Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 9 de fevereiro de 2024

Gestão da Cadeia Logística

A gestão da cadeia logística é uma área fundamental dentro das organizações que envolve o planejamento, a implementação e o controle eficiente do fluxo de materiais, informações e recursos, desde a origem até o destino, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos clientes de forma eficaz e econômica.

Desenvolver a gestão da cadeia logística envolve aprimorar a eficácia e a eficiência das operações para garantir que os produtos ou serviços cheguem ao seu destino de forma rápida, econômica e com qualidade.

Nos últimos anos, a cadeia logística passou por significativas transformações impulsionadas pela globalização, avanços tecnológicos e mudanças nas expectativas dos clientes.

 

  • Compreender a cadeia logística existente – Mapear todas as etapas de sua cadeia de abastecimento, desde a produção ou aquisição de matérias-primas até a entrega final ao cliente;
  • Identificar os principais parceiros, fornecedores e intermediários envolvidos em cada etapa desse processo.

 

Tais atividades na Cadeia Logística têm demonstrado às empresas, de forma mais frequente, a necessidade de uma atuação coordenada e da importância no abastecimento, bem como na execução de serviços e atividades ligadas às operações logísticas e no Supply Chain.

As empresas, atualmente, buscam, de forma contínua, incrementar o nível de serviços, aumento de produtividade, excelência operacional, relacionamento com clientes e, consequentemente, a redução de custos logísticos, o que lhe possibilitaria criar “diferenciais competitivos “junto aos seus clientes e ao mercado.

O mote da vez é … “FAZER MAIS COM MENOS “.

Todo esse processo está focado através da gestão, em tornar as empresas mais competitivas no seu segmento de atuação e em relação aos seus concorrentes.

Podemos elencar, como pilares importantes, três tipos de análises a serem consideradas, a saber: Performance, Processos e Estratégias.

Através de análises e avaliações dos pilares propostos, podemos identificar como se desenvolve o crescimento das empresas, de forma sustentável:

 

PERFORMANCE

A avaliação da performance de uma empresa é um processo fundamental para entender quão eficaz e bem-sucedida ela está em atingir seus objetivos e metas. Existem várias métricas e métodos que podem ser usados para avaliar a performance de uma empresa:

– Financeira

– Organizacional

– Excelência Operacional

– Nível de Serviços ao Cliente

– Gestão de Recursos Humanos

– Definição de Metas e Objetivos

 

PROCESSOS

A forma como a empresa executa o gerenciamento dos seus processos poderá definir as mudanças necessárias, o tempo de execução e adequação das suas atividades operacionais, possibilitando que os objetivos e as metas definidas possam ser alcançados.

– Competitividade

– Valor Agregado aos Serviços

– Utilização de Recursos

– Eficiência dos Processos

– Estrutura Tecnológica

– Custos Logísticos

– Gerenciamento de Riscos

 

ESTRATÉGIAS

É importante destacar que a avaliação das estratégias de uma empresa não é um processo único, mas, sim, um processo contínuo. As empresas devem revisar e ajustar regularmente suas estratégias e ações com base nos insights obtidos por meio da avaliação de performance e de seus processos para melhorar seu desempenho ao longo do tempo.

– Planejamento Estratégico

– Inovação Tecnológica

– Governança Corporativa

– Posicionamento no Mercado

– Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa (ESG)

 

Entender e aplicar os princípios da gestão da cadeia logística é essencial para que as empresas possam atender às demandas de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, agregando valor aos clientes e alcançando vantagens estratégicas.

Em resumo, uma boa gestão da Cadeia Logística é um componente vital para a prosperidade de qualquer organização. Ela proporciona direção, foco, flexibilidade e eficiência, permitindo que a empresa navegue pelas complexidades do mundo dos negócios e alcance seus objetivos de longo prazo de maneira eficaz. É um processo contínuo que requer liderança sólida, análise crítica e a capacidade de se adaptar às mudanças para se manter competitivo e bem-sucedido no mercado.

Ozoni Argenton Ozoni Argenton

CEO na OAJ Consult – Consultoria & Assessoria Empresarial. Atua no segmento de Logística Empresarial e Logística Integtrada, com atividades voltadas à administração geral e de negócios, assessoria em processos de reestruturação de empresas e planejamento estratégico, planos diretor e redirecionamento estratégicco para empresas. Especializado em Logística Frigorificada – Cadeia do Frio. Membro do Conselho Executivo e Coordenador do Comitê da Cadeia do Frio na ABRALOG – Associação Brasileira de Logística. Como Executivo C-Level atuou em empresas como: Santos Port Authrity (CODESP), McLane do Brasil S.A., Protege S.A. Transportes & Segurança de Valores, Comfrio Soluções Logísticas S.A., Martin Brower do Brasil S.A., Philip Morris do Brasil S.A. e Danone Group S.A.

E-mail: oaj.consult@hotmail.com | Linkedin: linkedin.com/in/ozoni-argenton-junior-29ab8420

BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal