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Conteúdo 14 de julho de 2021

Fator combustível na logística

Em um contexto empresarial altamente competitivo, no qual as organizações estão efetuando seus negócios a nível global, as transformações estão fazendo com que as empresas busquem ganhos de competividade e níveis de custos reduzidos em função de agir de modo rápido em frente as alterações do ambiente.

Diante do cenário apresentado, as organizações precisam estar atentas aos custos relacionados às operações logísticas que envolvem: transporte, estoque, armazenagem, recursos humanos, embalagem, impostos, distribuição e os sistemas de tecnologia que ajudam no desenvolvimento de processos mais ágeis e eficientes.

Além disso, segundo estudo realizado pelo Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), os gastos com transporte, estoque e armazenagem representam 7,6% da receita líquida.

Em vista ao momento atual de aumentos constantes nos preços dos combustíveis, esse artigo levará você a entender de onde vem o combustível utilizado em nossas operações logísticas, em especial, o óleo diesel.

O panorama em relação à produção de petróleo dentro do território nacional no ano de 2020 foi de comemoração pelo recordes alcançados com a marca de 3 milhões de barris de petróleo produzidos diariamente, contudo, ainda importamos 170 mil barris por dia em derivados do petróleo.

Essa importação se deve a alguns fatores que vão desde refinarias que foram construídas na década de 1970 para atender uma demanda de importação de petróleo mais leve para refino, até a descoberta do petróleo na bacia de Campos, que precisou se adaptar para o refino de um petróleo muito mais pesado.

A partir da descoberta do pré-sal, o país começou a extrair um petróleo com valor agregado maior e características diferentes, sendo que a indústria nacional não possuía em suas refinarias maquinário para o processamento deste novo tipo de combustível, fazendo, com isso, que tenhamos de exportar esse tipo de commodity, o que representa, diariamente, mais de 1 milhão de barris.

Outros fatores relevantes também influenciam no custo alto do combustível em nosso país. Por exemplo, quando houve o controle artificial dos preços, que trouxe consequências drásticas para Petrobrás, pois, sendo a empresa de capital aberto, essa decisão espantou os investidores, fazendo com que ela perdesse preço de mercado, sendo o segundo fator pelo qual o país adotou a política de preços praticados deste commodity, seguindo a cotação do mercado internacional (em US$/litro).

 

Custo do combustível no preço do frete

A Lei n° 13.703, de 08 de agosto de 2018, que regulariza os valores do frete, estabelece que a variação do preço do diesel acima de 10% permitirá a reavaliação da tabela de frete, criando uma nova, sendo a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres) responsável pela publicação desta nova tabela.

Art. 4º O transporte rodoviário de cargas, em âmbito nacional, deverá ter seu frete remunerado em patamar igual ou superior aos pisos mínimos de frete fixados com base nesta Lei.

3º Sempre que ocorrer oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 10% (dez por cento) em relação ao preço considerado na planilha de cálculos de que trata o caput deste artigo, para mais ou para menos, nova norma com pisos mínimos deverá ser publicada pela ANTT, considerando a variação no preço do combustível.

 

INSTRUÇÕES PARA DIMINUIR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Como calcular o consumo de combustível

Fica fácil desenvolver um simples cálculo para manter todo o controle do consumo de combustível na operação.

Vamos imaginar que a empresa “A” colocou em um dos seus veículos 60 litros de combustível, num total de R$ 300,00. No hodômetro marcava 52.400 Km. Sendo que o tanque do veículo estava vazio e foram rodados 400 Km, então vamos aos cálculos;

Quantos litros abastecidos: 60 L

Quilometragem no início: 52.400 km

Quilometragem no fim: 52.800 km

Quilômetros percorridos: 400 km

Assim, o cálculo é: km percorridos dividido por litros abastecidos:

400/60 = 6,67 km/L

Vale ressaltar que pode existir diferença entre o consumo de combustível com veículo descarregado e carregado.

 

Controle do peso dos veículos

Quando falamos do controle do peso do veículo, levamos nosso pensamento nas seguintes questões:

O carregamento além do peso permitido aumenta o consumo?
Resposta: Sim, pois quando o veículo carrega um peso maior do que o permitido, ele acaba se esforçando mais e, com isso, gasta mais combustível, além do excesso de peso ser ilegal e perigoso.

O excesso de peso desgasta o veículo?
Resposta: Quanto mais peso se coloca além do permitido no veículo, a possibilidade de acidente fica muito maior e o desgaste das peças acontece de maneira mais rápida.

 

Conclusão

O fator combustível pode ser um diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma organização, porém, não podemos nos esquecer que junto com esta variável há outros fatores que podem trazer grandes impactos na estrutura logística de uma organização. Muitas vezes, esses elementos são controlados pelas organizações e outros são fatores externos que não se consegue controlar, como por exemplo a alta do combustível nas bombas dos postos.

Então, a busca constante por aprimoramento dos processos logísticos ajuda a organização e controlar e medir os fatores internos. No que se refere aos fatores externos, é preciso sempre monitorar, para não ser pega de surpresa.

 

Victor Adriano Tavares Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração, Especialização em Logística, Docência do Ensino Superior, Gestão de Equipes, Gestão e auditoria ambiental e Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Professor Universitário (Administração e Logística), proprietário da Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro.

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