Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 11 de abril de 2011

Logística Reversa: fechando o ciclo logístico

A logística reversa está amparada em princípios de melhores práticas de preservação e tratamento de produtos, devolvidos à sua origem ou local pré-destinado pelo fabricante, de maneira que assegure sua manutenção, assistência, descarte ou reciclagem, criando a possibilidade de reinserção na cadeia de valor.

Dada a chegada do produto ao consumidor final, temos alguns direcionamentos como: descarte em aterro sanitário e depósito específico; envio para um destino não seguro, ou descarte diretamente na natureza, pondo em riscos o meio ambiente, ou retorno através de uma cadeia de distribuição reversa. Qual é a prática mais comum?

Uma pena, muitas empresas pegaram carona nos conceitos sustentáveis e além da possibilidade de agregar valor a um produto, tornando-o novamente útil e inserindo-o na cadeia de valor, aproveitam para agregar valor a sua imagem – algumas até passaram a ser mais conhecidas pela causa sustentável que pela fabricação do próprio produto – sustentabilidade, respeito ao meio ambiente, empresa criativa, inovadora, etc. Já atentaram para a estranheza que é ver uma embalagem vazia, por vezes jogada em algum canto? Incrível a perda do sentido quando imaginamos os esforços e investimentos em planejamento, desenvolvimento, preocupação quanto ao perfeito acondicionamento, marketing, etc., e naquele instante ali só existe uma coisa – a exposição da marca.

Se falarmos de produtos obsoletos então, a coisa é mais grave ainda, o processo de redução do ciclo de vida útil do produto foi acelerado por conta do desenvolvimento tecnológico, consequentemente cada novo produto representa uma nova posição na gôndola, uma nova posição no palete, uma nova posição no caminhão, uma nova posição no armazém, e uma nova posição no repouso ou descarte. Aumentam as demandas e o mix, temos mais lixo e obsolescência.

A gloriosa possibilidade de reinserção de produtos através da reciclagem é louvável, coisas que não tem valor algum, se tornam produtos superiores, ou produtos substitutos, e tornam a fazer parte na cadeia de valor, do ciclo produtivo de negócios.

Na logística reversa as preocupações são as mesmas, planejamento, operação e controle nas ações de retorno de bens, pós-venda e pós-consumo. É preciso haver um entendimento de que esta etapa da logística deveria ser um procedimento, adotado por todas as empresas e não só na pressão dos aspectos legais e ambientais, que cobram isso.

É muito bonito reaproveitamento total ou parcial de produtos e seus componentes, focando o despejo de resíduos de materiais na natureza fechando o ciclo logístico.

Não podemos esquecer que na prática, estamos falando de uma estrutura de custos que deve ser paga, e quem pagará esta conta?

Na pós-venda, por exemplo, é comum algumas empresas realizarem uma promoção de mercadorias com “shelf life” a vencer, alguma avaria causada no transporte, problemas de fabricação, erros de emissão de pedidos, excesso de estoques, problemas técnicos, ou consignação. Visto que será mais vantajoso promovê-las que transitá-las novamente à origem.

No pós-consumo a preocupação é não só administrar a disponibilidade, mas também o retorno em garantia, ou direcionado para descarte e reutilização adequados.

Empresas das maiores em determinados segmentos ainda não possuem uma política aberta de gestão de seus resíduos, o que poderia agregar valor à altura de suas operações.

É aí que entra a necessidade de entendimento da evolução dos aspectos da logística reversa, se há importância na logística enquanto sistema dinâmico que potencializa a economia das empresas e do país como um todo, permitindo o escoamento de mercadorias de maneira mais organizada e eficiente, devemos ter uma logística reversa na mesma proporção, relevância e importância.


Nota: Prezados internautas e leitores, me sinto muito honrado com o convite dos redatores da Logweb para ocupar este espaço como colunista. Regularmente abordaremos assuntos dos mais relevantes aos mais simples, com estilo próprio e linguagem de fácil entendimento. Poderão entrar em contato comigo através do email; sugestões, críticas ou elogios serão bem-vindos. Um abraço!

 

Logística Reversa: fechando o ciclo logístico Logística Reversa: fechando o ciclo logístico
Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal