compra.
Tenho percebido é que a agilidade na adequação a estas mudanças é determinante para o resultado dos negócios. Então, mãos à obra!!!