Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 16 de dezembro de 2021

Desafios de e-commerce

16-12

O final de 2021 está batendo na porta e o comportamento de compras do consumidor sofreu uma grande mudança a partir do começo da pandemia até os dias atuais. Com isso, as inovações tecnológicas foram de fundamental importância para o crescimento dos canais de vendas virtuais, que ocuparam as lacunas deixadas pelos canais de vendas tradicionais.

Neste contexto, grandes organizações também investiram pesado nas lojas virtuais para desenvolverem um cenário onde pudessem entender esse novo modelo de negócio que, somente nos três primeiros meses do ano, registrou 78,5 milhões de compras online realizadas, com crescimento de 57,4% se comparado ao mesmo período do ano anterior, representando um faturamento de R$ 35,2 bilhões, aumento de 72,2% em comparação ao ano de 2020.

O Brasil hoje e considerado o maior mercado online da América Latina e, segundo levantamento do Statista Digital Market Outlook, o país chegará ao fim de 2021 com pouco mais de R$ 140 bilhões gerados pelas compras online. Além disso, pesquisa Webshoppers, realizada pela Ebit/Nielsen em conjunto com a Bexs Banco, no final de 2021 serão cerca de 180 milhões de brasileiros comprando online.

Ainda dentro do crescimento, outro fator bastante interessante é que houve um aumento também das compras em zonas rurais por meio de dispositivos móveis a partir do momento em que as operadoras melhoram a conectividade nessas áreas afastadas.

Para complementar tudo isso, existe a expectativa de que até 2023 as operações por dispositivos móveis cresçam 17,8% ao ano, o que representa um índice maior que a meta global prevista de 9,3%.

 

Maiores e-commerces do Brasil

Um estudo desenvolvido pela Semrush buscou saber quais seriam os maiores e-commerce do Brasil pelo volume de trafego apresentado no ano de 2020 no meio da pandemia, tais empresas são:

 

– Mercado Livre (em média 605.6 milhões de visitas que contabilizam seu tráfego mensal)

– Americanas (185.5 milhões de visitantes no tráfego mensal)

– Magazine Luiza (151.3 milhões de visitas mensais)

– Amazon (118.4 milhões de visitas todos os meses)

– Casas Bahia (tráfego mensal de 97.9 milhões de usuários)

 

Quantos e-commerce há no Brasil 2021?

Levando em consideração o período da pandemia, a expansão do e-commerce no Brasil obteve números expressivos no ano de 2021. Hoje se contabiliza quase 1,59 milhão de lojas online, 22,05% a mais do que em 2020, quando o comércio digital teve um salto de 40%.

 

Papel da logística no e-commerce

Dentro do e-commerce, a logística trabalha com todo o gerenciamento que passa pelo planejamento, pelo controle do armazenamento e pelo fluxo dos produtos, determinando ainda o tamanho do estoque, o fluxo das informações dos produtos desde a origem até a chegada ao consumidor.

Então podemos enumerar algumas tarefas que estão ligadas aos processos logísticos, tais como:

 

– Recepcionar e conferir os produtos

– Estocar os produtos em um galpão

– Envio dos produtos para o consumidor

– Rastreamento dos envios

– Controle da entrega

 

Diante dos dados e das informações aqui colocadas, o grande desafio do e-commerce é conseguir entender o consumidor e desenvolver estratégias de vendas e distribuição, pois as oportunidades para expansão estão cada dia mais elevadas.

Então se você deseja expandir seus negócios no e-commerce ou começar a trilhar por esse nova forma de fazer negócio, deixo algumas dicas para vencer nesse mundo virtual:

 

– Modernização dos processos

– Mantenha um controle rígido sobre o estoque

– Otimize o processo de logística reversa

– Diversifique os meios de entrega

– Busque ferramentas para prever a demanda

– Foque no atendimento ao cliente

– Escale sua loja por meio de um operador de fulfillment

Victor Adriano Tavares Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração, Especialização em Logística, Docência do Ensino Superior, Gestão de Equipes, Gestão e auditoria ambiental e Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Professor Universitário (Administração e Logística), proprietário da Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro.

webinar
webinar
Retrak
savoy
Praxio
postal