Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 26 de maio de 2021

A importância do compartilhamento e da visibilidade da informação na logística

As organizações que desejem proporcionar uma boa experiência aos seus clientes precisarão estar cada vez mais municiadas de informações de cada uma das etapas do ciclo do pedido.

Importante destacar que a informação precisa ser fidedigna, obtida de forma ágil e estar disponível (visível) a todos que participam de cada uma das etapas do ciclo do pedido.

Gostaria de ressaltar que informação e ação precisam andar juntas, ou seja, ela deve ser usada para subsidiar a tomada de decisão voltada para a melhoria contínua. Logo precisamos entender quais informações precisaremos selecionar para fazerem parte de nossos processos de gestão.

Entendo que as organizações que investirem no compartilhamento e na visibilidade das informações entre todos os participantes da cadeia envolvida no atendimento do cliente conseguirão melhorar o processo de atendimento ao cliente (pedir, pagar, separar, conferir, faturar, baixar estoque, expedir, transportar e entregar).

Observo um interessante movimento, por parte de algumas empresas, no sentido de compartilhar informações de forma integrada, em um ambiente único, para que todos os envolvidos (fornecedores – compradores – centro de distribuição – vendedores – transportadores) tenham acesso ao que está ocorrendo desde a entrada até a entrega.

No entanto, este processo de visibilidade através do compartilhamento de informações ao longo da cadeia ainda precisa superar alguns desafios. Um deles refere-se a segurança (confidencialidade) das informações e, por isso, sempre que abordamos este assunto, questões relacionadas sobre quem terá acesso aos dados e como eles poderão estar protegidos constituem-se em uma das principais preocupações dos gestores.

A boa notícia é que, decorrente dos avanços tecnológicos e das questões normativas, observamos que as questões relacionadas a segurança dos dados vem avançando.

Logo, investir em pessoas, tecnologias e processos relacionados à visibilidade de informações da cadeia logística é fundamental para que as organizações ofereçam níveis de serviço e custos desejados pelos clientes e acionistas.

Vale destacar que a logística, em sua essência, busca a otimização dos fluxos de materiais, financeiro e de informações. Logo, focar no fluxo de informações visando compartilhamento e visibilidade delas contribui de forma decisiva com a missão logística.

Acesse meu LinkedIn clicando aqui.

Hélio Meirim Hélio Meirim

CEO da HRM Logística Consultora & Treinamento, atuou por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior (Estados Unidos, México, Chile, Espanha e Portugal), em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, transportadores, varejo, e-commerce, indústria farmacêutica, alimentícia, siderúrgica, química e agrobusiness. Mestre em Administração, possui especializações em Marketing, Logística, Docência Superior e Análise de Projetos e Sistemas. Mentor, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais e coordenador da Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ. Por dois anos, recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ. Continua sendo um eterno estudante e pesquisador.

Sds
Expo
Expo
Expo
Expo
Expo
Expo
Expo
Retrak
JLL
JLL
JLL
JLL
savoy
itapevi
JLL
JLL
postal