Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 24 de março de 2021

Logística para quem pretende ingressar no ofício ou fazer dela um negócio

A logística, nos últimos tempos, tem sido discutida cada vez mais, ela tem sido o principal fator competitivo para o desenvolvimento de negócios e expansão de atividades que envolvem recursos, equipamentos e informações nos campos empresariais e também político e social.

Basta observarmos os acontecimentos mundiais em função da pandemia que teremos vários exemplos de emprego de estratégias logísticas e seus desdobramentos em toda a cadeia de consumo.

Logística é uma área que continua em alta no mercado, foi uma das poucas afetadas pela pandemia e as expectativas futuras são amplas para quem pretende ingressar nesse ofício ou fazer dele um negócio.

A área que mais emprega depois dos serviços públicos também é a que concentra grande número de alunos e turmas nas mais variadas instituições de ensino públicas e privadas.

Enquanto atravessamos a pandemia em nosso país, a logística mantém-se firme diante das várias mudanças de cenários e da ordem estrutural da cadeia de consumo. Com demandas mais restritivas, segregadas e concentradas em serviços à distância (delivery e ecommerce), como também nos processos de abastecimento de grandes comerciais atacadistas e as atividades de fabricação e exportação, que de certa forma continuam a todo vapor.

Por esse motivo, nosso país ainda engatinhando em alguns aspectos é prova que seus processos logísticos estão sendo aprimorados pela vocação de grandes e atuantes profissionais brasileiros, que desafiam, apontam e justificam a cada dia uma nova forma de fazer e aprimorar logística, e bem.

No nível estratégico-tático, nossos profissionais estão entre os melhores! E na área de logística alguns se destacam à frente de grandes companhias nesse negócio.

Já nos níveis operacionais, empresários, governantes e lideranças precisam ter a consciência de que enquanto a formação logística não for levada a sério, nossa área, apesar de relevante, será tratada à margem.

A coisa começa mais ou menos assim: “por qual razão você pretende seguir carreira na área de logística ou fazer dela um negócio?” É a resposta que deve procurar antes de escolher a profissão. Não entrem na logística por “falta de opção”, ou porque você “precisa ter ao menos uma faculdade”.

Não existe conforto em área de turbulência, se a companhia não irá corresponder ao que idealizou, é hora de pensar em você. Se você não corresponde ao que necessitavam, vão pensar em você também!

A área exige manutenção e aprimoramento constantes do seu conhecimento, habilidades e domínios dos processos, fazendo com que o profissional esteja sempre antenado às tendências de mercado.

Grandes talentos não permanecem em empresas limitadas e desorganizadas, como da mesma maneira empresários de visão turva, à frente de tais companhias, poderão presenciar a evolução daqueles que julgou não serem capazes de evoluir quando os contratou. É raro, mas acontece.

Na busca por qualificação, tenho percebido o avanço da oferta exagerada de cursos, por exemplo. E é incrível como essas coisas deixam lacunas que talvez você imagine ter, ou que essas lacunas possam surgir futuramente, o que é oportuno aos ofertantes da solução que irá “resolver a sua vida”, ou a de sua empresa.

A área exige, sim, alguns domínios, como por exemplo, tecnologias, excel e línguas, mas não exagere fazendo curso de tudo que apareça. Trace metas e objetivos de carreira e escolha as que fortaleçam sua estratégia.

A necessidade exagerada de se qualificar tem demonstrado forte dependência aos indivíduos de estarem ligados constantemente a uma instituição, a um curso. Dentre os problemas estruturais desse pensamento é aquele de que a sua formação não é suficiente.

Esteja à vontade na posição que conquistou e ocupa, nos desafios que resolveu encarar e nos propósitos que pretende alcançar na carreira e na vida.

Esqueça! Concluiu a faculdade, ótimo! Vá trabalhar.

Recomendo fazer pós-graduação, sim, além de uma segunda graduação se você entender necessário, mas não pela razão que tentam vender o curso. Pode ser que estudar comprometa sua produtividade no trabalho, justamente quando a atividade vai exigir mais de você e os resultados esperados, então, é preciso cautela.

É preciso avaliar se vale a pena ficar acumulando conhecimento em duas, três formações, quando o mercado continua exigindo domínio e experiência, eficiência e eficácia no que é preciso ser feito.

Competência não é só formação acadêmica ou técnica, existem outros atributos pra você se tornar competente (conhecimento e tarefa, os mais importantes). A capacidade de liderar e realizar são mais dois deles.

E, por fim, a necessidade de melhor remuneração é gritante! A grande questão é: até quando as empresas irão persistir em negar salários e condições dignas aos profissionais em início e progressão de carreira? Pois, em 25 anos, ainda é possível nos depararmos com talentos descontentes empregados em companhias importantes, sem planos de carreiras bem definidos.

Se quer fazer da logística um negócio, pense na solidez a médio e longo prazos. Todo dia nasce um profissional de logística empolgado, da mesma forma morrem companhias, pelos mesmos motivos.

Palmério Gusmão Palmério Gusmão

Graduado e Especialista em Logística Empresarial pela Faculdade Anchieta de São Bernardo do Campo, possui habilitação pedagógica de docentes em matemática. Adquiriu o título de Auditor Lead Assessor da Qualidade pela NBS Consulting Group. Iniciou trajetória liderando operações na Tegma, maior player estratégico (automotivo) da América Latina. Atuou por vários anos no setor logístico. Seu último cargo foi gerente comercial em uma empresa na área de operações portuárias no Porto de Santos. Foi integrante e líder de comissão de transição e fusão em dois grandes grupos. Experiência no Magistério em cursos de graduação em Logística (disciplinas de administração, marketing e logística) e de pós-graduação (MBA executivo da Universidade Cruzeiro do Sul) e na Escola Internacional de Negócios junto ao SEBRAE. Colunista da Logweb desde 2007. Apresentador do Programa de TV Cenários Logísticos. Aulas consultorias e palestras: professorpalmerio@gmail.com / no Linkedin https://www.linkedin.com/in/palmeriogusmao/

BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal