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Conteúdo 2 de maio de 2011

Core competence logístico

Core competence são as competências estratégicas e essenciais de uma empresa que determinam sua atuação no mercado e a difere dos concorrentes. São recursos empregados nos processos de produção ou operação, por exemplo, que dificilmente poderão ser adotados com os mesmos resultados pelos concorrentes.

O conceito surgiu em 1990, na Havard Business Review, em um artigo intitulado “The core competence of the corporation”, de Gary Hamel e C. K. Prahalad, e ganhou destaque mundial. Segundo os autores, poucas companhias poderão ser líderes mundiais em mais de cinco ou seis competências estratégicas.

E de fato, desde que o termo começou a ser implantado no cenário administrativo, a prática vem comprovando a teoria. É cada vez mais comum a adoção de uma estratégia competitiva voltada às atividades centrais da empresa e a terceirização de atividades que não fazem parte de seu rol de especialização. É justamente aí que se insere, principalmente, a atividade logística.

As organizações perceberam que a excelência operacional é indispensável para qualquer estratégia de core competence. Do ponto de vista da competitividade de uma empresa, mudanças em processos de suprimento, produção e distribuição podem ter impacto tão grande ou maior que inovações em produtos e serviços.

Contudo, com as empresas concentradas em seu core competence e a crescente complexidade da atividade logística a ordem será buscar parceiros capazes de gerir todo o processo da cadeia logística ou de supply chain management da organização, com alto grau de especialização. Ou seja, a procura é por operadores logísticos terceirizados ou operadores da cadeia de suprimentos.

Essa nova realidade empresarial resulta no um aumento da demanda por serviços logísticos especializados e contribui para desenvolver o setor. Cabe agora aos operadores se adequarem as novas exigências e oferecer soluções que atendam as especificidades de cada cliente e suas estratégias, desenvolvendo um core competence logístico.

 

 

Antonio Wrobleski Antonio Wrobleski

Especialista em logística, presidente da BBM Logística, sócio e conselheiro da Pathfind. Engenheiro com MBA na NYU (New York University) e também sócio da Awro Logística e Participações. Ele foi presidente da Ryder no Brasil de 1996 até 2008. Em 2009 montou a AWRO Logística e Participações, com foco em M&A e consolidação de plataformas no Brasil. Foi Country Manager na DHL e Diretor Executivo na Hertz. O trabalho de Antonio Wrobleski tem exposição muito grande no mercado Internacional, com trabalhos em mais de 15 países tanto no trade de importação como de exportação. Além disso, ele é faixa preta em Jiu-jítsu há 13 anos e pratica o esporte há 30 anos.

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